Ms. Marvel: Entenda o final do episódio 2 da série do Disney+

Capa da Publicação

Ms. Marvel: Entenda o final do episódio 2 da série do Disney+

Por Junno Sena

Atenção: Alerta de Spoilers!

O segundo episódio de Ms. Marvel chegou na Disney+ e, junto, novas pistas sobre o futuro de Kamala Khan no Universo Cinematográfico da Marvel. Desde poderes ancestrais até habilidades despertadas por artefatos místicos, o final do episódio “Crush” deixa algumas questões em aberto.

Nele, seguimos uma Kamala diferente a do episódio anterior. Confiante e segura de si, a garota agora entende que pode ir além das expectativas colocadas nela. Entre uma sequência de treinamentos similar a do filme Shazam e diálogos profundos sobre sua religião, a “Luz da Noite”, como foi apelidada por Zoe, faz o seu primeiro ato heroico: salvar um garoto desconhecido de cair de uma altura mortal.

Após o salvamento, Kamala sai do local, mas acaba sendo encurralada por drones e pela agente Sadie Deever, do Departamento de Controle de Danos. A garota consegue criar plataformas que a tiram da zona de perigo, mas o problema parece estar só começando. É nesse momento que Kamran, seu novo amigo e crush, estaciona o carro em sua frente. Kamala entra e é surpreendida não apenas pelo rapaz, que sabe de seu segredo, mas por uma mulher que diz querer conhecê-la “há um longo tempo”.

Quem é a mulher misteriosa?

Creditada como Najma, a personagem parece carregar diversos segredos

Ainda não se sabe quem é a mulher que aparece no banco de trás do carro de Kamram, mas o garoto diz que gostaria de apresentar Kamala a “sua mãe”. Chamada de Najma nos créditos, a personagem é interpretada pela atriz de Bollywood, Nimra Bucha.

O problema é que a “mãe” de Kamram tem o mesmo rosto da mulher que Kamala tem visto em suas visões desde que colocou o bracelete. Nesse episódio em específico, Kamala tem uma visão com essa mulher em dois momentos: (1) em sua casa, onde vê apenas uma silhueta e (2) após salvar o garoto.

O gatilho para isso parece ser o uso do bracelete e as memórias da antiga usuária. Neste segundo caso, Aisha, a ancestral de Kamala que parece ter “manchado a reputação da família” durante a Partição da Índia. Mas, se Aisha ainda está viva, ela teria, pelo menos, mais de cem anos, o que abre outra questão: Quem, de fato, é Najma?

Inumanos, Kamran e os quadrinhos

Kamran é crush, mas também vilão nos quadrinhos

Diferente do que é passado na série, tanto Kamala quanto Kamran são inumanos nos quadrinhos. Modificados pelo contato com a névoa terrígena, ambos ganharam habilidade sobre-humanas.

Mas, se Kamala viu nesse poder uma forma de se tornar uma heroína, Kamran encontrou um lado escuro seu. O rapaz, então, vai de amigo e crush para um vilão inescrupuloso.

Mesmo que a origem dos dois possa divergir do material original, existe algo que permaneceu e que pode ser a chave para compreender quem é a mãe de Kamram.  Descobrimos que os braceletes não são a fonte de poder, mas que ele permite que Kamala consiga canalizar algo que já existe dentro dela.

Isso conversa com o modo que a série quer desenvolver ideias como linhagem e a individualidade da personagem. Por outro lado, também traz o fato de que, assim como a Kamala dos quadrinhos, essa versão da personagem foi “modificada”, possuindo algum tipo de gene adormecido. Logo, o bracelete, nesse caso, funciona como a névoa terrígena.

Os Kree

Quem parece ser “Aisha” e a Namja são interpretadas pela mesma atriz, Nimra Bucha

Levando todo esse trajeto em consideração, algum tem especulado que o artefato pode ter sido feito pelos Kree, mesmo povo que tem envolvimento central para o nascimento dos Inumanos. Entre algumas teorias criadas, Aisha seria uma Kree ou alguém que teve contato com esse povo.

Seu desaparecimento teria relação com eles, tomando um enredo similar ao de Carol Danvers em Capitã Marvel. Esse detalhe pode parecer inútil para a trama, mas seria a base da inclusão de Kamala em The Marvels, ao lado de Danvers e Monica Rambeau.

Isso ainda explicaria o porquê da mulher aparentar ter a mesma idade, além de ter conhecimento sobre o bracelete e os poderes de Kamala.

Nega-Bands e Quantum Bands

Rick e Mar-Vell tem um passado curioso com as Nega-Bands

Outras teorias se apoiam na possível origem do bracelete. Sem um nome correto para nomear o acessório de Kamala Khan, não há como ter certeza, mas se especula que o objeto possa ser parte de um par. Dentre as hipóteses temos as Quantum Bands, braceletes usados pelo Capitão Mar-Vell e as Nega-Bands, que não apenas são capazes de transformar energia psíquica em energia física, mas conectam o usuário a Zona Negativa.

Esse universo alienígena movido por anti-matéria, nos quadrinhos, foi explorado pelo Quarteto Fantástico entre outros heróis. Também foi central para um arco em específico do Capitão Mar-Vell, onde o mesmo era o alter-ego de um homem chamado Rick Jones. O bracelete não apenas conectava Rick a Mar-Vell, como fazia uma “substituição” dos dois entre nosso universo e a Zona Negativa.

Nesse caso, o universo púrpura visto por Kamala em diversos momentos seria a Zona Negativa e a “Aisha”, ou Namja, vista no carro junto de Kamran seria uma versão deturpada da verdadeira ancestral de Kamala. De qualquer forma, o importante no momento é não transformar Aisha em um novo Mephisto e curtir a viagem, que promete ser complicada.

E você? Qual a sua teoria sobre o assunto?

Aproveite e continue lendo: