Sauron: História, origem, poderes e tudo sobre o vilão de O Senhor dos Anéis

Capa da Publicação

Sauron: História, origem, poderes e tudo sobre o vilão de O Senhor dos Anéis

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Sauron é o principal vilão de Senhor dos Anéis e está presente desde a Primeira Era da Terra-Média. Conhecido por vários nomes como Annatar, Zígur e Aulendil, o personagem foi o principal responsável pela criação dos Anéis de Poder, mas sua história começa bem antes disso.

Origem e Primera Era

Lúthien e seu irmão Beren

O nome original de Sauron é Mairon, ele era um dos aprendizes do ferreiro Aulë. Criado por Eru Ilúvatar, Mairon era bom e puro, e amava ver a ordem e perfeição. O personagem começa a mudar ao ver a vontade de Melkor (que depois se tornaria Morgoth) em atingir seus objetivos. Mas enquanto Melkor buscava a destruição da Terra-Média, Mairon queria dominar a mente e a vontade de todas as criaturas.

Durante a Primeira Era, Mairon era o segundo em comando das forças de Morgoth, e agia como espião dos Valar até que seu mestre tivesse criado suas fortalezas nas Terras-Médias.

Deixando seu trabalho de espião, Sauron foi responsável por tomar a ilha élfica de Tol Sirion, à chamando de Tol-in-Gaurhoth. Após tomar a ilha o vilão é confrontado e derrotado por Lúthien e fica desaparecido até seu retorno na Segunda Era.

Quais são os poderes de Sauron?

Sauron disfarçado como Annatar

Como um dos mais poderosos Maiar, Sauron tinha a habilidade de tomar outras formas, com Elfos e Homens mas também de outras criaturas como cobras, grandes lobos e até mesmo um vampiro. Durante as Eras o vilão utilizava seus disfarces junto de sua inteligência para persuadir seus alvos, e cumprir seus objetivos.

Além de tomar outras formas, Mairon tinha muitos conhecimentos, sendo um grande professor de Magia e Necromancia. Seus conhecimentos envolviam também uma grande sabedoria científica sobre substâncias que foram utilizadas para a criação do Um Anel.

Criação dos Anéis

Sauron com o Um Anel

Durante a Segunda Era, Sauron retorna após ficar cinco séculos dormente, começa a construir seu exército em Mordor e corromper raças de Homens como os Orientais e os Haradrim. Mas como os Homens não eram o bastante, ele começou a fazer seus planos para tentar corromper os Elfos, já que eram mais fortes.

Para isso, Sauron se disfarça de Annatar, o Senhor dos Presente, e tenta coagir os Elfos Ferreiros de Eregion, incluindo Celebrimbor, o melhor entre eles. Alguns elfos como Galadriel, Elrond e Gil-Galad não confiavam em Annatar, mas mesmo assim ele consegue convencer os ferreiros a forjarem os Anéis do Poder.

Enquanto dava os conhecimentos aos elfos para forjarem os Anéis, Sauron criou o Um Anel que governaria todos os outros. Assim que ele coloca em seu dedo, os elfos descobrem sua traição e então escondem os três Anéis mais poderosos, enquanto os outros ficam em posse do vilão.

Com os anéis em mãos, Sauron entregou os nove para os Homens que foram facilmente corrompidos se tornando os Nazgûl, seus servos mais cruéis. E sete foram entregues aos Anões, que não tiveram o mesmo destino dos Homens, entretanto criaram uma insaciável sede por ouro que logo se tornou sua grande ruína.

A Queda de Númenor

Númenor na série Anéis do Poder

Ainda na Segunda Era, Sauron esteve presente em diversos conflitos, na maior parte sendo derrotado, mas fugindo com vida, como na Guerra dos Elfos e Sauron. Na confronto, os exércitos do Rei de Númenor Tar-Minastir, conseguiram destruir as forças do Lorde das Trevas na Batalha de Gwathló.

Após ser derrotado, Sauron retorna a Mordor para reconstruir seu exército, enquanto assume novos títulos como “Lorde da Terra” e “Senhor dos Homens”, o que ofendeu os Homens de Númenor. Enquanto isso, o Rei de Númenor Ar-Pharazôn marchava para Mordor com o intuito de dominar toda a Terra-Média.

Como Sauron sabia que não poderia derrotar o rei em uma batalha direta, ele se disfarça para bajular Ar-Pharazôn em Barad-dûr se tornando um refém. Como refém, ele foi levado para Númenor e durante anos trabalhou para ganhar a confiança dos Homens incluindo o rei.

Enquanto mantém a confiança da corte, o Lorde das Trevas coloca o medo da morte nos cidadãos de Númenor e os convertia a servos de Morgoth. Com isso, Sauron conseguiu convencer o rei Ar-Pharazôn a se voltar contra os Valar e atacar Valinor.

Com o ataque preparado, Eru precisou intervir e afundar a cidade de Númenor, matando a maioria de seus habitantes, enquanto alguns conseguiram sair com vida liderados por Elendil. Sauron teve seu corpo destruído, mas conseguiu enviar seu espírito para Mordor para repousar e retornar seu corpo. Mesmo saindo com vida ele perdeu a sua habilidade de se disfarçar.

Perda do Anel

Isildur com o Um Anel

Ao descobrir que Elendil ainda estava vivo, Sauron sucumbe à raiva e decide partir para o ataque. Sem estar totalmente recuperado, ele parte para a batalha contra a última aliança entre os Homens e Elfos. A aliança conseguiu acabar com o exército do Lorde, fazendo com que ele confrontasse Elendil e Gil-Galad.

No duelo, Sauron sai vitorioso derrotando seus dois inimigos, mas acabou sendo subjugado por Isildur, filho de Elendil, que utiliza a espada de seu pai a Narsil para tirar o Um Anel, vencendo a batalha. Após a batalha, Isildur foi tentado pelo Um Anel e não o levou à Montanha da Perdição mantendo Sauron vivo.

Terceira Era e o Olho de Sauron

O Olho de Sauron

Mesmo sendo responsável por todos os perigos à Sociedade do Anel, Sauron tem um papel mais distante na Terceira Era. Ao ser derrotado por Isildur, ele ficou muito enfraquecido, e a maior parte de seu poder ficou no Um Anel, que não estava mais em sua posse.

Com o início da jornada de Frodo, Sauron utiliza seus Nazgûl e exércitos de Orcs para tentar recuperar o Anel antes que o herói consiga chegar na Montanha da Perdição. Também corrompe Saruman, o Branco fazendo com que ele ataque Rohan, que termina em sua derrota. Durante Senhor dos Anéis, a participação do vilão é, em sua maior parte, utilizando o Olho de Sauron.

O Olho de Sauron foi construído em Barad-Dûl e pode ser visto por toda Mordor. O Olho de fogo que está sempre presente na Torre impõe medo em todos que em que ele olhar. Além do Olho, alguns personagens entram em contato com Sauron através do Palantir.

O Palantir é uma artefato antigo criado por Ñoldor, no total foram criados sete artefatos, com o objetivo que cada um interagisse com o outro, para que pessoas de lugares distantes pudessem se comunicar. Durante o Senhor dos Anéis, o Palantir é utilizado para se comunicar com Sauron.

Pippin utiliza o Palantir tocando nele sem querer, mesmo com Gandalf mandando não se aproximar dele. Ao fazer contato com o vilão, acabou fazendo com que ele acreditasse que o Um Anel estivesse em sua posse. Aragorn utilizou o artefato para enganar o Olho de Sauron, enquanto Frodo se aproxima da Montanha da Perdição para concluir sua missão.

Após o Anel ser queimado por Frodo, Sauron perdeu a possibilidade de ter um corpo físico, enquanto a torre que mantinha o Olho caiu sem sua força e o Lorde teve o mesmo destino que seu antigo mestre Morgoth, condenado ao vazio em total impotência.

Veja também: