Attack on Titan: Os Titãs despertados no Estrondo são Colossais?

Capa da Publicação

Attack on Titan: Os Titãs despertados no Estrondo são Colossais?

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Com Eren utilizando o Rugido da Terra para despertar os Titãs presos nas muralhas e assim iniciar o Estrondo, Attack on Titan deixou muitos fãs em dúvida nessa reta final com a semelhança desses titãs com um dos 9 Titãs Originais, o Titã Colossal. Apesar de muito parecidos, eles são da “mesma espécie”? A gente tira essa dúvida!

Titã Colossal e Titãs das Muralhas

Bertholdt Hoover como Titã Colossal no anime

O Titã Colossal é um dos mais marcantes da história, principalmente por ter sido o primeiro dos Originais a aparecer. Com sua aparência assustadora, que é igual a um humano sem pele, e seu tamanho, que ultrapassa até mesmo as grandes muralhas; ele marcou para sempre a história de todos os personagens de AoT.

Conforme a história avança, é revelado que titãs como o Colossal são titãs racionais e controlados por usuários humanos, os shifters. O humano que controlava esse titã, na época da invasão na primeira temporada, era ninguém menos que Bertholdt Hoover, um dos soldados que agora convive com Eren.

Depois de alguns longos acontecimentos, o Titã Colossal passou para Armin Alert, que raramente o ativou ou vimos em ação até o momento. Com o plano de extermínio de Eren em prática, vários titãs muito similares a esse foram retirados do endurecimento, ou seja: as três Muralhas da Ilha Paradis foram construídas com esses titãs sendo colocados em paralelo um ao outro e se endurecendo para formar a estrutura dos muros que protegem a Ilha há séculos.

Mas o que esses titãs das muralhas tem de semelhante e diferente do Titã Colossal de Armin e Bertholdt? (via ScreenRant)

Diferenças e semelhanças entre os Titãs

Titã Colossal

Primeiramente: eles não são Colossais. Eles se assemelham muito fisicamente devido ao seu grande porte, sua aparência de um corpo humano com a musculatura à mostra, a falta de cabelos e a capacidade de soltar vapor, assim como o Titã Original.

Mas, algumas diferenças podem ser notadas: a principal delas é que o Titã Colossal não possui a capacidade de endurecimento que Eren e Annie (o Titã de Ataque e a Titã Fêmea, respectivamente) possuíam, logo não teria como construir uma muralha com titãs que não podem endurecer.

Outro ponto que chama a atenção é o tamanho de ambos, que difere bastante. Em AOT existem os titãs irracionais, que variam entre os 3 e 15 metros, mas também existem os titãs derivados diretamente do Titã Fundador. Esses, além de racionais, são mais altos e mais fortes que os demais, o maior dentre todos é justamente o Colossal, com seus 60 metros de altura (mas características como altura e fisionomia podem variar de usuário para usuário).

Enquanto isso, os titãs que formaram a muralha aparentam ser um pouco mais baixos que ele, uma vez que na primeira aparição do Colossal ele foi capaz de ver por cima da Muralha Maria. Isso nos leva a entender que os outros titãs são, ao menos, 10 metros mais baixos. Mas a principal diferença é: a falta de um humano (um shifter).

Um soldado assumindo o controle de um titã é o ponto principal que separa um dos 9 Originais do restante dos irracionais e nenhum daquelas que despertou com o Rugido da Terra aparentou ser controlado por alguém além de Eren. Logo, só seriam Titãs Colossais se houvessem humanos para controlá-los.

E como esses Titãs surgiram?

Momento em que a habilidade de Ymir de criar coisas a partir da areia é mostrada na última temporada

Com a revelação da existência dos Caminhos de Ymir e de que a garota moldava milhares de titãs neste local, ainda a mando do Rei Fritz, é bem provável que esses também foram criados por ela especificamente para a construção das muralhas. Provavelmente o Rei se inspirou na aparência e na altura do Colossal para influenciar a criação de Ymir, principalmente porque precisava de titãs maiores que o normal para que pudessem ser convertidos em Muralhas quase impenetráveis com seu endurecimento.

E você, achava que os titãs que Eren liberou eram todos Titãs Colossais? Compreendeu a diferença entre os dois ou já sabia que não era tudo farinha do mesmo saco? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também: