Os 13 filmes de terror mais assustadores da história do cinema

Capa da Publicação

Os 13 filmes de terror mais assustadores da história do cinema

Por Gus Fiaux

Um dos gêneros mais prolíficos da sétima arte, o horror se manifesta de diversas formas, em vários subgêneros. Do slasher ao filme de possessão demoníaca, vários filmes trazem consigo imagens que ficaram marcadas para sempre na memória de seu público, seja pelo gore explícito ou então pelos elementos psicológicos e traumatizantes. Todo mundo gosta de um bom filme de terror – ao menos os que não têm medo de testemunhar o pavor.

Se esse é seu gênero favorito, preparamos uma seleção especial com 13 filmes de terror mais assustadores de todos os tempos! Aqui, você verá uma coletânea de demônios, assombrações, assassinos mascarados e até mesmo seres de outros planetas, passando até por adaptações de grandes obras literárias. Apague as luzes e se divirta… mas cuidado com o que espreita embaixo de sua cama!

Imagem de capa do item

Os Inocentes (1961)

Onde assistir: Não está disponível em nenhum streaming.

Engana-se quem acha que apenas os filmes mais recentes, lotados de sustos e jumpscares, realmente são assustadores. Uma prova perfeita disso é Os Inocentes, filme de 1961 dirigido por Jack Clayton, que adapta a obra-prima de Henry James, o livro A Outra Volta do Parafuso - vale lembrar que essa história também serviu de base para A Maldição da Mansão Bly.

Em Os Inocentes, acompanhamos uma mulher que é contratada para morar em um grande casarão inglês, onde deve cuidar de dois jovens irmãos. Aos poucos, ela nota pequenas perturbações na mansão, e esse mistério acaba se tornando muito mais tenebroso do que ela imagina. Com sua impressionante fotografia em preto-e-branco, é uma excelente história de assombrações.

Imagem de capa do item

O Exorcista (1973)

Onde assistir: HBO Max

Você pode até ser do time que acha O Exorcista um filme datado, mas os clássicos são clássicos por algum motivo, e a obra máxima de William Friedkin certamente evoca o melhor do livro de William Peter Blatty, sobre uma jovem garota que aos poucos se torna vítima de um demônio pavoroso, enquanto sua mãe se desespera e recorre aos poderes divinos.

De muitas maneiras, o filme de 1973 é uma obra perfeita - seja na direção, nas atuações brilhantes de Linda Blair e Ellen Burstyn ou até mesmo na imagética empregada através da maquiagem e dos efeitos práticos. Esse é o filme que traumatizou gerações e criou uma legião de fãs do horror. Vale lembrar que uma nova trilogia está sendo desenvolvida para dar sequência ao original!

Imagem de capa do item

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Onde assistir: Looke

Um dos "pais" do slasher, o clássico O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper, é definitivamente um dos filmes mais perturbadores de todos os tempos, por tratar de uma família de canibais que sequestra e mata um grupo de amigos perdidos em uma estrada no Texas. E o mais curioso de tudo isso é como o filme original é econômico em seu gore e violência.

Embora a ideia de um assassino mascarado (com uma máscara feita de pele humana, diga-se de passagem) seja perturbadora, o Massacre original usa e abusa da sugestão para criar seus momentos mais aterrorizantes - como, por exemplo, toda a cena de jantar onde Sally Hardesty é confrontada pela "família" de Leatherface, um dos momentos mais traumatizantes já vistos no cinema.

Imagem de capa do item

O Iluminado (1980)

Onde assistir: HBO Max

Qualquer lista com "filmes de terror" não estaria completa sem, pelo menos, uma adaptação de Stephen King. Curiosamente, O Iluminado é a obra menos querida pelo autor, já que Stanley Kubrick mudou diversos elementos do livro original, além de ter descartado todo o final explosivo descrito na obra literária.

Porém, deixando de lado a inimizade entre Kubrick e King, o filme é uma obra de arte, com planos belíssimos e um senso de claustrofobia assustador - o que é ainda mais curioso, levando em conta que a história se passa em um hotel gigantesco. Destaque para as atuações de Jack Nicholson e Shelley Duvall, que elevam o suspense e o horror à máxima potência.

Imagem de capa do item

O Enigma de Outro Mundo (1982)

Onde assistir: Disponível para alugar no AppleTV+

John Carpenter é um dos diretores mais prolíficos do gênero, tendo sido o pai do "primeiro slasher" já feito, Halloween: A Noite do Terror. Ainda assim, uma de suas obras mais cultuadas é O Enigma de Outro Mundo, uma adaptação do livro de John W. Campbell Jr., que já tinha servido de base para um filme B da década de 50, O Monstro do Ártico.

Estrelado por Kurt Russell, O Enigma de Outro Mundo retrata um grupo de pesquisadores e cientistas que se veem presos em uma base na Antártida, onde são assombrados por um ser alienígena capaz de mudar de forma. Aos poucos, as pessoas começam a desconfiar umas das outras e a paranoia torna uma situação já assustadora em algo completamente tenebroso.

Imagem de capa do item

Ringu: O Chamado (1998)

Onde assistir: VIX

O final dos anos 90 e o começo dos anos 2000 trouxe uma verdadeira invasão asiática no gênero do horror - e um dos responsáveis por isso foi Ringu: O Chamado, longa que posteriormente ganhou um remake norte-americano estrelado por Naomi Watts. Porém, aqui não temos Samara Morgan, uma vez que a assombração original se chama Sadako.

A história reflete alguns dos medos e anseios do povo japonês na virada do milênio, com a chegada de novas tecnologias e a modernização desenfreada - tanto que a história é focada em uma fita de vídeo amaldiçoada, que traz consigo um mal-agouro para todos que a assistem - junto da certeza de que eles morrerão em sete dias...

Imagem de capa do item

Kairo (2001)

Onde assistir: Não está disponível em nenhum streaming.

Por outro lado, uma das obras mais marcantes do j-horror é Kairo (ou Pulse, como também é conhecido), longa de Kiyoshi Kurosawa. Assim como O Chamado, a história também reflete as preocupações em torno das novas tecnologias, sobretudo a internet, já que trata de uma infecção lenta de espíritos famintos através do mundo virtual.

Em vez de apostar em sustos e jumpscares, o filme é assustador por elevar a tensão e o sentimento de isolamento à décima potência, além de contar com cenas muito angustiantes. Em 2006, foi lançado um remake americano com Kristen Bell e Ian Somerhalder - mas esse você pode dispensar, já que é uma adaptação tenebrosa do excelente filme original.

Imagem de capa do item

Espíritos: A Morte Está ao seu Lado (2004)

Onde assistir: Não está disponível em nenhum streaming.

Embora o Japão tenha tomado a dianteira nos filmes de terror, outros países asiáticos também investiram pesado em suas próprias explorações do gênero - e um dos que mais se destaca é a Tailândia, que em 2004 nos apresentou o fascinante Espíritos: A Morte Está ao seu Lado, longa de estreia da dupla Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom.

A trama é centrada em um jovem fotógrafo, que aos poucos descobre que as suas fotos apresentam manchas estranhas, após um acidente trágico. Junto de sua namorada, ele tenta investigar a causa dessas ocorrências bizarras - e tudo parece estar conectado diretamente ao seu passado. Depois de ver esse filme, você vai rezar para nunca sentir dor nas costas...

Imagem de capa do item

Abismo do Medo (2005)

Onde assistir: Prime Video

Seis amigas decidem se reunir para explorar cavernas nas montanhas dos Apalaches, mas o que era para ser uma jornada cheia de aventura se torna um pesadelo assombroso, quando elas se veem presas em um abismo, junto de criaturas assassinas. Essa é a trama de Abismo do Medo, filme que levou o nome do diretor Neil Marshall ao centro dos holofotes.

O que torna esse filme tão impressionante é a forma como consegue criar tensão através de seus vários recursos: a escassez de luz solar, os espaços apertados e claustrofóbicos dentro da caverna, o próprio visual dos monstros, sem contar as atuações sutis e brilhantes do elenco. No entanto, fique longe da sequência, lançada em 2009, que estraga parte da graça do filme original.

Imagem de capa do item

Mártires (2008)

Onde assistir: Não está disponível em nenhum streaming.

O Novo Extremismo é um movimento iniciado na França, que nos trouxe algumas das obras mais perturbadoras do horror. Mártires é a prova viva disso, um filme que assusta mais pela forma como trata o body horror e as violências vividas pelos seus protagonistas, ainda que tudo tenha um motivo quase "divino".

A trama se desdobra com vários plot twists e reviravoltas, mas começa de uma forma surpreendentemente simples: uma família recebe a visita de uma mulher perturbada, e isso logo se transforma em uma carnificina total. A partir daí, somos levados em uma espiral de tortura, massacre e violência, trazendo resultados assustadores para todos os envolvidos na história.

Imagem de capa do item

A Entidade (2012)

Onde assistir: Globoplay, Starz

Scott Derrickson é um diretor relativamente versátil, tendo iniciado sua carreira no horror e posteriormente dirigido Doutor Estranho, filme do Universo Cinematográfico da Marvel. Antes disso, no entanto, eles entregou ao mundo uma visão sinistra em A Entidade, longa de 2012 estrelado por Ethan Hawke.

Aqui, Hawke interpreta Ellison Oswalt, um escritor de true crime que se muda com sua família para uma casa que foi palco de assassinatos macabros, na esperança de encontrar inspirações para seu próximo livro. Porém, ao descobrir algumas fitas cassetes escondidas no sótão, ele se depara com um mistério sobrenatural que vai mudar sua vida para sempre...

Imagem de capa do item

Invocação do Mal (2013)

Onde assistir: HBO Max

Todos nós sabemos que o universo de Invocação do Mal se tornou um dos maiores fenômenos da cultura pop nos últimos anos - e embora seus spin-offs e continuações mais recentes tenham decepcionado muito os fãs, o primeiro longa permanece como um dos filmes mais assustadores de todos os tempos, graças à direção infernal de James Wan.

O longa segue o lendário casal de investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren, que são chamados até a nova casa da Família Perron para tratar de acontecimentos bizarros relatados por eles. Aqui, Wan se esbalda ao trazer sustos muito criativos e uma ambientação que lembra grandes clássicos da década de 70, como O Exorcista e Terror em Amityville.

Imagem de capa do item

Hereditário (2018)

Onde assistir: HBO Max

Mais recentemente, a A24 se destacou em meio à produção do horror, com diretores tendo liberdade criativa para fazerem as obras mais experimentais e ousadas possíveis. Foi assim que surgiu Hereditário, longa de estreia de Ari Aster, que acompanha uma família imersa no luto, envoltos por tramas macabras e sobrenaturais.

Além de conseguir criar horror genuíno através de situações corriqueiras, o filme também conta com um excelente elenco liderado por Toni Collette. Porém, o que torna Hereditário tão assustador e traumatizante é a forma como explora o drama familiar e a destruição de todos os seus personagens frente a forças diabólicas.