Capa da Publicação

Naruto: Por que Sasuke nunca desenvolveu o Modo Sábio?

Por Flávia Pedro

Em Naruto existem vários personagens poderosos devido a suas grandes quantidades de chakra, mas também foi revelado que ninjas podem utilizar a natureza e sua energia para gerar novas reservas consideráveis de chakra. Claro que esse ganho de poder não é algo fácil de atingir, mas por que Sasuke Uchiha, um dos ninjas mais poderosos desse universo, nunca utilizou o Modo Sábio como Naruto fez?

Para utilizar o Modo Sábio é necessário que o usuário treine com alguns animais especiais em lugares secretos, como Naruto fez ao treinar no Monte Myoboku com os Sapos (assim como Jiraiya havia feito antes). É isso que leva o ninja a alcançar habilidades específicas de acordo com cada animal que o treinou.

Sasuke, teoricamente, também poderia ter desenvolvido essa técnica, uma vez que aceitou treinar com Orochimaru, um personagem que possuía contato com as Serpentes da Caverna Ryuchi (outro animal especial que poderia auxiliar no treinamento). O Uchiha era obcecado por acumular poder, principalmente durante a segunda fase em Naruto Shippuden, mas no fim ele utilizou apenas a Marca da Maldição como fonte extra de energia.

Vale lembrar que para conseguir alcançar o Modo Sábio, o usuário não depende apenas de treinamento, mas também precisa ter um corpo ideal para esse tipo de domínio, já que o chakra natural extraído nessa técnica é em níveis altíssimos. Também é necessário que o ninja possa manter o equilíbrio perfeito entre mente, corpo e espírito.

O próprio Naruto levou tempo até entender o funcionamento da técnica e alcançar o equilíbrio constante que ela exige. Também há consequências se o usuário falhar ao equilibrar seu chakra em harmonia com o chakra da natureza: ele pode sofrer uma transformação irreversível para algum animal ou até mesmo em pedra.

Fora que é necessário um sensei adequado que seja mestre nesse tipo de domínio de energia, algo raro de encontrar.

Mas Sasuke não dominou essa técnica por motivos como: equilíbrio não é muito seu forte, uma vez que o garoto passa sua infância e adolescência desequilibrado e quase sem controle buscando vingança; ele usa seu chakra até o limite, para conseguir explorar seu Sharingan ao máximo; o Modo Sábio não é necessário para um personagem que já tem tantas habilidades apelonas.

Definitivamente, Sasuke não precisa de poderes extras para ser um ninja de elite e um dos mais poderosos do mundo atualmente, seu nível já é suficientemente alto para que ele dependa de outras coisas fora suas habilidades naturais.

Confira também:

Imagem de perfil
Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro