Makima: Tudo sobre a personagem de Chainsaw Man

Capa da Publicação

Makima: Tudo sobre a personagem de Chainsaw Man

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Chainsaw Man é um mangá de sucesso do autor Tatsuki Fujimoto e, antes mesmo de ter feito sua estreia, sua adaptação para anime está dando o que falar entre os fãs, que esperam ansiosos. Dentre os personagens de destaque da série, uma das mais emblemáticas sem dúvida é a Makima, membro do alto escalão da Segurança Pública. Veja tudo de relevante sobre essa personagem!

Aviso: Makima é uma personagem que trás um grande impacto para a história, então é impossível falar dela sem dar spoilers de momentos cruciais da série. Se você não leu o mangá e não quer estragar sua experiência, sugerimos que volte a este artigo depois de conhecer a história… Ou continue lendo por sua conta e risco!

Quem é Makima?

Makima manipulando o Denji

Makima é uma personagem que aparece logo no primeiro capítulo do mangá, momentos depois de Denji ter feito um pacto com Pochita. Ela acaba tomando Denji para si, como seu bichinho de estimação e o trata como seu cachorrinho, tirando proveito da inocência e desejos do garoto.

Ela se mostra bem manipuladora, desde sua aparição, usando como forma de controlar o protagonista uma falsa promessa de um relacionamento romântico e sexual (já que Denji nessa época só queria 3 refeições por dia e “pegar em uns peitos”). Ela também lhe oferece condições normais de vida, como uma boa casa, alimentação regular e, claro, o ameaça com a morte caso ele negue.

Futuramente, um segredo sobre sua identidade é revelado: Makima não é apenas uma humana comum, mas sim um demônio poderoso.

A personalidade de Makima

Makima (o Demônio do Controle)

Como já foi dito, Makima é extremamente manipuladora e isso é um detalhe importante para o plot twist envolvendo a personagem. Ela é tida como alguém sem emoções, não aparentando ter sentimentos de preocupação, culpa ou arrependimento. Pelo contrário, ela demonstra estar disposta a tudo para alcançar seus objetivos, mesmo que para isso, a vida de pessoas que ela deveria proteger fiquem em risco.

Futuramente é revelado que ela é o Demônio do Controle, que encarna o medo do controle ou da conquista. Junto com essa informação, descobrimos também qual é o seu objetivo: trazer o Chainsaw Man para controlá-lo e usar suas habilidades para criar um mundo ideal – segundo ela – sem medo, morte e filmes ruins.

Sua personalidade controladora está diretamente ligada ao demônio que ela encarna e sua aproximação dominadora sobre Denji diz muito sobre esse seu objetivo. O Chainsaw Man é tido como um “Herói do Inferno”, tendo matado sozinho inúmeros demônios que viviam por lá, isso faz com que Makima seja tão obcecada e fã dele que até o fracasso de seus planos é aceitável para ela, já que isso implica em ser devorada pelo demônio que ela tanto admira.

Ela sempre quis ter algo como uma família, por isso acabava tendo inúmeros cachorrinhos, mas se via incapaz de criar relacionamentos normais e significativos quando se permitia ser humana, diferente do que conseguia como o Demônio do Controle.

Habilidades naturais de Makima

Os Olhos de Makima

Makima é tida como um dos personagens mais fortes de Chainsaw Man, não apenas por ser um demônio, mas por suas habilidades sobrenaturais e físicas serem uma combinação perfeita. Sua astúcia junto com o dom da manipulação faz com que ela seja temida por humanos e demônios, onde até o presidente dos EUA afirmou que muitos países desistiram de lutar contra ela.

Suas habilidades físicas de seu corpo humano também são admiráveis, já que ela possui grande força física, conseguindo lutar sozinha, sem a ajuda de seus subordinados (e de seus poderes demoníacos). Ela também possui um olfato bastante apurado, sendo capaz de identificar pessoas através do cheiro.

Habilidades sobrenaturais de Makima

Makima no templo, onde utilizou uma de suas muitas habilidades

Suas habilidades sobrenaturais refletem a natureza de seu demônio, permitindo que ela controle e manipule qualquer ser que acredite ser inferior a ela. Controlar essas pessoas também faz com que ela obrigue-as a fazer contratos com ela – Demônio do Controle – ou qualquer outro demônio que ela ordene.

Claro, a vítima acaba perdendo a memória após ser colocada sob seu controle, mas ela consegue usar sua habilidade para controlar humanos, animais, demônios híbridos e até mesmo demônios normais. Ela consegue utilizar os poderes de suas vítimas, a vemos fazer isso com as habilidades dos seguintes demônios: Angel Devil, Future Devil, Snake Devil, Punishment Devil e Spider Devil.

Makima também consegue utilizar seus poderes para controlar pessoas já mortas, como Reze, Quanxi e Katana Man, que antes foram seus inimigos, mas agora a obedeciam. Essa mudança de inimigos para aliados sugere que a personagem consegue fazer pequenas alterações nas personalidades desses indivíduos, para que os controle de forma fácil.

Ela também consegue: esmagar um inimigo a longas distâncias; causar danos através do seu dedo indicador; invocar uma variedade de demônios; controlar animais; amplificar seus poderes quando está em um templo.

Os Contratos

Makima e o Chainsaw Man

Como todos os demônios da série, o Demônio do Controle também pode conceder contratos a humanos, desde que um preço seja pago. Como pode controlar humanos para que eles façam contratos com ela mesma, ou com outros demônios, ela acaba tendo um grande poder em suas mãos.

O exemplo mais claro de seu poder é o Primeiro-Ministro do Japão, que fez um contrato com o Demônio do Controle em troca de seus serviços na Segurança Pública. O preço desse contrato é que qualquer dano que seja causado à Makima, será revertido em doença, enfermidade ou algo danoso para a população do Japão, de forma aleatória.

Ou seja: ela consegue se regenerar inúmeras vezes, além de escapar da morte, graças ao contrato com o Primeiro-Ministro. Em contrapartida, a população do Japão sofre as consequências em seu lugar. É confirmado que ela foi morta 26 vezes até o ataque do Demônio Pistola, além de ser morta mais algumas vezes pelo Chainsaw Man no confronto final.

Ela só foi derrotada porque Denji arrumou um jeito de contornar as cláusulas do contrato e, consequentemente, interrompeu suas capacidades regenerativas. Isso graças ao sangue do Demônio do Sangue (a Power) e por ele a ter devorado, cada parte de seu corpo.

Essa é a Makima, uma das personagens mais relevantes da obra de Tatsuki Fujimoto e que com certeza irá confundir muitos que não tem um conhecimento prévio sobre ela. O que você achou? Já deu uma lida no mangá ou está aguardando o anime? Qual a sua opinião sobre a Makima? Divide com a gente nos comentários!

Confira também: