Por que a Warner queria Leonardo DiCaprio como Charada no filme do Batman mas Nolan optou por outro vilão?

Capa da Publicação

Por que a Warner queria Leonardo DiCaprio como Charada no filme do Batman mas Nolan optou por outro vilão?

Por Gabriel Mattos

Batman de Matt Reeves conquistou um tremendo sucesso ao apresentar o Charada de Paul Dano como vilão principal. Mas ele quase fez parte de outro filme moderno do herói: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de Christopher Nolan. A Warner Bros. queria muito que a sagrada trilogia de Christian Bale terminasse com o herói enfrentando o Leonardo DiCaprio, no papel do icônico vilão. Mas então, o que deu errado?

Aparentemente, a ideia nunca saiu da cabeça dos executivos. Mesmo que o estúdio estivesse interessado no personagem por motivos mercadológicos, a visão de Nolan sobre como sua trilogia deveria terminar era bem clara e incompatível com o vilão.

“Eu sabia que a Liga das Sombras tinha que retornar,” contou o diretor ao Hollywood Reporter, “Eu sabia que tínhamos que retornar ao Batman Begins e aquelas ideias filosóficas do Ra’s Al Ghul, aqueles desafios — tudo aquilo tinha que voltar.”

Bane foi o vilão escolhido na versão final

Mas para manter o filme interessante, com uma sensação de novidade, Nolan queria explorar alguma faceta inédita em sua trilogia e por isso era importante introduzir um vilão que trouxesse uma ameaça física ao Cavaleiro das Trevas. Os longas anteriores já haviam desafiado seu psicológico e suas crenças, era hora de um desafio final.

“Eu também estava procurando por um adversário bem físico, porque isso é algo que nem Ra’s Al Ghul, nem o Espantalho ou o Coringa realmente representaram: uma ameaça física massiva. David Goyer e eu começamos a procurar na história dos quadrinhos e fechamos no Bane,” concluiu.

Goyer, que era o roteirista do filme, foi quem trouxe a público a informação de que o Charada havia sido cotado. Segundo o mesmo, o personagem foi mencionado por alto por executivos, mas Nolan sempre foi enfático em entrevistas dizendo que ele não estaria no filme. No final, venceu a visão do diretor.

Em 2022, O Cavaleiro das Trevas Ressurge completa 10 anos. O que acha deste clássico? Ainda continua bom ou envelheceu mal? Não deixe de comentar!

Fique com: