Dragon Ball Z: Entenda como funciona a técnica Kaioken

Capa da Publicação

Dragon Ball Z: Entenda como funciona a técnica Kaioken

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Que atualmente Dragon Ball conta com inúmeros níveis de transformação e poder todo mundo está cansado de saber. Goku mesmo é um ótimo exemplo de personagem que acumula essas técnicas e transformações que elevam seu nível, além de combinações e fusões que tornam seu desempenho altíssimo. Mas antes do conceito de Super Saiyajin ser inserido em Dragon Ball Z, outra técnica recebia destaque: o Kaioken! Você sabe quem ensinou essa técnica para Goku? Entende como ela funciona? Vem comigo que vou te contar!

Kaioken (via CBR) costumava ser a principal técnica que Goku usava para elevar sua velocidade e força, mesmo que em um curto período de tempo. Porém, com o passar dos anos essa se tornou uma técnica muito básica, e, por isso, fomos vendo cada vez mais transformações — Super Saiyans 1 e 3, Super Saiyan Deus, Super Saiyan Azul e Ultra Instinto… — que superaram o poder da anterior, fazendo com que o Kaioken fosse esquecido por um tempo, até seu retorno em Dragon Ball Super.

Goku utilizando o Kaioken em Dragon Ball Z

A história dessa técnica começa antes mesmo de Goku a dominar, quando ele ainda jovem estava se preparando para a chegada de Vegeta e Nappa, afinal precisava estar em condições para proteger o planeta dessas ameaças. É por esse motivo que Goku partiu para o Planeta do Senhor Kaioh para ser treinado por ele e, após passar por algumas provas, ele se mostrou capaz de dominar essa técnica, fazendo com que o poderoso personagem concordasse em treiná-lo.

Mas o que essa técnica faz? De acordo com o que vemos, ela pode aumentar o rendimento físico de seu usuário no instante que é usado, podendo ser utilizado mais de uma vez, mas com o risco de prejudicar o corpo de seu usuário.

O primeiro uso completo dessa técnica foi realizado por Goku em sua luta contra Nappa, para proteger Kuririn e Gohan do ataque do inimigo e tendo êxito ao atingi-lo em cheio.

Já esse risco de ter o corpo danificado foi colocado à prova logo depois na luta de Goku vs Vegeta, quando o protagonista precisou usar o Kaioken quatro vezes, mesmo seu corpo não tendo capacidade para aguentar mais de dois Kaiokens seguidos. O resultado foi Gokuficando exausto e em agonia.

Mas isso não parou o protagonista, que, em outra saga, utilizou o Kaioken x20 contra Freeza, já com seu corpo estava melhor treinado para aguentar os danos. Esse ataque foi utilizado junto de também um Kamehameha, e foi a primeira vez que alguém conseguiu causar danos reais em Freeza, que ainda em sua forma normal.

Infelizmente é nessa luta contra Freeza que o Kaioken é esquecido, já que é ali que Goku consegue se transformar em Super Saiyajin — afinal a técnica antiga não chega nem perto do up que a transformação Saiyajin proporciona.

O retorno do Kaioken em Dragon Ball Super

O Kaioken só voltou a ser acessado em Dragon Ball Super porque, segundo o próprio Goku, sua transformação em Saiyajin Azul era a única que permitia a combinação com a antiga técnica, fazendo com que Goku enfrentasse inimigos fortes como Hit e Zamasu.

Essa com certeza é uma das habilidades de Goku mais lembradas com carinho entre os fãs da franquia, principalmente por ter sido um dos pontos de partida para toda a evolução de poder que temos hoje em dia. O que você acha dessa técnica? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira também: