Por que Harrenhal é considerado amaldiçoado em Game of Thrones e A Casa do Dragão?

Capa da Publicação

Por que Harrenhal é considerado amaldiçoado em Game of Thrones e A Casa do Dragão?

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

Harrenhal é um dos cenários mais icônicos de Game of Thrones A Casa do Dragão, bem como da obra de George R. R. Martin na qual as séries da HBO se baseiam. O sinistro castelo é cenário de várias tragédias e mortes, como foi o caso no episódio 6 de House of the Dragon, e ganhou reputação de ser amaldiçoado — algo relacionado a sua construção, séculos antes da história de GoT.

Harrenhal em arte de Lino Drieghe. (Reprodução: Fantasy Flight Games)

O enorme castelo foi construído por Harren, o Negro, antes da Conquista dos Sete Reinos por Aegon e suas irmãs, Visenya e Rhaenys. Rei das Ilhas de Ferro e das Terras Fluviais, foi nestas últimas que ele estabeleceu a construção como um monumento para si mesmo, desejando ter o maior castelo de Westeros e se colocar acima de todos os outros.

A construção levou décadas, e diversos prisioneiros de outros reinos morreram, sendo forçados a trabalhar à exaustão. Represeiros, as árvores vistas nos Bosques Sagrados das séries, também foram cortados para a construção. Boatos dentro do universo dizem até que sangue humano foi misturado na massa da construção, além de diversas coisas terríveis terem sido feitas dentro dos muros do local.

Depois de concluída, Harren começou a se vangloriar de que sua gigantesca fortaleza era inexpugnável, ou seja, de que era impossível tomá-la à força. De fato, não era possível invadi-la, mas isso não se provou um problema para Aegon e seu dragão, Balerion, o Terror Negro, cujas chamas carbonizaram o castelo e derreteram diversas partes de suas torres. Em uma delas, Harren foi assado vivo, e a torre passou a ser chamada de Pira do Rei.

Desde a morte do senhor original do castelo, diversas famílias o possuíram, e todas encontraram tragédia lá, pois todas as Casas que possuíram Harrenhal oficialmente foram extintas, enquanto mesmo aqueles que o comandaram apenas por um tempo encontraram mortes terríveis na maioria dos casos. Assim, a maldição do castelo teria sido causada por sua origem, tanto pela arrogância de Harren quanto pelos horrores realizados para erguer a construção.

Harrenhal em Game of Thrones. (Reprodução: HBO)

A Casa Strong foi uma das que sofreu um destino trágico, com Lyonel e seu filho e herdeiro, Sor Harwin, morrendo um incêndio no local. Na linha do tempo de Game of Thrones, Shella Whent morreu após ceder Harrenhal para Tywin Lannister, que por sua vez acabou tendo um fim violento depois, assassinado pelo próprio filho, Tyrion. Nos livros, o castelo passou por Janos Slynt, Amory Lorch, Vargo Hoat, Gregor Clegane e Polliver, com todos acabando mortos. Roose Bolton foi um dos poucos detentores de Harrenhal que ainda não sofreu uma tragédia na saga, embora na série da HBO acabe assassinado pelo filho, Ramsay.

Game of Thrones House of the Dragon estão disponíveis na HBO Max.

Veja também: