Angela Bassett fala sobre indicação ao Oscar por Pantera Negra 2

Capa da Publicação

Angela Bassett fala sobre indicação ao Oscar por Pantera Negra 2

Por Flávia Pedro

Não é surpresa para ninguém que Pantera Negra: Wakanda Para Sempre se tornou uma sequência de sucesso e o maior lançamento do MCU no ano de 2022. Com o elenco de peso e um enredo emocionante – dentro e fora do filme –  o longa não ficaria longe das premiações e não demorou muito para isso acontecer. Agora, a atriz Angela Bassett (a Rainha Ramonda) foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, e comentou sua nominação em entrevista.

A grandiosa atuação de Angela Bassett como a Rainha Ramonda em Pantera Negra 2 lhe trouxe frutos e, um deles, foi a indicação de melhor atriz coadjuvante na 95ª edição do Oscar. Essa não foi a primeira indicação da atriz ao Oscar, já tendo sido indicada em outra categoria – de melhor atriz – por seu trabalho como Tina Turner em “O que o amor tem a ver com isso?”. Mas a indicação recente também marcou a estrela.

Esta indicação fez de Bassett a primeira pessoa a atuar em uma produção da Marvel Studios a receber uma indicação por uma adaptação dos quadrinhos – sendo assim também a primeira mulher negra a concorrer por um papel do tipo.

“Esta manhã é um pouco mais especial na casa de Bassett Vance com a notícia da minha indicação ao Oscar”, disse Bassett em comunicado à CNN. “O que me atraiu em cada uma das mulheres que retratei ao longo da minha carreira foi sua força, compaixão, resiliência e poder. A Rainha Ramonda de Wakanda Para Sempre é uma personagem que tocou meu espírito porque ela é uma mãe e uma líder que deve cuidar de sua nação enlutada tanto quanto cuida de sua família em luto. Ramonda é uma carta de amor que reflete e reconhece o que nós, mulheres, fazemos todos os dias.”

A Rainha Ramonda entrega discursos poderosos em sua língua materna. (Reprodução: Marvel Studios/Disney)

O luto foi um fator que perpassou não só os personagens do filme, mas todo o elenco e a produção. A Rainha Ramona foi um símbolo de resistência em meio ao luto, algo sobre o qual Angela falou ainda em dezembro de 2022, para o The Hollywood Reporter. A perda de Chadwick Boseman abalou a todos, mesmo assim o resultado desse novo trabalho foi incrível. Agradecendo a todos, ela disse:

“Havia tanto para desvendar como atriz porque é uma narrativa brilhante, ao lado de uma riqueza de talentos na frente e atrás das câmeras”, disse em seu comunicado na terça-feira, além de parabenizar outros indicados entre a equipe Wakanda Para Sempre e às concorrentes na categoria de atriz coadjuvante. “Sou grata à Academia por me incluir em um grupo maravilhoso de atrizes.”

É possível conferir a lista completa de indicados aqui.

Confira também: