Spy x Family: Por que você deveria assistir ao próximo anime da temporada?

Capa da Publicação

Spy x Family: Por que você deveria assistir ao próximo anime da temporada?

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Com a chegada de uma nova temporada de animes fresquinhos nesse mês de abril, Spy x Family é um dos lançamentos que vem empolgando e muito os fãs de animes e mangás. Com uma história leve repleta de comédia, tramas políticas e uma família nada convencional, Spy x Family tem tudo para ser um dos grandes sucessos de 2022!

Spy x Family é uma obra original do mangaká Tatsuya Endo e fez sua estreia no formato de mangá no dia 25 de março de 2019. A trama nos apresenta uma família “normal”, composta por um pai, uma filha e uma madrasta… Ou é assim que eles querem parecer para os outros. Essa família perfeita é pura enganação formada a partir de acordos e interesses pessoais, onde cada um dos membros esconde um segredo.

Espião, assassina de aluguel e paranormal… Essa é a verdade por trás da família Forger! Apesar de terem se unido por interesses egoístas e “o bem maior”, construir uma relação familiar genuína de forma natural parece inevitável.

Qual é a história de Spy x Family?

Parte 1

Twilight é um super espião especialista em disfarces, infiltrações, artes marciais e tudo que o melhor agente federal tem direito. Como o melhor da corporação, ele recebe uma missão super importante: a Operação Strix!

Ele precisa se aproximar de um homem chamado Denovan Desmont, o Presidente de um grupo nacional unitário que está colocando a paz entre leste e oeste em risco. Porém, Desmont dificilmente aparece em público, se aproximar por vias normais é algo impossível, então o primeiro passo para que Twilight tenha acesso a ele é: ter uma filha e se casar.

Loid e Anya Forger

Sim, sua primeira missão na Operação Strix é se casar e ter uma filha… Em 7 dias! Isso porque Desmont tem 2 filhos que estudam em um super colégio renomado da região e, como é praticamente impossível se aproximar do homem, a corporação quer que Twilight faça sua filha se aproximar de um dos filhos de Denovan para que assim ele tenha acesso à casa do inimigo.

A esposa é devido à escola, que só aceita alunos que tenham ambos os responsáveis: pai e mãe. O agente tem uma semana para ter a família perfeita a tempo das entrevistas do colégio. É assim que ele conhece Anya (uma garotinha fofa e paranormal) que se torna sua filha e Yor (uma mulher gentil e assassina de aluguel) que aceita ser sua esposa.

Primeiro ele vai até um abrigo, onde encontra Anya. A garotinha é uma paranormal capaz de ler a mente das pessoas, então ela logo descobre que Twilight, ou melhor, Loid (o nome falso que ele adotou para a missão) é um super espião e ficou muito animada com a ideia de altas aventuras. Ele a adota e ambos passam a viver juntos esperando uma “mãe” aparecer até o dia das entrevistas.

Cena em que Yor e Loid se conhecem

Em um certo dia numa alfaiataria Loid conhece Yor, uma mulher bonita e misteriosa. Como um espião treinado, Loid frequentemente está atento a tudo ao seu redor, sendo capaz de sempre saber quando alguém se aproxima, ou era assim até Yor aparecer. Ela chama a atenção do rapaz quando consegue passar por suas costas sem ser notada, o que o deixa intrigado, afinal, ela parece uma “mulher comum”.

O que ele não esperava é que não foi só coincidência… Yor é a famosa assassina Thorn Princess, ela é uma profissional e graças as suas habilidades conseguiu se aproximar sem ser notada, mesmo que sem intenção. Devido ao seu trabalho de assassina, ser uma mulher solteira na idade dela é algo suspeito e em um período onde pessoas comuns são presas acusadas de espionagem, ela precisa se casar rápido para não levantar suspeitas sobre sua real identidade.

E é juntando todos esses interesses pessoais que essa família se une e começam a morar juntos, como uma família repleta de amor. Bem, essa é apenas a parte 1 da Operação Strix.

Parte 2

Família Forger

Após acertarem todos os termos e formarem a família Forger, é a vez de focar no colégio, nas entrevistas e serem aprovados na renomada Academia Eden!

Como uma escola de elite, só é possível entrar se você for um dos membros da elite ou se no mínimo se sobressair por sua educação, elegância, postura e sabedoria. Loid faz questão de treinar Anya e Yor para que estejam prontas para a entrevista e sua família seja aprovada – pelo bem da Operação Strix e aproximação do filho do Desmont – e a paz mundial seja mantida.

Entre trancos e barrancos a família Forger é aprovada, mas é aí que começa mais uma parte importante da Strix: a permanência de Anya no colégio e a aproximação dela com Desmont.

Parte 3

Anya durante os períodos de prova

Após a aprovação, as dificuldades agora são: permanecer no colégio tempo o suficiente para uma reunião dos pais onde o alvo esteja ou se aproximar de Damian Desmont (o filho mais novo do alvo que está na mesma turma que Anya) para ser convidada para a casa dele junto com seus pais, esses são os Planos A e B.

Porém, de uma forma cômica, nada parece sair como o esperado… A Academia Eden tem uma dinâmica interna de Estelas e Torintus: pontuações positivas e negativas, respectivamente, que em grandes quantidades podem levar o aluno que as acumular ou para a Classe Especial da academia ou à expulsão. Anya está mais próxima da segunda opção.

Ela não é muito inteligente e nem muito controlada, então as chances de acumular inúmeros Torintus e ser expulsa é grande. O que leva ao plano B: ser amiga do filho mais novo de Denovan… O que também dá completamente errado, pois já no primeiro contato ambos se desentenderam e desde então implicam um com o outro.

Se Anya conseguirá se manter no colégio e ajudar Loid – ou melhor, o agente Twilight– a proteger a paz mundial ainda é um mistério.

A comédia em Spy x Family

Anya assustada com os pensamentos de Loid e Yor

Apesar de ter tramas políticas que são o que movem a história – afinal o agente Twilight está nessa missão para preservar a paz e evitar uma guerra – essa tensão abre espaço a uma narrativa leve e bastante divertida, seja por conta de ações exageradas de alguns adultos (como o próprio Twilight ou a Yor), situações diárias nada comuns que são resultado do trabalho secreto de Yor como assassina (como levar um tiro na bunda) e principalmente, as reações da garotinha Anya.

O alívio cômico mais divertido de acompanhar é ver as reações da pequena toda vez que ela lê as mentes de seus pais. Em diversos momentos ela fica assustada e com medo do que se passa na cabeça dos dois e isso é um ótimo gancho para a comédia acontecer de forma natural.

Fora os momentos onde o roteiro “se aproveita” do dom da garotinha para fazer com que ela leia mentes erradas em momentos inoportunos, fazendo com que sua reação seja sempre inesperada e engraçada, transmitidas através de caretas e expressões faciais.

Quem são os personagens principais de Spy x Family?

Twilight – Loid Forger

Twilight – Loid Forger

Como dito antes, Loid é um espião renomado especialista em disfarces. Além disso, ele tem uma agilidade mental muito grande, afinal “esse é o trabalho de um espião”, sempre estar um passo à frente de seus inimigos. Ele tem uma capacidade de dedução assustadora, sendo capaz de prever todo e qualquer movimento de um inimigo ou todos os rumos que uma conversa pode tomar, para saber qual a melhor resposta para dar.

Ele se tornou um espião para preservar o bem e a paz, para que assim o mundo seja um lugar onde crianças não chorem mais.

Como um pai, mesmo que falso, ele desempenha esse papel muito bem. Apesar de cobrar muito de Anya quando o assunto são os estudos – afinal é parte da missão que a garotinha tire boas notas – ele sempre se mostra compreensivo com ela, seus pedidos e necessidades. Em diversos momentos o vemos preocupado com Anya e se culpando por “negligências” que nem existem de sua parte, como um bom pai faria. Segundo Anya, ele é “um Pa nota 10” (Anya o chama de “Pa”).

Thorn Princess – Yor Forger

Thorn Princess – Yor Forger

Yor é uma moça solteira bastante quieta e gentil. Ela criou sozinha seu irmão mais novo, Yuri e é assim que ela entrou no mundo do crime: para sustentar seu irmão.

Em sua “vida normal” ela trabalha na prefeitura em um cargo administrativo comum e não tem nada em sua ficha criminal, em sua vida real como Thorn Princess, ela é uma assassina profissional impiedosa e nunca erra um alvo. Para proteger seu trabalho real, ela precisa não levantar suspeitas do governo perante a tensão de uma guerra que pode explodir a qualquer momento. Pensando nisso, ela se casa de mentirinha com Loid e vira a madrasta de Anya.

As duas logo se apegam e viram amigas, Yor realmente se preocupa com Anya e não hesita em enfrentar qualquer um para proteger a vida da menininha. Yor também é uma das responsáveis por ótimas cenas de humor, graças a alguns de seus pensamentos que Anya escuta.

Anya Forger

Anya Forger

Uma das crianças mais fofas dos mangás, Anya conquistou todos que acompanham a obra original e com certeza tem tudo para fazer o mesmo após a estreia do anime. Uma garotinha que lê a mente das pessoas, ela acaba usando sua habilidade para tentar ajudar seu Pa e sua Ma – Loid e Yor – além de tentar ajudar outras pessoas de vez em quando também.

Ela acaba não sendo muito boa nos estudos e frequentemente tira notas baixas nas provas, mas isso acaba deixando a história ainda mais engraçada por vermos o desespero de Twilight devido a missão, mas ele mantém sua compreensão com as capacidades da menina como um verdadeiro pai.

Anya quer ajudá-lo a manter a paz mundial, mas dá o seu melhor para isso pois tem medo de ser abandonada de novo (lembrem-se Anya é uma garotinha órfã que foi adotada apenas para que a Operação Strix aconteça).

Onde assistir e onde ler Spy x Family?

Spy x Family

Spy x Family tem data de estreia divulgada para dia 09 de abril de 2022 e será transmitido oficialmente pela Crunchyroll, entrando como uma novidade e lançamento para seu novo catálogo.

O mangá pode ser lido de forma gratuita no site e aplicativo da Shonen Jump e Mangá Plus, os capítulos novos são publicados a cada 15 dias. Também foram publicados pela Shueisha em formato de tankobon (capítulos compilados em formato de bolso) e pela Panini em formato normal.

Por que você deve assistir ao anime de Spy x Family?

Spy x Family é uma história leve e com uma narrativa séria ao mesmo tempo, o que faz com que boa parte do público de leitores se agradasse com o direcionamento da história e, se os estúdios envolvidos na produção – CloverWorks Wit – conseguirem transmitir a história através da adaptação como a narrativa pede, esse anime tem tudo para ser um grande sucesso.

Veja a seguir o primeiro trailer oficial do anime (ao total ele conta com 3 trailers que você pode conferir no Canal Oficial da Crunchyroll Brasil):

Confira também: