Como o Arqueiro Verde foi feito para ser um “clone” do Batman

Capa da Publicação

Como o Arqueiro Verde foi feito para ser um “clone” do Batman

Por Ygor de Oliveira Ferreira

O Arqueiro Verde pode não ser um herói tão popular quanto o Superman ou o Batman, mas é bem reconhecido atualmente, seja pelas suas aparições em Liga da Justiça, sempre roubando a cena, ou então em Arrow, a série protagonizada pelo herói da CW. Mas na sua criação o personagem foi pensado para ser um clone do Cavaleiro das Trevas, algo que foi sendo alterado com o passar dos anos.

O Arqueiro Verde foi criado por Morton Weisinger e George Papp, aparecendo pela primeira vez em More Fun Comics #73. Na época a editora estava com medo de se sustentar somente nos quadrinhos do Batman e do Superman e como o Cavaleiro das Trevas era extremamente popular ele decidiram criar outro herói que fosse similar o bastante a Bruce Wayne, fazendo com que ele chamasse a atenção mais facilmente.

O Arqueiro Verde foi criado inicialmente para ser similar ao Batman

Com isso surgiu Oliver Queen, que assim como Bruce Wayne passou por grandes traumas antes de se tornar um herói. Queen ficou ilhado em uma ilha deserta, ferido e com somente um arco e flecha para sobreviver. No tempo que ficou no local ele se tornou um grande arqueiro e criou uma grande vontade de vingança, fazendo com que ele se tornasse um herói, o Arqueiro Verde. Ele até mesmo recebeu um ajudante, chamado de Ricardito (que se tornou Arsenal), sendo similar ao Robin.

A partir dos anos 60 o Arqueiro Verde começou a passar por mudanças, visuais e também na construção de seu personagem. Mesmo ainda passando um tempo em uma ilha deserta, ele se torna um ativista social, o que o difere bastante do Batman, mas já bem similar com o que vemos hoje no personagem. Com o passar dos anos, o personagem foi se tornando cada vez mais único, o que atraiu novos fãs que acompanham o Oliver Queen até hoje.

Confira também: