Will Smith deixa a Academia após tapa em Chris Rock

Capa da Publicação

Will Smith deixa a Academia após tapa em Chris Rock

Por Melissa de Viveiros

Oscar 2022 trouxe uma edição marcada pela polêmica, principalmente devido ao desentendimento ao vivo entre o comediante Chris Rock e o ator Will Smith. Desde então, a situação continuou repercutindo, com a Academia avaliando como punir Smith após o ocorrido e, agora, o ator optou por se retirar da organização responsável pela premiação.

De acordo com a Variety, o pronunciamento de Smith teria vindo com um pedido de desculpas. Além disso, ele teria deixado claro que aceitará quaisquer punições adicionais determinadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que estava avaliando o caso formalmente. Ele disse:

“A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos de meus queridos amigos e pessoas que amo, todos os presentes no evento, e a audiência global acompanhando o evento de casa,” Smith disse. “Eu traí a confiança da Academia. Eu tirei dos outros indicados e vencedores a oportunidade de celebrar e serem celebrados por seu trabalho extraordinário. Estou devastado.”

Will Smith deu um tapa em Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022, após o comediante fazer piada com sua esposa, Jada Pinkett-Smith.

Além disso, o ator teria dito que está comprometido em trabalhar para não deixar a razão de lado novamente no futuro:

“Quero colocar o foco naqueles que merecem atenção por seus feitos e permitir que a Academia volte ao trabalho incrível que faz de apoiar a criatividade e arte nos filmes,” O pronunciamento diz. “Mudança leva tempo e eu estou comprometido com trabalhar para garantir que nunca mais permitirei que a violência se sobressaia à razão.”

O desentendimento entre os dois ocorreu após Chris Rock fazer piada sobre o cabelo da esposa de Smith, Jada Pinkett-Smith, que raspou a cabeça devido à alopecia. Depois de Jada se mostrar desconfortável com o comentário do comediante, Smith subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. Em seguida, o ator se sentou e, voltando ao seu lugar, gritou para o comediante: Deixe o nome da minha mulher fora da p**** da sua boca”.

Pouco depois, o ator foi premiado por sua performance no filme King Richard, recebendo o Oscar de Melhor Ator. Em seu discurso, Smith falou sobre seu personagem, traçando um paralelo entre a proteção que ele tinha para com as filhas com seu desejo de proteger aqueles que ama, ainda que tenha se desculpado em relação à Academia e aos outros presentes no evento. Posteriormente, o ator emitiu um pedido de desculpas, desta vez incluindo Chris Rock. Ainda assim, a Academia estava avaliando as possíveis punições ao ator, que tinha 15 dias para se defender, mas optou por deixar a organização.

Veja também: