Capa da Publicação

Pokémon Company responde a pedidos de versão em português dos próximos jogos da franquia

Por Melissa de Viveiros

Em março deste ano, a Pokémon Company anunciou uma nova geração dos games focados nos monstrinhos de bolso. Chamados de Pokémon Scarlet e Violet, os jogos logo chamaram a atenção dos fãs de todo o mundo, e o Brasil não foi exceção. Mas, aqui, as manifestações se voltaram também para pedir uma versão em português dos jogos e, agora, a empresa responsável pela franquia finalmente se pronunciou sobre o assunto, mas indicou que a localização para o Português não acontecerá.

A mobilização começou nas redes sociais, com o público levantando as hashtags #PokemonPTBR e #ScarletVioletPTBR, bem como a mensagem “Localize to Portuguese” (Localize para Português). A comoção foi tamanha que a cantora e ex-BBB Juliette aderiu à campanha, além de sites como o Duolingo também se manifestarem.

A resposta, porém, só chegou agora. Entrando em contato com o repórter Junno Sena, um representante da equipe de suporte internacional da Pokémon Company escreveu:

“Para nós, é importante que os fãs de Pokémon possam aproveitar o conteúdo da marca no idioma de sua preferência, e estamos comprometidos a levar a diversão do universo Pokémon para nossos fãs ao redor do mundo. Buscamos sempre novas maneiras de oferecer suporte adicional para a localização de conteúdo, e compreendemos que os fãs conseguem aproveitar os produtos Pokémon muito melhor quando estes estão disponíveis no seu idioma local. Pokémon Scarlet e Pokémon Violet não terão idiomas adicionais além daqueles disponíveis atualmente, mas estamos analisando quando e como poderemos expandir da melhor forma possível a localização dos nossos jogos nos mercados em que trabalhamos, como a América Latina. Agradecemos muito aos nossos fãs, onde quer que estejam, pelo apoio e pela paciência.”

A imagem mostra um fundo metade vermelho e metade roxo, com bordas decoradas em dourado. No centro da parte vermelha, está a logo de Pokémon Scarlet. No centro da parte roxa, há a logo de Pokémon Violet.

Logos de Pokémon Scarlet e Violet.

Como a mensagem deixa claro, a empresa não tem planos de expandir a lista de idiomas para os quais localizará os novos jogos. Ainda assim, a resposta indica que a possibilidade de expandir a equipe de localização da franquia na América Latina está sendo estudada. Desse modo, os fãs que sonham em ver os jogos de Pokémon em português ainda podem manter as esperanças.

Pokémon Scarlet Pokémon Violet ainda não contam com data de lançamento exata, mas estão previstos para estreia em 2022, no Nintendo Switch.

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_