Oscar 2022: Academia fará avaliação formal de tapa de Will Smith em Chris Rock

Capa da Publicação

Oscar 2022: Academia fará avaliação formal de tapa de Will Smith em Chris Rock

Por Melissa de Viveiros

A premiação do Oscar 2022 contou com uma situação tensa após Chris Rock Will Smith se desentenderem ao vivo, com o comediante recebendo um tapa do ator após fazer uma piada sobre sua esposa. A situação fez com que a Polícia de Los Angeles emitisse um comunicado, além de levantar questões sobre a possibilidade de Smith perder o prêmio que recebeu na mesma noite, mas só agora a Academia se pronunciou sobre fazer uma investigação própria, citando a possibilidade de que o ator tenha que enfrentar as consequências pelo caso.

O desentendimento começou após Rock fazer uma piada sobre o cabelo da esposa de SmithJada Pinkett-Smith, que foi raspado por conta da alopecia, uma doença autoimune que leva à queda de cabelo e sobre a qual a apresentadora havia falado abertamente no ano passado. Por se tratar de um assunto sensível para ela, o ator de King Richard se levantou e foi até o palco dar um tapa no apresentador, antes de se sentar e gritar para Rock: “Deixe o nome da minha mulher fora da p**** da sua boca”.

Momento em que Will Smith deu tapa em Chris Rock.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas havia se manifestado por meio do Twitter, afirmando simplesmente que “não apoia violência em qualquer forma.” Hoje, o Deadline divulgou um novo pronunciamento da organização, que sugere não só condenar o ocorrido, como também explorar as possíveis consequências por meio de uma avaliação formal do caso:

“A Academia condena as ações do Sr. Smith no evento de ontem à noite. Nós começamos uma avaliação formal ao redor do incidente, e vamos explorar mais ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Regras de Conduta e a lei da Califórnia.”

De acordo com o site, isso pode resultar na expulsão de Smith da Academia, ou em alguma forma de suspensão da organização e seus eventos, incluindo o Oscar do próximo ano. A atriz Whoopi Goldberg, uma das responsáveis pelo ramo dos atores na organização, afirmou que Smith não perderá seu prêmio, mas deve sofrer outras consequências:

“Não vamos tirar esse Oscar dele,” ela disse. “Haverão consequências, com certeza, mas eu não acho que isso será feito, principalmente porque Chris [Rock] disse ‘Escutem, eu não vou prestar queixa’.”

Antes do desentendimento dos dois na 94ª edição dos Oscars, Rock já havia feito outras piadas ofensivas em relação à Jada Pinkett-Smith. Ao receber o prêmio por sua atuação em King Richard, Will Smith pediu desculpas à Academia e aos colegas presentes pelo ocorrido, apesar de não ter se dirigido diretamente ao comediante em sua fala.

Veja também: