Conheça Kodi Smit-McPhee, ator da franquia X-Men que está indicado ao Oscar

Capa da Publicação

Conheça Kodi Smit-McPhee, ator da franquia X-Men que está indicado ao Oscar

Por Gus Fiaux

Na última terça-feira (08), foram anunciados os indicados à 94ª edição do Academy Awards, o Oscar. E entre os favoritos indicados, um nome chama atenção: Kodi Smit-McPhee, que está concorrendo à categoria de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Ataque dos Cães, novo filme da Netflix estrelado por Benedict Cumberbatch. O astro acabou sendo muito elogiado pelo trabalho no longa e agora está recebendo os louros por ele.

Contudo, muitos ainda se perguntam quem é o ator, que mesmo tão jovem já conseguiu a façanha de ser indicado ao maior prêmio do cinema – e embora poucos saibam, muitos de vocês já tiveram contato com ele, através da franquia dos X-Men. Aqui, você vai conhecer um pouco mais da vida e da carreira de Kodi Smit-McPhee, e descobrir seus trabalhos mais populares e influentes!

Quem é Kodi Smit-McPhee?

Nascido em Adelaide, no sul da Austrália, Kodi Smit-McPhee é filho de Sonja Smit e Andy McPhee. Seu pai é um antigo lutador e ator, e ele sempre cresceu em um ambiente artístico. Sua irmã, Sianoa Smit-McPhee também é atriz e cantora, sendo conhecida por participar da soap opera (novela) australiana Neighbours. Contudo, Kodi já fez um nome para si em Hollywood, trabalhando desde os dez anos de idade.

O ator, atualmente na casa dos vinte e cinco ou vinte e seis anos – ele nunca revelou seu ano de nascimento – fez seus primeiros papéis na Austrália, mas logo foi levado aos Estados Unidos, onde participou de projetos com diretores de renome, como Matt Reeves e Rob Bowman. Aos poucos, ele foi conquistando relevância até participar de duas grandes franquias de Hollywood: X-Men Planeta dos Macacos.

Tendo trabalhado sempre ao lado de grandes nomes, como Viggo Mortensen, Chloe Grace Moretz, Sir Ben Kingsley e, mais recentemente, Benedict Cumberbatch, o astro tem várias participações em filmes de cunho mais independente, mas tem conquistado espaço através de esporádicas aparições em franquias e séries de TV. Ele foi indicado recentemente ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Ataque dos Cães, o novo filme de Jane Campion lançado na Netflix.

Ator é lembrado por ter feito o papel do Noturno em X-Men: Apocalipse e Fênix Negra.

A carreira de Kodi Smit-McPhee

Os primeiros trabalhos de Kodi foram participações em curtas-metragens e filmes australianos feitos para a TV, em 2005 e 2006. Com nove anos de idade, ele já tinha se jogado no mundo da interpretação e foi ganhando destaque por seu talento dramático e por sua aparência fora do convencional. Seu primeiro grande trabalho foi o filme Romulus, Meu Pai, onde atuou ao lado de Eric Bana e Franka Potente.

Logo em seguida, ele estrelou junto de Viggo Mortensen e Charlize Theron no drama de ação A Estrada, mas o seu trabalho mais importante enquanto criança veio com Deixe-me Entrar, o remake norte-americano do filme de terror sueco Deixa Ela Entrar. Aqui, ele conheceu Matt Reeves, que posteriormente o chamaria para O Planeta dos Macacos: O Confronto, onde ele interpreta um garoto humano chamado Alexander McDonald.

Antes disso, em 2012, ele conseguiu relativo sucesso ao fazer a voz do protagonista titular de ParaNorman, filme animado produzido pelo Estúdio Laika. Porém, ele só foi cair no gosto do público mesmo em 2016, quando esteve em X-Men: Apocalipse, no papel do mutante Noturno (que já havia sido interpretado por Alan Cumming em X2). Após sua estreia na franquia, Kodi ainda retornou para uma participação especial em Deadpool 2 e esteve em X-Men: Fênix Negra.

Kodi ao lado de Chloë Grace Moretz em Deixe-me Entrar, de 2010.

Desde então, Smit-McPhee parece estar mais disposto a perseguir projetos mais autorais. Ele esteve em Meu Nome é Dolemite e, neste ano, atuou em Ataque dos Cães, um faroeste estrelado por Benedict Cumberbatch, com quem contracena em vários momentos. Seu próximo trabalho inclui a cinebiografia Elvis, focada na vida de Elvis Presley, que será dirigida por Baz Luhrmann.

No campo da televisão, ele participou de poucos projetos, dos quais se destacam Nightmares & Dreamscapes – adaptação do livro de contos Pesadelos e Paisagens Noturnas de Stephen King – e a minissérie Gallipoli. Ele esteve em negociações para interpretar o Camaleão no filme de Kraven, o Caçador, mas acabou recusando o papel por conflitos de agenda.

E você, já conhecia o trabalho de Kodi Smit-McPhee? Qual é sua obra favorita do ator? Deixe nos comentários!

Ataque dos Cães está disponível na Netflix.

Abaixo, confira também: