Dragon Ball: Por que Gohan é considerado mais forte que Goku?

Capa da Publicação

Dragon Ball: Por que Gohan é considerado mais forte que Goku?

Por Arthur Eloi

Entre transformações e treinamentos, pode ser um pouco complicado medir o nível de poder na franquia Dragon Ball, mas a própria saga reconhece um fato polêmico: Gohan é mais forte que Goku, seu pai.

É possível ver que isso é entendido pelos personagens, visto que Goku já até passou as rédeas para o filho em Dragon Ball Z, mas Gohan raramente demonstrou isso ao optar pelos estudos ao invés das batalhas. Para ser consistente com o personagem, o site oficial do anime entrou em contato com um cientista para dar uma explicação lógica do motivo dele superar o poder do pai.

O autor Masayuki Kato entrevistou o biólogo Yudai Okuyama, cuja especialização, como descreve o próprio, é estudar “a evolução da vida das plantas, em particular a forma que plantas com flores obtém suas formas, cores e aromas, e como elas mudaram com a evolução”. Mas que raios tem que a ver com Dragon Ball?

Acontece que a explicação de Okuyama é bastante simples: Gohan é mais forte que Goku graças ao poder da genética!

Heterose, ou vigor híbrido, é um termo usado para descrever quando um sucessor de origem híbrida se beneficia das vantagens biológicas de ambos os seus progenitores, e acaba se tornando mais forte que ele – basicamente, pega o melhor dos dois mundos. Fazendeiros utilizam mecanismos da heterose na agricultura para cultivar plantações de tamanho uniforme, mais resistentes, ou com gosto melhor. 

 

No caso de Gohan, é possível afirmar que sua força é resultante da heterose. Mas para esse fenômeno se manifestar não é tão simples assim, já que frequentemente requer que ambos os progenitores tenham características vantajosas particularmente fortes.

Gohan combina a força de seu pai e mãe, e o resultado é um guerreiro mais forte que Goku, segundo o cientista

Gohan, no caso, é filho de Goku, um dos guerreiros Sayajin mais poderosos, com Chi-Chi, uma humana que também não deixa a desejar quando se trata de força. Okuyama ainda defende que, na franquia, a característica marcante dos humanos é o potencial de crescimento rápido, como observado em Krillin.

Você concorda com o cientista de que Gohan é mais forte que Goku? Deixe nos comentários abaixo!

Aproveite e confira: