Obi-Wan Kenobi: Tudo sobre o personagem que estrela nova série de Star Wars

Capa da Publicação

Obi-Wan Kenobi: Tudo sobre o personagem que estrela nova série de Star Wars

Por Jaqueline Sousa

A estreia de Obi-Wan Kenobi, nova série do universo de Star Wars, finalmente acontece nesta semana! Após tanta espera, os fãs terão a oportunidade de ver o retorno de Ewan McGregor como o Mestre Jedi mais uma vez, em uma trama que promete ser grandiosa e trazer toda aquela atmosfera especial da saga galáctica.

Mas será que você realmente está preparado para essa volta icônico? Para te ajudar a ficar afiado para a estreia da série, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre Obi-Wan Kenobi, um dos personagens mais amados de Star Wars!

As origens

Obi-Wan Kenobi segurando um sabre de luz azul.

Obi-Wan Kenobi iniciou seu treinamento Jedi ainda na infância.

Nascido no planeta Stewjon, o nosso querido Obi-Wan Kenobi foi introduzido à Ordem Jedi ainda nos primeiros anos da infância. Desde cedo, ele sempre demonstrou ter grandes habilidades com o uso da Força, então foi apenas questão de tempo para que fosse enviado para Coruscant e iniciasse seu treinamento.

Ali, Kenobi seguiu com seu desenvolvimento no Templo Jedi, ao lado de outros iniciantes, onde recebia apenas um guia básico até que se tornasse apto para, de fato, evoluir suas capacidades.

O Mestre Yoda foi um de seus maiores tutores no período. Foi ele quem o ensinou as tradições dos Jedi e todos os caminhos para se alcançar a Força, enquanto tentava driblar a personalidade rebelde e com uma certa tendência a quebrar as regras de Kenobi.

O treinamento Jedi com Qui-Gon Jinn

Qui-Gon Jin entregando um sabre de luz para Obi-Wan Kenobi.

Kenobi foi o Padawan de Qui-Gon Jinn.

Não demorou muito para que o jovem Kenobi começasse seu treinamento Jedi para valer. Com apenas 12 anos de idade, ele foi escolhido por Qui-Gon Jinn, tornando-se o Padawan do Mestre. 

Os primeiros meses desse processo não foram um mar de rosas, já que ambos sofriam para construir uma relação de proximidade. Isso porque seus temperamentos entravam em conflito, proporcionando uma certa dificuldade na criação de um laço afetivo. 

Ainda assim, Qui-Gon seguiu treinando Kenobi, e o jovem Padawan continuou se esforçando para continuar evoluindo na arte Jedi. Eventualmente, a convivência fez sua mágica e a dupla acabou desenvolvendo uma forte amizade e parceria durante as missões que lhes eram designadas.

Enfim, um Mestre Jedi

Obi-Wan Kenobi olhando para Anakin Skywalker.

Após a morte de Qui-Gon Jinn, Kenobi aceita treinar Anakin Skywalker.

Em Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma, tivemos a oportunidade de ver Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi em ação. O evento mais significativo acontece quando eles precisam fazer uma parada forçada em Tatooine, local onde conhecem Anakin Skywalker, aquele que viria a se tornar Darth Vader no futuro.

Acreditando que o garoto estava destinado a trazer equilíbrio para Força, Jinn decide levá-lo para iniciar seu treinamento Jedi. Entretanto, ele nunca teve a chance de concretizar esse desejo, já que foi morto por Darth Maul. Foi neste momento que Kenobi prometeu honrar os objetivos de seu Mestre e tomar conta do treinamento de Anakin a partir disso.

A morte de Qui-Gon Jinn concedeu a Kenobi o título de Cavaleiro Jedi, uma decisão tomada pelo Conselho para que Skywalker pudesse começar a ser guiado. O ocorrido o levou a conquistar o título de Mestre Jedi um pouco depois, assim que assumiu Anakin como seu Padawan.

A ascensão e queda da parceria entre Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker

Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi de braços cruzados.

A complexa relação entre Kenobi e Skywalker durou por muitos anos.

A relação entre Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker é uma das mais complexas do universo de Star Wars. Muitas vezes visto como a única figura paterna na vida de Anakin, Kenobi era muito mais do que um Mestre para ele, sendo praticamente o responsável por criá-lo após a separação de sua mãe, que permaneceu em Tatooine como uma escrava. 

O laço criado entre os dois formou uma parceria de confiança entre ambos, que durou por diversos anos até que Skywalker começou a ser ludibriado pelo Senador Palpatine, ou Darth Sidious, deixando-se levar pelo Lado Sombrio da Força

Nessa época, Anakin estava desesperado para evitar que seus sonhos premonitórios a respeito de uma possível morte de sua amada Padmé Amidala se tornassem realidade. Assim, conforme os eventos de Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith, ele se torna Darth Vader após aceitar ser guiado por Palpatine, que logo acionou a Ordem 66 para eliminar todos os Jedi e iniciar a era do Império na galáxia. 

Assim que Kenobi descobriu o ocorrido, ele tentou de todas as formas encontrar seu aprendiz, que por sua vez estava em Mustafar para eliminar todos os líderes separatistas a comando de Palpatine. O planeta foi palco de um dos momentos mais marcantes da saga de Star Wars, já que marcou o confronto quase mortal entre Obi-Wan e Anakin. 

O duelo terminou com Anakin prestes a morrer no rio de lavas, enquanto Kenobi vai embora extremamente decepcionado e de coração partido com a traição de seu antigo Padawan. Assim, o Jedi partiu para se reencontrar com Yoda, um dos poucos sobreviventes da Ordem 66, e Bail Organa, em Polis Massa. Foi ali que Padmé deu a luz aos gêmeos Luke e Leia, falecendo pouco tempo depois. 

Os anos de exílio

Após o início do Império, Kenobi se exilou em Tatooine.

Diante da nova realidade política da galáxia e com o desaparecimento da Ordem Jedi, Kenobi, Yoda e Organa resolveram separar os filhos de Anakin e Padmé. Enquanto Leia foi adotada pelo senador Bail e sua esposa, Obi-Wan se encarregou da tarefa de levar Luke até seus tios, Owen e Beru Lars, em Tatooine. Começou ali, então, o exílio de Kenobi, que encontrou no planeta desértico uma forma de proteger Luke, mesmo à distância, e se esconder das ameaças do Império. 

Por muitos anos, o Jedi permaneceu nas sombras apenas esperando o momento em que o jovem Luke Skywalker se tornaria apto para iniciar seu treinamento. É exatamente este período que a série do Disney+ pretende mostrar, com um Kenobi sem esperanças e sendo caçado pelas forças do lado sombrio. 

Uma última jornada

Obi-Wan Kenobi duelando com Darth Vader.

Obi-Wan Kenobi morreu durante um duelo com Darth Vader.

O encontro entre Kenobi, que na época era conhecido apenas como Ben, e Luke só viria a acontecer alguns anos depois quando o Mestre Jedi resgatou o jovem das mãos dos Tuskens, como podemos ver em Uma Nova Esperança, primeiro filme lançado da franquia. 

É assim que Luke conhece um pouco mais de seu passado, especialmente em relação ao que aconteceu com seu pai. Kenobi também o incentiva a começar a desenvolver suas habilidades com a Força, fazendo com que um de seus desejos mais antigos tomasse forma. 

Assim, acompanhando uma mensagem da Princesa Leia, que pedia ajuda a Kenobi, ambos partem em uma jornada para Alderaan com a ajuda de Han Solo e Chewbacca. Porém, depois de descobrirem que o planeta foi destruído pela Estrela da Morte, a Millennium Falcon acaba sendo interceptada no meio do caminho, culminando no último – e mortal – embate entre Darth Vader e Obi-Wan Kenobi, que morre ao enfrentar seu antigo amigo em um duelo. 

Ansiosos para ver o Mestre Jedi em ação mais uma vez? Obi-Wan Kenobi estreia no dia 27 de maio no Disney+.

Aproveite também: