Apoiadores de Amber Heard protestam contra filme de Johnny Depp em Cannes “Celebra abusadores”

Capa da Publicação

Apoiadores de Amber Heard protestam contra filme de Johnny Depp em Cannes “Celebra abusadores”

Por Jaqueline Sousa

A edição de 2023 do Festival de Cannes, uma das premiações mais prestigiadas da indústria cinematográfica, começa nesta terça-feira (16). Com a presença de cineastas e atores renomados, o evento promete fazer bastante barulho entre a comunidade cinéfila, e a abertura do prêmio já iniciou os trabalhos: apoiadores da atriz Amber Heard estão se movimentando nas redes sociais para protestar contra o filme Jeanne du Barry, que é protagonizado por Johnny Depp, o ex-marido de Heard.

Usando a hashtag #CannesYouNot, a campanha organizada pelos apoiadores de Amber Heard acusam o Festival de Cannes de “celebrar abusadores por 76 anos”, segundo informações da Variety. A jornalista e ativista Eve Barlow, por exemplo, usou suas redes sociais para criticar o festival de cinema, citando o nome de pessoas como Johnny Depp, Roman Polanski e Harvey Weinstein ao afirmar que “Cannes parece estar orgulhoso de seu histórico de apoio a estupradores e abusadores”.

Johnny Depp participa do Festival de Cannes em meio a protestos de apoiadores de Amber Heard.

Rebecca, uma das organizadoras da campanha #CannesYouNot, em entrevista à Variety, contou que grande parte das pessoas envolvidas com a hashtag são sobreviventes de abuso sexual. Ela ainda mencionou o polêmico caso Depp vs Heard, que acabou tomando proporções midiáticas gigantescas na época em que ocorreu.

“O julgamento Depp vs Heard se tornou o veículo pelo qual a reação contra o movimento #MeToo viralizou. Hollywood parece estar se aproveitando dessa reação para retornar ao status quo”, Rebecca disse à Variety. “Abrir seu festival com Johnny Depp? Honestamente, é como levar um tapa na cara”. 

O filme protagonizado por Johnny Depp, Jeanne du Barry, faz parte da programação do Festival de Cannes de 2023, e abrirá o evento na noite desta terça-feira onde a premiação acontece, na França. A produção é dirigida pela atriz e diretora Maïwenn, que recentemente foi acusada de agredir um jornalista em um restaurante em Paris.

Filme protagonizado por Johnny Depp abre Festival de Cannes neste ano.

Além disso, a atriz Brie Larson, que faz parte do júri de Cannes neste ano, foi questionada sobre a polêmica envolvendo a abertura do festival com o longa estrelado por Johnny Depp. Embora tenha tentado desviar da pergunta a respeito de sua opinião sobre o assunto, ao qual argumentou não estar relacionada, Larson afirmou que “não sabe como se sente em relação a isso”, e que “verá [o filme na premiere] se ela for” (via Variety). Vale ressaltar que, como Jeanne du Barry não faz parte da competição oficial do festival, Larson não é obrigada a assistir ao filme.

Aproveite também: