Star Wars: Por que o sabre de luz de Mace Windu é roxo?

Capa da Publicação

Star Wars: Por que o sabre de luz de Mace Windu é roxo?

Por Gabriel Mattos

Poucas coisas representam tão bem Star Wars quanto os sabres de luz. Essas armas elegantes para tempos mais civilizados estão sempre ao alcance dos Sith e Jedi em diferentes cores, mas nenhuma é tão marcante quanto a de Mace Windu (Samuel L. Jackson). O ator tem o único sabre de luz roxo visto nos filmes, mas por quê?

Como Mace Windu conseguiu um sabre de luz roxo?

Mace Windu construiu seu sabre de um erro de conduta

A resposta está em Star Wars Tales #13, uma história em quadrinhos de 2002 (via CBR). Quando ainda tinha 14 anos, Mace Windu partiu em sua primeira missão sozinho como um padawan, ainda sem um sabre de luz. Mesmo sendo o melhor de sua classe, ele perdeu a chance de participar o ritual no planeta Ilum de encontrar seu próprio cristal Kyber.

Durante essa missão no planeta Hurikane, por descuido, ele despertou a fúria de uma espécie alienígena cristalina nativa do local. Escapar deles foi moleza pura. Tão fácil que Windu decidiu brincar com os nativos furiosos. Ele usou a Força para saltar de um abismo, só para mostrar que era melhor que aquelas criaturas. Ele só não esperava que o alienígena, determinado a defender seu território, fosse tentar segui-lo, caindo para a morte certa.

Aterrorizado ao ver as consequências de sua arrogância, o jovem padawan conseguiu usar a força para salvar aquele pobre alienígena. Grato por sobreviver a queda, a pequena criatura desprendeu um pedaço de cristal de seu próprio corpo e entregou a Mace Windu. Cheio de força vital, o padawan decidiu usar aquela gema para construir seu próprio sabre de luz — roxo como o corpo da criatura, para lembrá-lo que um Jedi deve sempre ser humilde.

Por que o sabre de luz de Mace Windu é realmente roxo?

George Lucas e Samuel L. Jackson

Entretanto, após a compra da LucasFilm pela Disney, nunca foi confirmado se esta história ainda é válida no cânone atual. Afinal, outros sabres de luz roxa passaram a aparecer nos quadrinhos da era da Alta República e em jogos como Star Wars Jedi: Fallen Order.

Mas a explicação do mundo real para a criação desta arma ainda está valendo. O sabre de luz de Mace Windu é roxo porque o Samuel L. Jackson pediu (via Star Wars Expanded).

Em um vídeo de bastidores, George Lucas, criador da franquia, explica ao ator que, neste universo, os mocinhos usam sabres azuis ou verdes e os vilões, sabres vermelhos. Inconformado, Jackson perguntou “Não tem roxo?“. Para agradá-lo, Lucas prontamente atendeu ao pedido: “Você pode ter um roxo.

E com este pequeno diálogo, surgiu um dos artefatos mais memoráveis da história da franquia: um sabre que combina as cores do bem e do mal, sugerindo mais nuances neste universo tão vasto.

Fique com: