Cenobitas: Tudo que você precisa saber sobre os seres de Hellraiser

Capa da Publicação

Cenobitas: Tudo que você precisa saber sobre os seres de Hellraiser

Por Gus Fiaux

A saga de Hellraiser tem uma das mitologias mais interessantes do mundo do horror – embora boa parte dos filmes não sejam minimamente bons. Ainda assim, o universo criado por Clive Barker na literatura e no cinema tem uma riqueza muito vasta de detalhes e personagens interessantes, sobretudo quando falamos nos Cenobitas.

Seres vindos de outra dimensão, eles são conhecidos por trazerem um prazer tão extremo que é compreendido como dor e tortura pelos mortais. E com uma nova versão da história prestes a estrear na Hulu, trouxemos aqui tudo que você precisa saber sobre os Cenobitas de Hellraiser!

Quem são os Cenobitas?

Criados pela primeira vez em The Hellbound Heart, novela de 1986 escrita por Clive Barker, os Cenobitas são os principais antagonistas sobrenaturais da franquia Hellraiser. Em 1987, o próprio Barker decidiu adaptar sua obra para os cinemas, eternizando personagens tão memoráveis como o próprio Pinhead, o grande “líder” desse grupo de seres demoníacos.

Anjos para alguns, demônios para outros“. Essa frase sempre é usada para descrever os Cenobitas e sua relação com a humanidade. Eles costumam ser convocados para a Terra sempre que algum mortal abre a Caixa de LeMarchand, também conhecida como Configuração do Lamento.

Ao chegarem, eles prometem trazer um prazer absoluto – mas na concepção deles, esse prazer é, na verdade, tortura e morte. Em alguns casos, como em The Hellbound Heart e no primeiro filme da franquia, Hellraiser: Renascido do Inferno, eles acabam tendo que capturar algumas vítimas que “escaparam” e conseguiram driblar a morte, como por exemplo Frank Cotton.

Vale ressaltar: a palavra “Cenobita” é usada para representar os membros de uma ordem religiosa que vivem juntos em uma comunidade monástica. Ou seja, eles são seres quase “sacerdotais”, que pregam a palavra de seu supremo líder, o Leviatã.

De onde os Cenobitas vieram?

Essa é uma questão complicada e bem difícil de responder, se levarmos em consideração as diferenças entre os livros escritos por Clive Barker e os filmes que se basearam na franquia. Mas simplificando: os Cenobitas são membros da Ordem de Gash, uma poderosa instituição infernal.

Acontece que o inferno de onde eles vieram varia de obra para obra. No primeiro livro e nos primeiros filmes da saga cinematográfica, o inferno é, na verdade, uma dimensão paralela que se manifesta como um eterno labirinto, e é comandada por um ser cósmico chamado Leviatã.

Com o passar do tempo, os filmes passaram a adotar uma iconografia mais puxada para o cristianismo, retratando os Cenobitas como demônios saídos do inferno cristão. Isso irritou muito o autor da franquia, que quando desenvolveu a sequência Evangelhos de Sangue, decidiu “criticar” os filmes fazendo uma grande paródia do inferno – tanto que, no livro, podemos ver Pinhead enfrentando o próprio Lúcifer pelo controle do submundo.

Por que os Cenobitas matam?

Como dito anteriormente, os Cenobitas possuem um modus operandi bem simples: sempre que algum mortal abre a Configuração do Lamento em busca de prazeres impronunciáveis, eles aparecem e oferecem o que tem de mais valioso: tortura e morte, usando instrumentos como ganchos e correntes.

Mas isso não se dá apenas porque eles são assassinos frios e calculistas, pelo contrário. Os Cenobitas vêm de uma dimensão onde o prazer é extraído a partir da dor extrema, e isso faz com que eles matem quem os convoca. Porém, ao longo da franquia, já foi deixado claro que eles não podem matar todo mundo – apenas aqueles que resolvem e abrem a tal caixinha.

Uma curiosidade: como um homem abertamente gay, Clive Barker criou o visual e os instrumentos de tortura dos Cenobitas inspirado pela cultura leather e pelo BDSM, algo que fica bem claro se analisamos como os Cenobitas têm uma aparência bem… fetichista.

Qual a ligação dos Cenobitas com a Configuração do Lamento?

Configuração do Lamento foi criada por Philip LeMarchand, um arquiteto, designer e inventor francês que viveu no Século XVIII. Pouco se sabe sobre sua história, exceto que ele era tão talentoso e degenerado que sua maior criação servia como um portal para o inferno (lê-se: para a dimensão de onde vieram os Cenobitas).

Nos livros e nos quadrinhos de Hellraiser, LeMarchand é retratado como um homem cruel, vil e terrível, que acabou se tornando um assassino em série. A Configuração do Lamento – também chamada de Caixa de LeMarchand – é um exemplo de como suas criações eram usadas para torturar e matar seus adversários.

No entanto, não se sabe ao certo como ele teria criado esse portal e como os Cenobitas teriam entrado em contato com a raça humana pela primeira vez. Acredita-se, inclusive, que o próprio Philip LeMarchand teria morrido após encontrar esses seres extradimensionais.

Nos filmes, no entanto, a história é outra, já que Philip LeMarchand é apresentado como um dos protagonistas de Hellraiser IV: Herança Maldita. Nesse capítulo, descobrimos que ele era um inocente criador de brinquedos e que a caixa era, na verdade, um presente para um nobre francês. Porém, esse nobre acaba criando um portal para o inferno ao fazer um ritual satânico.

LeMarchand então fica ressentido de ver sua obra sendo usada para fins tão violentos e promete destruir a caixa, mas acaba sendo pego por uma das primeiras Cenobitas da franquia, a diabólica Angelique. Após ser morto, seus descendentes são espalhados pelo mundo e, no futuro, um homem chamado Paul Merchant é capaz de destruir a caixa e os Cenobitas de uma vez por todas, usando outro equipamento chamado de Configuração Elysium.

O Sacerdote do Inferno

O mais famoso e mais temido dos Cenobitas é, sem dúvida, Pinhead. O personagem foi vivido por Doug Bradley em oito dos dez filmes originais da franquia e é, até hoje, a principal marca de Hellraiser no imaginário popular, de modo que se tornou um verdadeiro vilão clássico do horror.

Porém, o nome “Pinhead” não deve ser aplicado levianamente, já que ele detesta essa alcunha e mata qualquer um que o chame assim. Na verdade, ele se identifica como o Sacerdote do Inferno e é conhecido por seu visual, com direito a uma túnica de couro, pedaços de pele retorcida em seu peito e, é claro, vários pregos em seu rosto.

Em The Hellbound Heart, livro que deu origem à saga, Pinhead aparece como o “líder” dos Cenobitas, mas sua descrição é bem diferente do que vemos no filme. Embora seu gênero nunca seja citado, ele possui uma “aparência feminina”, o que inclusive justifica a escalação de Jamie Clayton para o papel no novo filme da franquia.

Vale ressaltar que Clive Barker nunca quis que o Pinhead fosse o “Cenobita principal” da saga, já que sua intenção era aos poucos dar mais destaque para outros Cenobitas e para Julia Cotton, a vilã humana dos dois primeiros filmes. No entanto, as pressões da Dimension Films fizeram com que Pinhead fosse eternizado como o rosto da franquia Hellraiser.

As diferenças dos Cenobitas entre os filmes e os livros de Hellraiser

Até o presente momento, Clive Barker escreveu dois livros da saga, os já citados The Hellbound Heart (que veio para o Brasil como Hellraiser) e Evangelho de Sangue, ambos publicados aqui pela DarkSide Books. E, embora o primeiro filme seja bem fiel ao livro original, por ter sido escrito e dirigido pelo próprio Barker, há algumas pequenas mudanças na forma como os Cenobitas são retratados.

Nos livros, nunca temos uma explicação para a origem desses seres. Eles são vistos como figuras extradimensionais, que chegam à Terra apenas quando são convocados e partem quando sua missão é cumprida. Além disso, o primeiro livro não chega a tratá-los como demônios cristãos, já que eles servem a outro senhor, o Leviatã.

Por outro lado, os filmes (e quadrinhos que se basearam neles) levam isso a outro extremo, dando origens humanas para esses personagens. O próprio Pinhead era, na verdade, um soldado chamado Elliott Spencer, que entrou em contato com a Configuração do Lamento após testemunhar os horrores da guerra e se deixou ser transformado pela promessa de um futuro prazeroso.

Na cronologia dos filmes, vemos cerca de uma dezena de Cenobitas, cada qual com sua particularidade. Em alguns casos, podemos até ver como eles foram transformados de reles mortais para profetas da dor e do prazer, como é o caso do Dr. Channard, um dos antagonistas do segundo filme, Hellraiser II: Renascido das Trevas.

O novo Hellraiser estreia na Hulu no dia 7 de outubro. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Abaixo, veja também: