A Casa do Dragão: Por que Rhaenys não disse Dracarys naquela cena do episódio 9?

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Por que Rhaenys não disse Dracarys naquela cena do episódio 9?

Por Melissa de Viveiros

A Casa do Dragão chegou ao seu nono episódio. Com vários acontecimentos importantes, algo que chamou muita atenção foi a cena em que a princesa Rhaenys (Eve Best) escapou de King’s Landing em sua dragão, Meleys, destruindo boa parte do septo em que ocorria a coroação de Aegon (Tom Glynn-Carney). No fim, a princesa teve a chance de atacar diretamente a família de Alicent, mas apesar de seu dragão ficar cara a cara com os Verdes, ela não mandou um Dracarys para acabar com tudo ali. Qual o motivo para isso?

A roteirista e produtora executiva, Sara Hess, discutiu a questão junto com a diretora Clare Kilner. Questionadas em entrevista ao The Hollywood Reporter sobre o porquê de Rhaenys não acabar com a guerra ali mesmo, Hess respondeu:

“Acho que ela simplesmente não pode fazer isso. Não é a guerra dela. A briga é entre esses dois lados, e ela meio que não está nisso. Ela não sente que seria a pessoa para ir e acabar com isso. Mas você tem razão. Se ela só incinerasse todo mundo, fim de jogo, Rhaenyra vence e acabamos por aqui. Mas o custo é enorme. E também acho que naquele momento, ela olha nos olhos de Alicent e Alicent anda na frente dela para proteger seu filho. É de uma mãe para a outra. Rhaenys está brava, mas em sua cena anterior com Alicent, ela a respeitou, apesar de não concordar com ela. Então ela não vai matar outra mulher dessa forma.”

Rhaenys (Eve Best) e Alicent (Olivia Cooke) em A Casa do Dragão. (Reprodução: HBO)

Kilner completou, dizendo:

“Falamos com Eve Best sobre isso, e na cena anterior ela sentiu que Alicent realmente viu Rhaenys pela primeira vez em muito tempo. Naquele momento, elas são mães nesse mundo terrível criado por homens e ela não consegue fazer isso.”

No episódio, a falta de ação da personagem levantou questionamentos sobre o motivo para isso, já que ela havia sido presa pelos Verdes e entra em cena matando diversos espectadores, parte do povo da cidade que foi levado para assistir à coroação. Questionada sobre Rhaenys matar diversos civis, Hess disse apenas: “É Game of Thrones — civis não contam!”.

Vale notar que a cena em questão é uma adição da série que não acontece nos livros. Em Fogo & Sangue, obra de George R. R. Martin em que a série se baseia, Rhaenys não está em Porto Real quando Viserys falece, e assim não é presa pelos Verdes. Ela participa do Conselho dos Pretos, partidários de Rhaenyra, após a morte do rei.

A Casa do Dragão está disponível na HBO e HBO Max.

Veja também: