A Casa do Dragão: As diferenças entre a morte chocante do episódio 8 na série e no livro

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: As diferenças entre a morte chocante do episódio 8 na série e no livro

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

A Casa do Dragão trouxe uma morte impactante em seu oitavo episódio. Depois de discutir por seu direito de herdar Driftmark, Vaemond Velaryon (Wil Johnson) acabou perdendo a razão — e a cabeça — em um momento marcante do episódio. Mas as coisas não acontecem exatamente da mesma forma no livro em que a produção da HBO se baseia.

Na série, o personagem vai até Porto Real pedir para se tornar o herdeiro oficial de seu irmão, Corlys (Steve Toussaint), que foi gravemente ferido em batalha e pode não sobreviver. Durante a audiência, o rei Viserys (Paddy Considine) sobe ao trono, e afirma que não há o que discutir, deixando a decisão nas mãos da esposa de Corlys, Rhaenys (Eve Best).

Revoltado por não ser escolhido como herdeiro em favor do filho de Rhaenyra (Emma D’Arcy), Lucerys (Elliot Grihault) Vaemond acusa o garoto e seus irmãos de não serem Velaryons de verdade, e sim bastardos. Além disso, ele ofende a própria herdeira do trono, a chamando de “meretriz”. Viserys diz que ele perderá a língua por isso, mas Daemon (Matt Smith) é mais rápido, e parte a cabeça de Vaemond com um único golpe.

Vaemond encontrou seu fim em novo episódio. (Reprodução: HBO)

Já em Fogo & Sangue, livro de George R. R. Martin no qual a produção se baseia, as coisas acontecem de modo um pouco diferente. Na obra, Vaemond é na realidade um sobrinho de Corlys, mas faz o mesmo protesto: de que ele deveria herdar Derivamarca, já que os filhos da princesa Targaryen eram bastardos, filhos de Harwin Strong.

Quem reage na ocasião é a própria Rhaenyra, que ordena que Vaemond tenha a cabeça cortada e seu corpo seja dado para Syrax comer. Daemon obedece e é assim que o personagem encontra seu fim. Além disso, a situação não ocorre em Porto Real, e sim em Derivamarca — e a família de Vaemond foge para a capital, pedindo justiça ao rei Viserys.

O rei, porém, não reage como eles esperavam, e escuta em silêncio às acusações. Em seguida, ele manda arrancar as línguas de todos, já que havia estabelecido antes que quem quer que repetisse os boatos sobre os filhos de Rhaenyra serem bastardos teria a língua cortada, mesmo que fosse um nobre.

A Casa do Dragão está disponível na HBO e HBO Max.

Fique com: