James Cameron, diretor de Avatar, tem vergonha de discurso no Oscar quando ganhou por Titanic

Capa da Publicação

James Cameron, diretor de Avatar, tem vergonha de discurso no Oscar quando ganhou por Titanic

Por Gus Fiaux

Imagine-se na seguinte situação: você faz um filme e ele logo conquista elogios dos críticos e do público, tornando-se a maior bilheteria de todos os tempos. Chega o Oscar e seu longa é indicado em 14 categorias, das quais leva 11 para casa. Porém, na hora de fazer seu discurso de aceitação, você acaba se expressando mal e será eternizado pelas falas que fez em um dos palcos mais vistos do mercado cinematográfico. James Cameron entende bem esse sentimento.

Em 1998, durante a septuagésima edição do Oscar, James Cameron subiu ao palco para receber a estatueta da categoria de Melhor Direção. Em seu discurso, ele falou sobre como estava feliz de ter sido reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e fechou com a seguinte frase:

“Mãe, pai, não tem como expressar a vocês como estou me sentindo agora. Meu coração está quase explodindo, e tudo que eu posso dizer é: ‘Eu sou o Rei do Mundo!’.”

Agora, em nova entrevista à CNN, Cameron comentou sobre seu próprio discurso e disse como se arrepende de ter citado o próprio filme ao receber a estatueta dourada.

Discurso de James Cameron fez referência a uma das cenas mais famosas de Titanic.

Cameron explicou o que queria dizer, fazendo a relação entre si mesmo e Jack Dawson, o personagem interpretado por Leonardo DiCaprio no filme:

“Eu estava tentando expressar a alegria e animação que eu estava sentindo a respeito daquele filme – e o momento mais alegre para o personagem de Leonardo DiCaprio em ‘Titanic’ era quando ele estava livre e na proa do navio.”

Expandindo seus pensamentos sobre o assunto, o cineasta explicou por que se arrepende do discurso e como acha que isso impactou a plateia presente na premiação. Ele disse:

“O que eu aprendi é que você não cita seu próprio filme para a Academia caso você ganhe, porque é vergonha alheia. Isso faz parecer que você não ganhou por uma margem apertada, mas que cada pessoa sentada na plateia do Teatro Kodak aquela noite viu e amou ‘Titanic’. E nós nunca saberemos por quanto nós ganhamos, mas pode não ter sido uma avalanche [de votos]. […] Você tem que ser cuidadoso com o que fala em seu discurso de vitória. Eu e a Sally Field temos um grupo de ajuda para isso.”

A última citação faz uma referência ao Oscar de 1985, quando Sally Field aceitou o prêmio de Melhor Atriz por seu papel em Um Lugar no Coração. Em seu discurso, a artista disse: “Eu não posso negar o fato de que vocês gostam de mim, agora… Vocês gostam de mim!”

Agora, James Cameron permanece na expectativa para que Avatar: O Caminho da Água seja indicado à 95ª edição do Academy Awards. O filme deve despontar em várias categorias técnicas, mas há burburinhos de que possa ser indicado ao prêmio principal, enquanto James Cameron pode abocanhar uma indicação por sua direção.

Avatar: O Caminho da Água está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, veja também: