CCXP22: Dublador clássico comenta conquista de Ash Ketchum como Mestre Pokémon

Capa da Publicação

CCXP22: Dublador clássico comenta conquista de Ash Ketchum como Mestre Pokémon

Por Gabriel Mattos

Não é mais novidade que, depois de 25 anos, Ash Ketchum se tornou Mestre Pokémon. E ninguém acompanhou o início dessa jornada tão de perto quanto Fábio Lucindo, o dublador que deu voz ao personagem no Brasil por quase 20 anos. Durante um painel sobre dublagem na CCXP, Fábio comentou como foi descobrir sobre a grande conquista de Ash.

O ator esteve presente no Palco Bentō para um bate-papo sobre My Hero Academia, anime em que empresta a voz para Bakugou. Além de discutir sobre as experiências com o rival esquentadinho do Midoriya, Fábio também falou sobre personagens que marcaram sua trajetória, incluindo Ash Ketchum.

Fábio Lucindo, a voz original de Ash Ketchum, hoje dubla Bakugo (C: Crunchyroll)

Quando perguntamos sobre como Fábio reagiu a notícia de que Ash finalmente havia realizado seu sonho, o dublador demonstrou ainda manter um forte carinho pelo personagem que começou a dublar em 1999, quando o desenho estreou na Record.

“Foi maravilhoso, cara”, disse na voz do personagem, “Eu recebi um monte de mensagem. As pessoas ainda falam comigo por causa disso e tal. Acho que foi um processo. Eu participei disso, de alguma forma, né? Acho que a parte mais difícil ficou comigo.”

Ash se torna campeão mundial de Pokémon. (C: Pokémon Company)

Fábio emprestou sua voz para o treinador da Cidade de Pallet de eternos 10 anos por 18 temporadas. O dublador acompanhou o início da carreira do personagem, quando seu único parceiro era Pikachu, até meados de sua fase mais intensa do anime, a segunda temporada da era XY. Em sua opinião, Ash é um protagonista muito importante por ensinar uma valiosa lição para as crianças — não dá para vencer sempre.

“Eu gosto do Ash por causa disso,” disse ainda brincando na voz do treinador, “Porque ele, agora não mais, mas é um protagonista que não vence. E é muito bom isso, né? Porque bem, a gente mais perde do que ganha na vida, então a principal lição está aí!”

A grande vitória de Ash Ketchum na Coroação Mundial Pokémon ainda não foi exibida no Brasil, mas já tem uma previsão para chegar. Jornadas Supremas Pokémon estreia na Netflix em 2023.

Leia também: