Capa da Publicação

Cientista revela quanta energia na vida real seria necessária para uma Genki Dama de Dragon Ball

Por Flávia Pedro

Durante a franquia de Dragon Ball fomos apresentados a inúmeros golpes e ataques super poderosos que ajudaram a popularizar o anime, como o Kamehameha, o Kaioken e a Genki Dama. Esse último virou assunto na comunidade científica e um cientista decidiu calcular o quanto de energia seria necessário para formar a Super Genki Dama, usada para destruir Kid Boo.

A Genki Dama é considerada o ataque mais poderoso da série, mas seu poder depende diretamente do número de organismos relacionados a sua formação e uso. Isso porque seus usuários carregam grandes quantidades de energia da vida ao redor para formar a poderosa esfera, então quanto mais energia acumulada, mais forte será o ataque destrutivo.

Devido ao risco que é utilizar essa técnica — se o usuário não for cuidadoso pode até mesmo obliterar o planeta — ela foi usada apenas 3 vezes no mangá. No anime a bola de energia realizada na saga foi vista no episódio 285 de Dragon Ball Z e o décimo episódio da Saga Kid Boo, seu nome é “Uma Genki Dama feita por todos!!”

Super Genki Dama de Goku

Mas quanta energia  humana foi necessária para criar a Super Genki Dama que deu um fim à Boo? Foi pensando nessa dúvida que um cientista chamado Rikao Yanagita realizou uma pesquisa e suas conclusões foram parar no Twitter (@Herms98), onde fãs puderam ter acesso ao artigo. (via ComicBook)

Em seu artigo — que você pode ler clicando aqui — Rikao Yanagita analisa questões da Saga Boo como: “Por que Boo é imortal?” e “Quanto cada pessoa precisou oferecer de sua energia quando Goku pediu ajuda ao terráqueos?“. Sobre a segunda, o perfil citou:

“Yanagita diz que o corpo humano é composto principalmente de oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio. Se Majin Boo é o mesmo (um grande SE), e ele pesa cerca de 100 kg, então destruí-lo em um nível atômico deve exigir energia equivalente a queimar 250.000 toneladas de petróleo”.

Kid Boo no momento em que recebe o ataque da Genki Dama

E o perfil seguiu dizendo e associando com o estudo de Yanagita:

“Aqui na Terra-Prime a população é de cerca de 7,8 bilhões hoje em dia, então se [em Dragon Ball] a Terra for a mesma (mais uma vez, um grande se), podemos arredondar para uns bons 10 bilhões para contabilizar todos os Namekuseijins e outros enfeites que também contribuem. Novamente, a lógica da Yanagita, não a minha”, continuou. “Finalmente, dividir 250.000 toneladas de petróleo por 10 bilhões significa uma contribuição média de energia de 270kcal. Isso é aproximadamente a mesma quantidade de energia que alguém com 79kg queima ao correr 3,8km. E ei, isso meio que combina com o que Vegeta diz!”

270 kcal é o resultado de quanto cada ser humano ofereceu em média para que Goku concluísse sua Super Genki Dama, o que convenhamos, não é muita coisa. Para ter uma noção física de como seria “perder” essa quantidade de caloria, você pode dar uma exercitada no corpo até atingir o equivalente à essa perda.

Você esperava por um estudo científico que analisasse algo assim sobre Dragon Ball? Achou a resposta pertinente? O que você acha sobre a Saga Majin Boo? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro