Como o Cavaleiro da Lua empunhou o martelo do Thor nas HQs?

Capa da Publicação

Como o Cavaleiro da Lua empunhou o martelo do Thor nas HQs?

Por Junno Sena

Com todo o sangue e punição demonstrados na série do Cavaleiro da Lua, parece pouco provável que o personagem seja digno a ponto de ser capaz de levantar o Mjolnir. Mas, com todas as mudanças ao redor da mitologia do martelo de Thor, “ser digno” apenas se tornou uma especificado nos anos 70 e, mesmo assim, diversos personagens já quebraram essa regra, incluindo o confuso e complicado Marc Spector.

Mas antes de chegarmos em como esse momento foi possível, é preciso contar um pouco sobre a origem do martelo. Forjado pelos anões de Nidavellir, o metal místico de Uru foi fundido no coração de uma estrela cadente.

Em The Mighty Thor #12, escrito por Jason Aaron e com arte de Russell Dauterman e Frazer Irving, adentramos um pouco mais nessa origem. Lá descobrimos que “Nidavellir”, proveniente da língua nórdica, pode ser traduzido como “lua minguante”.

O roteiro de Aaron e a exploração da origem de Mjolnir não pareceram relevantes na época, mas alguns anos depois, em Doctor Strange: Damnation #3, escrito por Donny Cates, Cavaleiro da Lua tem o seu primeiro contato com o martelo e o círculo começa a se fechar.

O primeiro encontro de Cavaleiro da Lua com o Mjolnir

Cavaleiro da Lua tenta erguer o martelo em Doctor Strange: Damnation #3

Nessa história, os Vingadores são possuídos por Mephisto e Wong precisa reunir um grupo de heróis capazes de detê-los e salvar Doutor Estranho. Em determinado momento, Cavaleiro da Lua tenta erguer o martelo e é sugerido que ele conseguiu levantar o artefato místico, porém, é descoberto que Jane, a Thor da época, estava conjurando o martelo no mesmo momento.

Esse é um enredo recorrente quando os roteiristas querem brincar com a possibilidade de algum personagem ser “digno” para tomar a alcunha de Thor. Isso já aconteceu com o Motoqueiro Fantasma nos quadrinhos como também com Capitão América nos filmes.

O segredo do metal Uru

Cavaleiro da Lua conta sobre a origem do metal Uru

Mas foi com o retorno de Jason Aaron, em Avengers #33, que a ligação entre o Cavaleiro e o martelo foi finalmente instaurada. Nele, o guerreiro de Khonshu passa a atacar super-heróis e tomar para si seus poderes. Entre tomar o “punho” do Punho de Ferro e decidir confrontar Thor, o Mjolnir é atirado contra o Cavaleiro da Lua.

Então descobrimos que o metal Uru é, na verdade, o pedaço de uma pedra da lua proveniente de um universo que foi criado antes do que a Terra-616, o universo em que eles estão. O Cavaleiro então toma controle do martelo e nocauteia Thor com sua própria arma, além de conjurar diversas luas para derrotar o deus asgardiano.

Todo o esforço de Khonshu era apenas mais uma ponta do plano dele para derrotar Mephisto. Mesmo que a história não tenha se desenrolado com o deus egípcio gostaria, a construção da mitologia entre o Cavaleiro da Lua e o Mjolnir ficou na história da Marvel.

Aproveite e continue lendo: