Avatar: James Cameron defende que sucesso da franquia não é por causa de tecnologia e CGI

Capa da Publicação

Avatar: James Cameron defende que sucesso da franquia não é por causa de tecnologia e CGI

Por Melissa de Viveiros

Avatar: O Caminho da Água se tornou um grande sucesso, seguindo nos passos de seu antecessor. Apesar de separados por mais de uma década, ambos os filmes foram muito elogiados por seus efeitos especiais, com o primeiro vencendo o Oscar na categoria dedicada a isso e o segundo sendo indicado este ano. Mesmo assim, o diretor James Cameron defendeu que o sucesso da franquia não tem a ver com essa tecnologia, e sim com os personagens.

Falando ao NPR, Cameron defendeu que o motivo para este sucesso não tem a ver com os efeitos especiais, e sim com as pessoas se importarem com os personagens:

“O filme está sendo um sucesso, não por causa de sua tecnologia. Na verdade, eu meio que até coloquei um embargo em falar sobre a tecnologia por trás das câmeras no filme, porque acho que as pessoas se importam com os personagens.

 

É meio que, por que motivo nós passamos por todos esses obstáculos de captura de performance e as coisas que precisamos fazer para dar vida a esses personagens? E a resposta é que simplesmente não podemos fazer de outra forma. Esses personagens, como você os vê, não poderiam ser feitos com maquiagem. Então você não vai conseguir aquele sentimento aberto e empático com maquiagem.”

Ronal (Kate Winslet) e Tonowari (Cliff Curtis) são dois dos personagens apresentados no filme.

Recentemente, o filme ultrapassou a marca de $2 bilhões de dólares de bilheteria, sendo atualmente a sexta maior bilheteria da história. Projeções indicam que o longa ultrapassará Vingadores: Guerra Infinita Star Wars: O Despertar da Força, subindo duas posições neste ranking caso isso aconteça.

Avatar: O Caminho da Água permanece atualmente em cartaz nos cinemas.

Veja também: