Capa da Publicação

Castelobruxo: Tudo sobre a escola de magia brasileira do universo Harry Potter

Por Nick Narukame

Descobrir que existem 11 escolas de Magia e Bruxaria espalhadas pelo mundo foi um dos maiores marcos na vida dos fãs de Harry Potter. Apesar de Hogwarts permanecer sendo uma das principais dentre eles, a existência de Castelobruxo aqueceu o coração dos Potterheads brasileiros, uma vez que ela se localiza nos limites de nosso país.

Em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, os olhos do fandom se voltam mais uma vez para o Brasil, com a presença da personagem Vicência Santos, interpretada pela atriz Maria Fernanda Cândido. Com isso, vários questionamentos acerca da escola de magia da América Latina voltaram a ser levantados e nós da Legião dos Heróis trouxemos nesse artigo respostas para as dúvidas mais recorrentes. Vamos conferir?

A história de Castelobruxo

As informações oficiais liberadas pela própria autora, relatam que Castelobruxo é uma escola tão antiga quanto a própria Hogwarts. Levando em consideração que a escola localizada na Escócia foi fundada por volta do século X, é bem provável que Castelobruxo tenha sido fundada pelos povos indígenas, já que a colonização portuguesa só veio a acontecer depois do século XVI.

Onde fica Castelobruxo?

Castelobruxo está localizada na Amazônia e atende a alunos de toda a América Latina. Possui uma peculiar aparência que, em muito, lembra templos antigos dos povos incas com suas paredes douradas, forma quadrada e feita de pedras.

Imagem oficial de Castelobruxo.

Essa aparência característica apenas reforça a possibilidade da instituição de ensino ter sido fundada pelos povos pré-colonização. A construção majestosa é protegida por um feitiço que, similar ao utilizado em Hogwarts, faz com que trouxas indesejados a enxerguem como ruínas se, por um acaso, a encontrem em meio a uma caminhada.

Quem protege os terrenos de Castelobruxo?

Mas, não se engane em pensar que a escola é protegida apenas por feitiços! Os terrenos de Castelobruxo são repletos de Caiporas, criaturas mágicas pequenas, vermelhas e peludas que são conhecidas por serem travessas a um extremo digno do poltergeist Pirraça em Hogwarts.

Castelobruxo é protegida por Caiporas, criaturas do folclore brasileiro que foram adaptadas para o universo de Harry Potter.

Elas estão incumbidas da proteção de Castelobruxo e, durante a noite, emergem das florestas para vigiar os alunos e as criaturas que vivem nas proximidades da escola.

Castelobruxo é dividida em casas?

Apesar de se esperar que toda escola de magia tenha uma divisão por casas (muito por conta do que estamos acostumados a ver de Hogwarts e, posteriormente de Ilvermorny), não há nenhuma informação oficial de que Castelobruxo seja dividida por casas. Na verdade, as únicas duas escolas que se tem conhecimento que adotam esse tipo de divisão são Hogwarts e Ilvermorny até o momento.

Nem mesmo Beauxbatons e Durmstrang, citadas diretamente no quarto livro durante o torneio tribruxo, possuem informações concretas sobre uma possível divisão interna entre casas.

Curiosidades sobre Castelobruxo

Castelobruxo é conhecida mundialmente por formar bruxos especializados no estudo de Herbologia e Magizoologia, oferecendo um excelente programa de intercâmbio a alunos das escolas europeias que desejam se aprofundar nos conhecimentos dessas matérias.

A brasileira Maria Fernanda Cândido, como personagem de Animais Fantásticos: Os Segredps de Dumbledore.

Nos livros de Harry Potter, é mencionado que Gui Weasley mantinha contato por cartas com uma aluna brasileira de Castelobruxo e tinha muito interesse no programa de intercâmbio da escola. No entanto, por questões financeiras da família, ele não conseguiu concretizar esse objetivo.

Mas e você? Conhece mais alguma curiosidade sobre a escola? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Nick Narukame

Graduada em Letras pela UFF, moradora do fim do mundo, escritora amadora e cosplayer sem talento. Dotada com o superpoder de fazer as piadas mais sem graça da face da terra. Se quiser alimentar, dê chocolate. || @narukamenick