Por que Charles Xavier, dos X-Men, deve estar em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?

Capa da Publicação

Por que Charles Xavier, dos X-Men, deve estar em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?

Por Gus Fiaux

No último domingo (13), um novo trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura foi exibido durante o Super Bowl. Cheia de novas informações sobre o longa, a prévia confirmou alguns rumores que já havíamos ouvido nos últimos meses, além de apresentar uma figura misteriosa que muitos acreditam ser Charles Xavier, o líder e fundador dos X-Men. Porém, qual motivo traria o personagem para o filme do Mestre das Artes Místicas?

Em dado momento do trailer, nós podemos ver Stephen Strange sendo preso e levado a uma corte especial, onde deve ser julgado por mexer com a realidade e com o Multiverso. Uma voz misteriosa fala com ele: “Nós devemos dizer a verdade a ele”. E logo em seguida, podemos ver o herói confrontando alguma pessoa misteriosa.

Seguindo os rumores e especulações lançadas nos últimos meses, esse é Charles Xavier — de outra realidade — e seu papel está intrinsecamente ligado ao Multiverso, já que supostamente ele seria uma versão alternativa, mas similar ao do universo dos X-Men da Fox. Em suma, esse Xavier que deve aparecer no filme não será da mesma realidade de onde veio o Doutor Estranho que já conhecemos, mas de um outro universo.

E seu papel aparentemente terá ligações com os Illuminati, uma equipe secreta composto por heróis geniais, cujo dever é lidar com ameaças grandiosas e trocar informações entre si, antes que esses problemas ganhem notoriedade entre os Vingadores e outras equipes heroicas. Eles agem nas sombras e estão sempre atuando em diversas frentes diferentes, tentando aplacar vilões e perigos antes mesmo que eles surjam.

No trailer, Doutor Estranho confronta uma figura misteriosa.

Em tese, os Illuminati terão um grande papel em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, por estarem de olho nos perigos que ameaçam o Multiverso do MCU. Ainda de acordo com os rumores e especulações, Charles estará acompanhado de outros heróis, como a Capitã Carter (de What If…?) e uma versão alternativa do Homem de Ferro (que pode ser interpretada por Tom Cruise).

Nas HQs, Charles Xavier é um dos fundadores dos Illuminati e atua junto do Homem de Ferro, Pantera Negra, Raio NegroSenhor FantásticoNamor e o próprio Doutor Estranho, o que torna sua presença no longa do Mestre das Artes Místicas mais que justificadas. Acredita-se que ele será um dos personagens a alertar sobre como a Feiticeira Escarlate pode ser prejudicial para o Multiverso.

Quem deve interpretar o Professor X?

Quem conhece um pouco da franquia dos X-Men sabe que temos dois atores que se firmaram no papel do telepata e líder mutante. Na franquia original, Patrick Stewart deu vida ao personagem, retornando para participações nos filmes do Wolverine e em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, que representa o encontro entre a nova e a velha geração dos mutantes.

Depois dele, James McAvoy também estrelou no papel do personagem, na saga iniciada com Primeira Classe e finalizada com Fênix Negra. Aqui, acompanhamos a origem do personagem por quatro décadas antes dos eventos da trilogia original, enquanto ele estabelece a equipe e enfrenta inimigos caóticos, além de sabermos mais sobre sua inimizade com Magneto.

Patrick Stewart deve viver o Professor X em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

No sentido de quem deve interpretá-lo em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, os rumores apontam possíveis participações dos dois astros – algo que foi ainda mais comentado com a mudança de visual de McAvoy. Só que no que diz respeito ao trailer divulgado no último domingo, não há dúvidas para os fãs, que acreditam que trata-se do Professor X vivido por Patrick Stewart, devido à voz inconfundível do ator.

Isso seria mais uma prova de como a Marvel Studios está tentando conectar todas as adaptações das HQs da editora em um único Multiverso plural e diverso, considerando a existência de franquias anteriores (mesmo que não façam parte do MCU), algo que já foi muito bem explorado em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Quanto a uma possível participação de James McAvoy, ainda temos que esperar para ver.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia no dia 6 de maio.

Abaixo, confira também: