Por que Brendan Fraser boicotou uma das premiações de cinema mais famosas em 2023?

Capa da Publicação

Por que Brendan Fraser boicotou uma das premiações de cinema mais famosas em 2023?

Por Jaqueline Sousa

Após se tornar um astro de Hollywood no final dos anos 1990, Brendan Fraser retornou ao centro dos holofotes com A Baleia, o novo filme do diretor Darren Aronofsky (Cisne Negro). O motivo para tanta comoção é o fato de que esse é o primeiro grande papel de Fraser como protagonista desde que ele decidiu dar uma pausa na carreira há alguns anos. O ator vem arrancando diversos elogios da crítica e do público por causa de sua performance, o que o levou a receber indicações nas principais premiações do cinema, como o Oscar e o Globo de Ouro. Contudo, ele decidiu boicotar uma delas, recusando-se a aparecer na cerimônia.

A premiação em questão foi o Globo de Ouro deste ano. Fraser foi indicado ao prêmio na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama, mas ele se recusou a comparecer à cerimônia por causa de sua história pessoal com a organização do evento, uma experiência traumática que motivou sua ausência de projetos hollywoodianos.

O que aconteceu foi que, em 2003, Brendan Fraser foi sexualmente assediado por Philip Berk, que na época era o presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, a organização por trás do Globo de Ouro. O trauma fez com que o ator perdesse a confiança em si mesmo, levando-o a fazer uma pausa em sua carreira. Além disso, acredita-se que sua denúncia pode ter sido um dos fatores que também levaram à falta de oportunidades para ele na indústria (via Men’s Health).

Após ser indicado ao Globo de Ouro por sua performance em A Baleia, Brendan Fraser se recusou a participar da premiação.

O ator comentou sobre o trauma durante uma entrevista à revista GQ, em 2022, afirmando que o acontecimento fez com que ele “recuasse” porque era como “algo tivesse sido tirado dele”. Fraser também comentou que “sabia que não tinha futuro com aquele sistema do jeito que era”.

Por isso, Brendan resolveu boicotar sua participação no Globo de Ouro de 2023, afirmando que não iria participar da cerimônia “pela história que tinha com eles”. O ator completou dizendo que “sua mãe não tinha criado um hipócrita”, portanto não estaria presente na premiação apesar da indicação que recebeu.

Aproveite também: