Oscar 2022: Encanto, da Disney, vence como Melhor Filme Animado

Capa da Publicação

Oscar 2022: Encanto, da Disney, vence como Melhor Filme Animado

Por Arthur Eloi

Como esperado, a Disney saiu vitoriosa em uma categoria do Oscar 2022 dominada pelos seus próprios filmes. Encanto se consagrou Melhor Filme Animado durante a grande premiação do cinema.

A Disney (ou a Pixar) é conhecida por sempre ter um favorito na categoria, e em 2022 não foi diferente – na verdade, três filmes da empresa estavam entre os cinco indicados: Luca, Encanto e Raya e o Último Dragão. Além desses, o documentário animado noruguês Flee, e a comédia da Netflix A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas fechavam a lista.

O caso de Encanto é bastante interessante. O filme foi lançado nos cinemas em novembro de 2021, com uma bilheteria morna e críticas razoáveis. Foi só quando o longa chegou ao catálogo do Disney+ em dezembro que se tornou um verdadeiro fenômeno da cultura pop, dominando as redes sociais e colocando um de seus maiores hits na lista de músicas mais ouvidas da Billboard.

Após uma passagem morna pelos cinemas, Encanto se tornou sucesso no streaming e agora venceu Oscar de Melhor Filme Animado

A canção, “We Don’t Talk About Bruno”, inclusive foi apresentada ao vivo durante a cerimônia, uma forma da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas apaziguar o fato de que o maior sucesso do filme não foi indicado em Melhor Canção Original. No caso, por culpa da Disney, que preferiu dar os holofotes para “Dos Oruguitas. Por fim, o filme também disputou em Melhor Trilha Sonora, totalizando três indicações ao Oscar.

Antes do avanço impressionante de Encanto, o favorito da categoria era A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, mas que perdeu fôlego com o passar dos meses, cedendo espaço para a rival Disney.

Encanto acompanha a jovem Mirabel, uma garota colombiana nascida em uma família mágica, os Madrigals. O problema é que, diferente de seus familiares, ela é a única sem poderes. Quando essa magia é ameaçada, Mirabel se vê como a única capaz de salvar seus parentes.

Se você ainda não assistiu Encanto, pode conferir o vencedor no catálogo do Disney+assine aqui.

Para qual filme você estava torcendo? Já conseguiu tirar “We Don’t Talk About Bruno” da cabeça? Deixe nos comentários abaixo, e aproveite para conferir nosso ranking de todos os vencedores da categoria de Melhor Animação, do pior ao melhor: