Star Wars: Rian Johnson defende humor de Os Últimos Jedi

Capa da Publicação

Star Wars: Rian Johnson defende humor de Os Últimos Jedi

Por Melissa de Viveiros

Star Wars: Os Últimos Jedi estreou em 2017, mas permanece sendo uma das obras mais divisivas da franquia. Dirigido por Rian Johnson, o longa foi questionado por diversos fatores, entre eles seu humor — mas o diretor defendeu o tom cômico de algumas cenas, argumentando que elas não foram mais “bobas” que a obra de George Lucas era anteriormente.

Fazendo referência a uma cena protagonizada por Poe (Oscar Isaac) e Hux (Domhall Gleeson) na qual o primeiro finge não conseguir ouvir as ameaças do segundo pelo comunicador, o diretor defendeu o tom de humor. De acordo com a Variety, Johnson explicou sua ligação com Star Wars e como ela influenciou o filme:

“Para mim, tudo no filme é Star Wars, e tudo no filme eu posso conectar profundamente, de modo profundo, com o que Star Wars é para mim,” Ele disse. “Todo mundo tem uma visão diferente. Sei que tem fãs de Star Wars que de alguma forma pensam que Star Wars era algo sério, como os filmes do Batman ou algo assim. Eu era tão jovem que quando assisti ‘O Império Contra-Ataca’, ele teve esse impacto profundo em mim, porque era assustador, porque eu era jovem o bastante para não experienciar isso como assistir a um filme de Star Wars, e sim sentir como algo muito real.”

Cena com Hux foi uma das mais criticadas por parte do público. (Reprodução: Lucasfilm)

Em defesa de Os Últimos Jedi, o diretor relembrou alguns momentos dos filmes anteriores:

“Para qualquer um que acha que humor meio bobo não tem lugar no universo de Star Wars, eu não sei se assistiram ‘O Retorno de Jedi’,” Ele afirmou. “Tem literalmente uma cena onde Han Solo é como um desenho… amarrado a um poste e uma tocha passa por ele e ele [tenta apagá-la soprando repetidamente].” Continuando, Johnson disse: “O elemento de humor alegre meio autoconsciente é parte integral de Star Wars,” Comentou. “Nós também falamos de coisas muito sérias. Esse equilíbrio também é muito Star Wars.”

O trabalho mais recente de Johnson é Glass Onion: Um Mistério Knives Out, mas o diretor ainda tem planos de retornar à franquia Star Wars. De acordo com ele, a única coisa o impedindo no momento são questões de agenda, mas que sua trilogia de filmes desse universo ainda vai acontecer.

Veja também: