Como os direitos de adaptação quase impediram Namor de entrar no MCU

Capa da Publicação

Como os direitos de adaptação quase impediram Namor de entrar no MCU

Por Gus Fiaux

Em pouco mais de um mês, teremos o lançamento de Pantera Negra: Wakanda para Sempre, novo filme do Universo Cinematográfico da Marvel que apresentará, entre seus antagonistas, o lendário Namor, o Príncipe Submarino. Porém, você sabia que a Casa das Ideias quase não pôde usar o personagem por questões envolvendo os direitos de adaptação do personagem?

Recentemente, a Entertainment Weekly fez uma grande matéria sobre o filme, onde confirmou um fato interessante: de acordo com Kevin Feige, Namor teria feito sua primeira aparição em uma das cenas pós-créditos de Pantera Negra, de 2018, mas isso acabou não acontecendo porque os direitos do personagem estavam com outro estúdio na época.

Isso nos leva de volta a 1997, quando a Marvel Comics estava à beira da falência e, para se salvar, vendeu os direitos de adaptação de vários personagens e equipes para outros estúdios. O Demolidor, o Quarteto Fantástico e os X-Men foram parar na Fox, enquanto a Sony tomou conta do Homem-Aranha e do Motoqueiro Fantasma, por exemplo. Mas o Namor acabou indo parar na Universal Pictures, estúdio que também detinha os direitos do Hulk.

Então, Avi Arad – um dos fundadores da Marvel Studios – começou a desenvolver um filme do Príncipe Submarino junto de Philip Kaufman (diretor de Invasores de Corpos, de 1978). O projeto continuou em desenvolvimento por mais de uma década, mas nunca ia para frente.

Algo similar aconteceu com o Hulk, motivo pelo qual o personagem não tem um filme solo desde 2008.

Curiosamente, o projeto teria um desenvolvimento parecido com o de O Incrível Hulk, de 2008. Isso de dá porque nos contratos da Marvel Studios com a Universal, a Casa das Ideias é responsável por produzir os filmes enquanto a Universal é responsável pela distribuição – ou seja, eles não possuem nenhum domínio criativo sobre o personagem.

Em 2018, durante uma entrevista ao IGN, o próprio Kevin Feige comentou sobre uma possível inclusão de Namor no MCU, dizendo que os direitos do personagem “não eram tão claros quanto a maior parte dos outros personagens à sua disposição”.

Vale lembrar que o próprio Hulk possui algumas questões complicadas, já que a Disney (atual detentora da Marvel e da Marvel Studios) não quer produzir um filme para que ele seja distribuído pela Universal, já que o estúdio deveria receber a maior parte dos lucros pelo projeto – e é exatamente por isso que, até hoje, não temos um filme solo do Hulk desde 2008.

Felizmente, as questões contratuais parecem ter sido resolvidas, embora ainda não esteja muito claro exatamente o que aconteceu. Não sabemos se os direitos de distribuição apenas reverteram para a Marvel ou se a inserção do anti-herói está acontecendo com o aval da Universal Pictures. De qualquer forma, Namor estará em Pantera Negra: Wakanda para Sempre e será interpretado por Tenoch Huerta.

Felizmente, Namor fará sua aparição em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, que estreia no dia 10 de novembro.

Abaixo, confira também: