Kaiju no. 8: Tudo sobre o mangá de monstros que irá ganhar anime

Capa da Publicação

Kaiju no. 8: Tudo sobre o mangá de monstros que irá ganhar anime

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Kaiju no. 8 é um mangá do autor Naoya Matsumoto e está sendo um dos maiores sucessos da Shonen Jump+, ganhando destaque ao redor do mundo e, claro, no Brasil. A história que foca no combate a grandes monstros gigantes (como o Godzilla) tem uma mistura de ação, superação e comédia na medida certa para agradar o público, recebendo o anúncio oficial de que seu anime já está garantido.

Qual é a história de Kaiju no. 8?

Imagem retirada do mangá

No mundo criado por Naoya Matsumoto, o Japão é o país Nº 1 em incidentes com Kaijus. Existem diversas variações desses monstros, sendo os Honjus os Kaijus principais e os Yojus os Kaijus auxiliares (os menores que aparecem logo depois do ataque principal). O trabalho da Tropa de Defesa é dar conta desses monstros antes que civis sejam atingidos, enquanto o setor de limpeza retira os restos mortais e direciona cada parte do monstro para um setor da indústria local.

A idade máxima para entrar na Tropa de Defesa foi aumentada para 33 anos, o que fez com que Kafka Hibino – o protagonista de 32 anos – tivesse uma última chance para entrar na equipe se tornar tão conhecido quanto Mina Ashiro, o principal nome da Tropa atualmente e, com apenas 27 anos, é a personagem humana mais forte do mangá (até agora).

Mina Ashiro (imagem retirada do mangá)

Entre monstros gigantes, novas descobertas sobre esses seres, amizade e comédia, a história se desenrola saindo do clichê da evolução rápida do protagonista. O autor constrói muito bem cada personagem e não faz dos secundários uma “muleta” para o prota. Pelo contrário, mesmo o mangá já estando em seu capítulo 68, o que vemos é a evolução de todos os nomes que apareceram, tendo personagens femininas com muito destaque e verdadeiramente fortes, sem malabarismos para torná-las fracas quando convém.

Hibino terá uma árdua jornada pela frente, para realizar seu sonho de ser um soldado e para entender o que está acontecendo com ele ao longo dessa história.

Kafka Hibino (imagem retirada do mangá)

Apesar de parecer mais uma obra shounen como qualquer outra, Kaiju no. 8 tem vários pontos que fazem dele um diferencial. Aqui o protagonista não é um jovem super habilidoso que só precisa lapidar seus talentos, mas sim um homem de 32 anos que já fracassou muitas vezes e se conformou com uma vida simples no serviço de limpeza pública… Limpando os restos mortais de Kaijus.

Kafka Hibino é o principal personagem da série e, ainda criança, jurou se tornar um membro da tropa de defesa ao lado de Mina Ashiro (uma amiga de infância). Aos 32 anos, ele já havia desistido da ideia após nunca passar nos testes para se tornar um membro da tropa, mas tudo mudou ao conhecer um jovem de 18 anos chamado Reno Ichikawa.

Reno Ichikawa e Kafka Hibino (imagem retirada do mangá)

Reno deseja entrar para a tropa e estava trabalhando na limpeza enquanto ainda não passava pelos testes. O trabalho no setor de limpeza, apesar de não ser tão ovacionado quanto o da Tropa de Defesa, é tão importante quanto. Os Caçadores matam os Kaijus, mas seus corpos gigantescos ficam jogados pela cidade para que a equipe de limpeza retire o cadáver gigantesco do local. É um trabalho que pode durar semanas.

A relação de Kafka e Reno é bem difícil no começo, afinal o jovem não aceita o fato de que seu novo colega de trabalho tenha desistido de um objetivo, mas após um incidente envolvendo os dois e um Yoju, ambos se tornam amigos e algo inesperado acontece… (O próximo parágrafo conterá spoilers sobre a história, leia por sua conta e risco).

Primeira vez que Kafka se transforma em Kaiju (imagem retirada do mangá)

Enquanto ambos estavam hospitalizados depois do incidente, Hibino acaba se transformando em um Kaiju! Sim, ele acabou se tornando um Kaiju humanoide ultra poderoso e com consciência de seus atos. Isso poderia ser bem assustador, mas o autor Naoya faz questão de tornar esse um momento divertido e descontraído para os leitores. Por fim, a história que acompanhamos é a de Kafka tentando – pela última vez – se alistar na Tropa de Defesa enquanto esconde de todos que é um dos monstros que precisa matar.

Quem são os personagens de Kaiju no. 8?

Como já foi dito anteriormente, cada um dos personagens tem sua própria jornada muito bem direcionada e desenvolvida, ao mesmo tempo que sofrem com problemas, cobranças e inseguranças reais que nos causam uma identificação genuína. Por exemplo:

Kafka Hibino e Reno Ichikawa (imagem retirada do mangá)

  • Kafka Hibino é o nosso protagonista e vivia uma vida de conformismo e frustração. Apesar de estar estável financeiramente, aos 32 anos ele não estava satisfeito com sua vida profissional e isso o deixava profundamente triste quando refletia sobre ela. Ele está longe de ser o melhor da tropa de cadetes, nunca havia passado em suas outras tentativas e agora precisa provar pra si mesmo que é capaz;
  • Reno Ichikawa é um jovem prodígio que entrou para a Tropa de Defesa em sua primeira tentativa e, apesar de inicialmente parecer um jovem calado e sério, ele foi o responsável por sempre motivar Kafka a não desistir. Sua vontade de alcançar seus objetivos é tamanha que ele não se preocupa com a própria integridade física, mas não significa que ele não seja tão inseguro quanto um garoto de 18 anos;

Kikoru Shinomiya e Kafka Hibino (imagem retirada do mangá)

  • Kikoru Shinomiya é filha de um dos Comandantes, o Isao Shinomiya. Um prodígio, sendo a melhor da turma onde estudou e também a melhor cadete dessa leva de iniciantes. Ela pode parecer mesquinha à primeira vista, mas seu passado é bem triste. Ao perder sua mãe, que também era um soldado e morreu como heroína, seu pai acabou se fechando e Kikoru viu na Tropa uma forma de se manter perto do desejo de sua mãe e, de alguma forma, chamar a atenção de seu pai. Por trás da pose de durona, Shinomiya já sofreu muito sozinha;
  • Mina Ashiro é a Capitã da Terceira Divisão da Tropa de Defesa e não sabemos muito sobre ela, além de ser uma amiga de infância de Kafka e ter uma carreira militar genial para sua pouca idade. Ela é a única capaz de liberar 96% de poder de seu traje de combate e a responsável por neutralizar números Kaijus ao longo de sua carreira. Apesar de seu foco e determinação, ela só seguiu essa carreira após ter sua casa destruída em um ataque de Kaiju, ainda na infância;

O anime de Kaiju no. 8

Levando em conta o sucesso do mangá, era de se esperar que o anime fosse anunciado. Pouco se sabe sobre a adaptação de Kaiju no. 8, mas foi anunciado que veremos essa história animada e um trailer foi divulgado no canal do Youtube da TOHO animation (mesmo estúdio que animou a parte 1 de SPY x Family). Confira a seguir:

Como você pode ver, o primeiro trailer divulgado não mostrou nada além de imagens e cenas live-action de uma das cidades japonesas que serão o cenário dessa história. A versão animada dos personagens principais e dos monstros seguirão sendo um mistério até que o estúdio decida lançar um próximo trailer mais inteirado com a história.

Quando o anime de Kaiju no. 8 estreia?

A data de lançamento também não foi divulgada até o momento, mas o mangá possuí conteúdo o suficiente para umas duas temporadas (até agora), mas ainda não tem previsão de encerramento.

Mas e você, já conhece Kaiju no. 8 ou esse é um mangá novo para você? O que achou do que foi apresentado dessa história até aqui? Acha que o anime vai fazer jus a obra de Matsumoto? Divide com a gente nos comentários!

Confira também: