Encanto: Lin-Manuel Miranda explica por que não escolheu enviar “We Don’t Talk About Bruno” para o Oscar

Capa da Publicação

Encanto: Lin-Manuel Miranda explica por que não escolheu enviar “We Don’t Talk About Bruno” para o Oscar

Por Arthur Eloi

Você pode não ter assistido Encanto, mas você com certeza sabe que não se deve falar sobre o Bruno. “We Don’t Talk About Bruno”, música da mais recente animação da Disney, se tornou um hit talvez maior até que o próprio filme, mas ainda assim não foi indicada ao Oscar 2022, dando espaço para a faixa “Dos Oruguitas” na disputa.

Durante uma participação no podcast da Variety, o compositor Lin-Manuel Miranda (Hamilton) defendeu a escolha da outra canção na premiação, afirmando que exemplifica melhor a essência da animação (via ScreenRant):

Eu sigo orgulhoso de termos enviado ‘Dos Oruguitas’ ao Oscar. Dentro dos parâmetros de uma premiação, é preciso escolher algo que melhor represente o espírito do filme, e tudo isso está contido nessa canção – ao invés da jornada particular de um único personagem. A canção é a base da nossa história, mas não vou fingir que foi uma escolha fácil.

Ainda que o compositor defenda, muitos fãs contestam a escolha. Se você não se lembra, Encanto foi inicialmente exibidos nos cinemas por volta de novembro de 2021, mas só se tornou um fenômeno quando chegou ao catálogo do Disney+ em dezembro do mesmo ano. A história sobre os altos e baixos de uma família colombiana caiu nas graças do público do mundo inteiro, mas a canção “We Don’t Talk About Bruno” se destacou ainda mais.

Para Lin-Manuel Miranda, “Dos Oruguitas” – sobre o início da Família Madrigal – representa melhor a essência de Encanto.

A faixa conseguiu desbancar o recorde da gigantesca “Let It Go”, de Frozen, e alcançar o topo da Billboard Hot 100, quebrando um hiato de 26 anos em que uma música de animação não brilhava na lista. Assim, ainda é questionável que Lin-Manuel Miranda e a equipe não tenham enviado o hit inesperado para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mas pelo menos os fãs podem ficar tranquilos em saber que houve consideração.

Encanto está disponível no catálogo do Disney+. Já a cerimônia do Oscar 2022 acontece em 27 de março, e você pode conferir aqui todos os indicados ao prêmio.

Aproveite e confira também: