Chris Rock já havia feito piada com Jada Pinkett Smith em outro ano do Oscar, entenda

Capa da Publicação

Chris Rock já havia feito piada com Jada Pinkett Smith em outro ano do Oscar, entenda

Por Arthur Eloi

Um dos momentos mais surpreendentes do Oscar 2022 foi quando Will Smith se levantou de seu assento e estapeou Chris Rock após o comediante ter feito uma piada de mau gosto envolvendo sua esposa, Jada Pinkett Smith. O clima da premiação ficou um pouco mais sóbrio, e vários dos convidados que subiram ao palco – incluindo o próprio Will Smith – comentaram o ocorrido. Acontece que há um contexto para o desentendimento entre os dois.

Além do fato de Chris Rock ter brincado com o visual careca de Jada Pinkett Smith – que se dá não por escolha, mas sim por conta de uma condição chamada alopecia -, o comediante já havia colocado a atriz e produtora como alvo de piadas em 2016.

Naquele ano, Rock foi escolhido como anfitrião da cerimônia do Oscar. Ao mesmo tempo, realizadores pretos tocavam a campanha “#OscarsSoWhite”, que criticava a falta de representatividade preta na premiação, com protestos nas redes sociais usando a hashtag e também boicotes. Durante um de seus monólogos, Chris Rock disparou:

Jada Pinkett Smith vai boicotar o Oscar? Ela boicotar o Oscar é tipo eu boicotar sexo com a Rihanna: eu nem fui convidado. Esse não é um convite que eu recusaria, mas eu entendo, sem ranço algum

Em 2022, Chris Rock novamente colocou Jada Pinkett Smith em seus holofotes ao falar que, graças ao seu visual, a atriz poderia estrelar a sequência de Até o Limite da Honra – filme de guerra em que a protagonista tem a cabeça raspada. Desta vez, Will Smith não deixou barato, e após descer o tapa no apresentador, o ator foi visto gritando: “Tire o nome da minha esposa da sua boca de m*rda”.

Após a confusão toda, Will Smith recebeu seu Oscar em lágrimas

O momento gerou certa confusão nos espectadores, que não sabiam se o ocorrido foi espontâneo ou se era algo combinado. Conforme a noite avançou, ficou claro que havia sido um desentendimento real. Logo após o ocorrido, Will Smith foi tirado de escanteio por Tyler Perry e Denzel Washington, que pediram calma e paciência ao ator visivelmente decepcionado, com lágrimas nos olhos. Daquele momento até o fim da cerimônia, Will Smith e Jada Pinkett Smith ficaram de mãos dadas.

Pouco após todo o alvoroço, o nome de Will Smith voltou a ser destaque quando venceu como Melhor Ator por King Richard: Criando Campeãs, sua primeira estatueta após quatro indicações. O ator discursou chorando, falou por cima sobre o ocorrido ao dizer que “fazemos loucuras pelo amor”, pediu desculpas para os outros convidados e para Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e fechou brincando que espera ser convidado para a próxima edição do Oscar.

Com destaques para Duna e No Ritmo do Coração, a cerimônia do Oscar 2022 aconteceu no último domingo (27) – confira aqui a lista completa de vencedores da premiação.

Aproveite e veja também: