Os Anéis de Poder: Quem é Míriel, a rainha de Númenor na série?

Capa da Publicação

Os Anéis de Poder: Quem é Míriel, a rainha de Númenor na série?

Por Jaqueline Sousa

Atenção: Alerta de Spoilers!

Desde a estreia de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, os fãs de J. R. R. Tolkien estão tendo a oportunidade de acompanhar a expansão desse épico universo no audiovisual. E um dos momentos mais aguardados da série do Prime Video era a introdução de Númenor, que acontece no terceiro episódio e conta com a primeira aparição de Míriel, a Rainha Regente da ilha que é interpretada pela atriz Cynthia Addai-Robinson. Mas quem é ela, afinal?

Míriel, ou Tar-Míriel conforme os escritos de Tolkien, foi a última herdeira legítima de Númenor (via CBR). Filha de Tar-Palantir, o vigésimo quarto Rei da ilha, Míriel substituiu o pai no trono depois que ele foi exilado por se manter fiel aos Elfos, permanecendo como a governante interina do reino desde então.

Míriel governa a ilha de Númenor após o exílio de seu pai.

Como o terceiro episódio mostra, Númenor foi uma espécie de presente dos Valar, um grupo de seres poderosos que ajudaram a moldar o mundo, para os homens que lutaram contra Morgoth durante a Grande Guerra. Embora tenha se erguido a partir de raízes élficas, já que o primeiro rei de Númenor foi o meio-elfo Elros, o irmão de Elrond, a ilha acabou cortando laços com os Elfos eventualmente.

Até o atual momento da série, sabe-se que Númenor está no auge de suas riquezas, mas Míriel parece carregar um segredo que pode abalar as estruturas da ilha. No final do terceiro episódio, a Rainha Regente se encontra com o pai, embora ele não seja visto, e o alerta sobre uma possível ameaça por causa da chegada de Galadriel. Ao que tudo indica, as respostas sobre esse grande mistério podem chegar ainda nos próximos episódios.

Míriel e Pharazôn em Os Anéis de Poder.

A título de curiosidade (atenção: SPOILERS a seguir), na obra de Tolkien, o futuro de Míriel não é nada promissor. Sendo a herdeira de Tar-Palantir, seria natural que ela governasse Númenor legitimamente após a morte de seu pai, mas seu poder é usurpado por Pharazôn, seu primo e conselheiro que também aparece na série do Prime Video. Pharazôn assume o trono de Númenor, após se casar com Míriel, e acaba sendo ludibriado por Sauron, eventos que resultam na destruição do notório reino (via GamesRadar).

Os três primeiros episódios de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estão disponíveis no Amazon Prime Video.

Aproveite também pra conhecer mais sobre a Galadriel: