10 fatos e curiosidades sobre o filme da Múmia de 1999!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o filme da Múmia de 1999!

Por Chris Rantin

Sim meus amigos, faz 18 anos que tivemos o primeiro filme da trilogia que misturava horror, comédia e aventura. Um sucesso tão grande que merece ser recordado nesta lista. Por isso prepare o seu Livro dos Mortos e saia do seu sarcófago para ler os 10 fatos e curiosidades sobre o filme da Múmia de 1999!

Imagem de capa do item

Imhotep renasce

A história do filme é bem simples: Muito tempo atrás, um sacerdote chamado Imhotep se apaixonou por Ankh-sun-Namun, o grande amor do faraó. Os dois viveram um amor proibido até que tudo foi descoberto e, como punição, os dois foram mortos.

Então, em 1923, um grupo de arqueólogos liderados por Rick, O'Connel, Evelyn e seu irmão Jonathan exploram o Egito, encontrando o corpo mumificado de Imhotep - que ganha vida depois que a bibliotecária lê o texto de um livro proibido. Cabe ao grupo impedir a Múmia de concluir seus planos de trazer Ankh-Sun-Namum de volta a vida e espalhar mais destruição.

Imagem de capa do item

Remake

A Múmia de 1999 é, na verdade, o remake do filme de mesmo nome de 1932, estrelado por Boris Karloff. Os planos iniciais eram de que a produção fosse uma série de horror de baixo orçamento.

Felizmente os planos mudaram e além da produção se tornar um filme de alto orçamento, o horror foi deixado de lado, transformando o longa em uma aventura cômica situada em um cenário de horror.

Imagem de capa do item

Filmagem

As filmagens começaram no dia 04 de maio de 1998 em Marrakech no Marrocos e durou 17 semanas de trabalho intenso.

Como era de se esperar, quando as filmagens aconteceram no Saara a equipe teve que lidar com situações um tanto “incomuns” como tempestades de areia, serpentes, aranhas, escorpiões e, é claro a desidratação.

Imagem de capa do item

Drink Especial e picadas

Para evitar que a equipe do filme acabasse desidratada, o time médico que acompanhava a produção criou uma bebida especial para os atores e equipe, que deveria ser ingerida a cada duas horas.

O problema com os animais, no entanto, não pode ser resolvido com uma bebida e muitos membros da equipe precisaram ser resgatados de helicóptero depois de serem picados por algum animal peçonhento.

Imagem de capa do item

Quase Morte

Além de todos esses desafios, quase que uma morte de verdade acontece no set de filmagens. Durante a cena onde Rick, o personagem de Brendan Fraser, é enforcado o ator quase morreu de verdade.

A atriz Rachel Weisz que viveu Evelyn no filme, recorda que: “Ele [Fraser] parou de respirar e precisou ter que ser ressuscitado” algo que apesar de ser ligeiramente irônico em um filme sobre uma criatura que acaba sendo trazida de volta a vida, poderia ter acabado em uma verdadeira tragédia.

Imagem de capa do item

Situação enrolada

Quem também sofreu no filme foi Arnold Vosloo, o ator que deu vida ao perigoso Imhotep. Durante a cena em que seu personagem é mumificado, o ator ficou bem incomodado com a filmagem.

Isso porque ele precisou ficar completamente enrolado nas ataduras durante quatro horas - o tempo que levou para filmarem todas as cenas em que ele aparece enrolado e é colocado em sua tumba.

Imagem de capa do item

Lucro

O filme teve o orçamento de 80 milhões de dólares e foi um grande sucesso arrecadando 43 milhões de dólares apenas na sua primeira semana de lançamento.

A arrecadação final do filme foi de 416 milhões de dólares, um lucro tão alto de motivou o estúdio a continuar explorando essa história.

Imagem de capa do item

Sequências

De acordo com o diretor do filme, Stephen Sommers, na manhã seguinte à estreia de A Múmia, ele recebeu uma ligação da Universal Studios dizendo ”Nós precisamos de outro [filme]”.

O pedido foi atendido e em 2001 tivemos O Retorno da Múmia, que continuava a história de Imhotep e nos apresenta novos personagens como Alex, o filho de Evelyn e Rick e O Escorpião Rei, vivido por The Rock.

Imagem de capa do item

Escorpião Rei

O sucesso do personagem vivido por Dwayne Johnson, o The Rock, foi tão grande que uma franquia de filmes derivados foi feita focada no Escorpião Rei.

A trama da franquia se passa 5 mil anos antes dos eventos de O Retorno da Múmia e vemos mais da vida de Mathayus antes de se tornar o Escorpião Rei que vimos no outro filme.

Imagem de capa do item

Desenho Animado

Além disso, um desenho animado inspirado na franquia da Múmia foi feito. Sendo chamado de A Múmia aqui no Brasil, o desenho foi produzido pela Universal Studios e teve 2 temporadas de 26 episódios no total, não conseguindo ter o mesmo sucesso dos filmes e sendo muito criticado por não ter tramas muito criativas.

No desenho continuamos a acompanhar as aventuras da família O’Connoll, tendo mais uma vez Imhotep como o antagonista. Agora, além de impedir a múmia, o foco de Evelyn e Rick é encontrar os pergaminhos de Tebas para conseguir retirar o bracelete de Osíris do punho de Alex.