Obi-Wan Kenobi: Quando a série do Disney+ se passa na linha do tempo de Star Wars?

Capa da Publicação

Obi-Wan Kenobi: Quando a série do Disney+ se passa na linha do tempo de Star Wars?

Por Gabriel Mattos

Obi-Wan Kenobi, a nova série do Disney+, chega para responder uma pergunta importante para os fãs de Star Wars: o que o mestre Jedi ficou fazendo durante o seu exílio? Mas com tantas séries, animações e filmes, fica difícil entender onde tudo se encaixa na cronologia. Afinal, em que período acontecem os eventos da série?

Em relação aos filmes

Obi-Wan Kenobi acontece dez anos após a corrupção de Anakin Skywalker

Primeiro, vamos nos localizar em relação aos filmes. Obi-Wan Kenobi se passa exatamente 10 anos após Star Wars III: A Vingança dos Sith e 9 anos antes de Star Wars IV: Uma Nova Esperança. Neste ponto, bem no meio das duas histórias, o Império está no auge do seu poder e a Rebelião ainda vai demorar anos para se organizar de vez — pelo menos mais sete anos.

Além da Rebelião, os Jedi também não estão muito ativos neste período, tornando uma das eras mais sombrias da franquia. Inclusive, a série começa relembrando a trágica Ordem 66, evento que dizimou quase por completo a Ordem Jedi, deixando raros sobreviventes que se esconderam sem forças para lutar.

A série acontece 9 anos antes do reencontro de Ben Kenobi e Luke Skywalker

Neste tempo, após o filme, Anakin Skywalker assumiu por completo a persona de Darth Vader e juntou uma força-tarefa pessoal para caçar jedi: os Inquisidores. Seus filhos, Leia e Luke Skywalker, ainda são crianças que acabaram de completar 10 anos, sem nenhuma ideia do legado que carregam.

E para quem se perguntou o que Han Solo, o infame cafajeste, estava fazendo nesta época, a série se passa cerca de um ano após os eventos de Han Solo: Uma Aventura Star Wars, então o jovem já havia conhecido Chewbacca e começado a construir sua fama de trapaceiro.

Em relação as séries e jogos

O Grande Inquisidor retorna na cronologia em Rebels

Mas o que fica um pouco mais confuso é entender como a série do Obi-Wan Kenobi se relaciona com as demais séries do universo Star Wars. A animação Rebels, por exemplo, acontece quatro anos após esta aventura do bruxo Ben. É neste desenho que testemunhamos a batalha final entre Kenobi e Darth Maul, o que não deve aparecer no seriado.

Mas o mais curioso é que esta é a primeira aparição dos Inquisidores. O Grande Inquisidor é o vilão principal da primeira temporada de Star Wars Rebels, caçando Kanan Jarrus e Ezra Bridger por Lothal até a sua fatídica morte. Peculiar, não?

Cal pode aparecer pela primeira vez em live-action

Como The Mandalorian só acontece na Era da Nova República, também não espere aparições de Din Djarin e do bebê Yoda, mas não seria impossível para Ahsoka dar as caras por aqui. A togruta estava passando por sua própria forma de exílio durante os eventos da série.

Por fim, Obi-Wan Kenobi acontece quatro anos depois de Star Wars Jedi: Fallen Order. Assim, não é impossível que aconteça uma participação especial de um Cal Kestis mais velho, ou de sua aliada jedi Cere Junda.

Ficou animado com as possíveis aparições surpresa? Não deixe de comentar!

Novos episódios de Obi-Wan Kenobi estão disponíveis toda sexta-feira no Disney+.

Fique com: