Como Brendan Fraser quase morreu durante as filmagens de A Múmia

Capa da Publicação

Como Brendan Fraser quase morreu durante as filmagens de A Múmia

Por Chris Rantin

Lançado em 1999, A Múmia se tornou um grande clássico geracional. Trazendo grandes nomes como Rachel Weisz, John Hannah e Brendan Fraser no elenco, o filme conquistou o coração dos fãs ao trazer uma aventura épica cheia de comédia. O que pouca gente sabe, porém, é que Fraser quase morreu durante as filmagens.

Em A Múmia, acompanhamos Evelyn Carnahan (Rachel Weisz) em sua expedição pelo Egito em busca da cidade de Hamunaptra. Contudo, para conseguir chegar em seu objetivo, ela precisa da ajuda de Rick O’Connell (Brendan Fraser), um aventureiro que está prestes a ser enforcado na prisão de Cairo.

Antes de ser salvo por Evelyn, Rick realmente fica pendurado na forca e começa a ser asfixiado. O que era pra ser uma cena divertida, no entanto, quase custou a vida de Fraser, conhecido por fazer suas próprias sequências de ação. “Eu fui completamente enforcado. Foi assustador.” disse Fraser para a EW.

A cena que quase custou a vida de Fraser.

De acordo com o ator, tudo deu errado quando o diretor Stephen Sommers pediu para que a cena da forca fosse refeita, aumentando a tensão da corda na refilmagem. O problema é que isso realmente fez com que Fraser fosse enforcado e tivesse uma experiência de quase morte.

“Rick está pendurado pela corda, e ele é um cara tão durão que seu pescoço não quebrou. Nós filmamos em um ângulo aberto, mostrando o dublê caindo na forca, e ele tinha equipamento de segurança e tudo ficou ótimo. Então eles se aproximaram [para fazer um close],” relembra Fraser. “Na primeira filmagem, eu fingi estar enforcado da melhor forma que pude. Steve diz, ‘Podemos fazer outra vez aumentando a tensão da corda?’ e eu disse, ‘tudo bem, vamos mais uma vez.’ Porque ter uma corda em seu pescoço vai enforcar suas artérias de qualquer forma. Então o dublê pegou a corda mais forte e eu perdi meu apoio, então acho que ele aumentou a tensão [da corda] de novo, e eu não sou nenhuma bailarina e não consigo ficar na ponta dos meus pés.”

O ator descreveu como percebeu que estava sendo enforcado de verdade:

“Eu lembro de ver a câmera dando uma volta e então tudo ficou com uma borda preta, como no final de um filme mudo. Foi como diminuir o volume do seu rádio,” conta. “Eu recobrei a consciência e tinha um técnico de emergência médica chamando meu nome. Meu ouvido estava estranho e tudo doía.” 

Relembre a cena abaixo:

De acordo com Weisz, o momento foi tão dramático que Fraser parou de respirar e precisou de massagem cardíaca. Apesar do susto, muita gente encarou a situação como uma brincadeira.

“O coordenador de dublês veio até mim e disse: ‘Oi! Boas vindas ao clube, mano! Ha ha ha!’ E eu fiquei tipo ‘Ha Ha, divertido? Ha Ha? Tipo, que inferno? Eu quero ir pra casa!'”, relembra Fraser.

Segundo o ator, o diretor achou que ele estava exagerando e tendo o comportamento de uma estrela, mas Fraser insistiu que precisava de um dia de folga.

Isso ocorreu porque, na opinião de Sommers, toda a situação foi por conta de um erro do próprio Fraser:

“É tudo culpa dele. Ele apertou o nó da forca, e então, quando a gente estava pra filmar, ele estava tentando fazer com que realmente parecesse que ele estava sendo enforcado. Eu acho que ele pressionou sua artéria carótida ou algo do tipo, e isso deixou ele inconsciente. Ele fez isso com ele mesmo.”

Fraser até concorda que foi sua culpa em tentar entregar uma atuação mais verdadeira, mas no fim, ele só estava seguindo o que o diretor queria:

“Stephen precisava vender que Rick realmente estava sendo enforcado, então, tecnicamente sim, foi minha culpa, eu estava seguindo as direções do meu diretor […] Então quer saber? Nessa coisa de culpar o Stephen e ele me culpar, você pode me culpar. Eu estava fazendo meu trabalho para parecer que era um homem pendurado pelo seu pescoço e pronto pra morrer. Eu devo dizer, o que você vê no filme é o que eles filmaram aquele dia, então eles tiveram que cortar a cena, porque logo depois eu estava desmaiado.” 

 

Veja também: