Star Wars: Disney assumirá jogos da franquia com nova divisão LucasFilm Games

Capa da Publicação

Star Wars: Disney assumirá jogos da franquia com nova divisão LucasFilm Games

Por Gabriel Mattos

Houve um tempo que as aventuras de uma galáxia muito distante nos jogos eram bem mais abundantes. Porém desde a compra da Disney, a EA Games se tornou a distribuidora exclusiva dos jogos de Star Wars. Mas parece que este reinado está para acabar, pois o site StarWars.com anunciou o retorno da LucasFilm Games — a nova divisão de jogos da empresa.

Segundo o comunicado, o novo selo de publicação irá incorporar todos os jogos lançados na história recente da franquia, como Star Wars: Battlefront 2 e Jedi: Fallen Order, assim como os jogos que ainda estão para lançar.

No trailer de anúncio, podemos ver inclusive LEGO Star Wars: The Skywalker Saga, o único jogo que não foi publicado pela EA Games presente no vídeo. Confira:

Contrato com a EA Games

O anúncio chega às vésperas do fim do contrato de exclusividade de publicação da EA Games. Em 2013, um ano após a aquisição da LucasFilm pela Disney, as empresas anunciaram uma forte parceria pela próxima década.

Desde então, vimos uma abordagem muito tímida com a franquia. A princípio, surgiram apenas jogos mobile pouco ousados. O primeiro grande jogo para consoles, Star Wars: Battlefront, chegaria apenas em 2015 com críticas mornas, inclusive do ator John Boyega — que interpretou Finn na nova saga.

Eles pareciam ter ouvido os fãs com a sequência. Para narrar o trailer de anúncio de Star Wars: Battlefront II chamaram até Boyega. Infelizmente, o jogo lançou com táticas de monetização tão agressivas que mudou a legislação de jogos por todo mundo. O evento manchou a marca Star Wars nos videogames. Claro que a Disney não ficou nada feliz.

Finn em Star Wars Battlefront II

Uma Nova Esperança

O novo selo de publicação é um sinal de independência para a LucasFilm. Eles não irão mais depender de parceiras com empresas do ramo e poderão negociar as próximas produções diretamente com os estúdios assim que o acordo com a EA expirar em 2023.

Inclusive, hoje foi anunciado o jogo de Indiana Jones, o primeiro projeto da LucasFilm Games em parceria com a Bethesda — mundialmente conhecida por The Elder Scrolls V: Skyrim e Fallout. Essa é uma pequena prévia do potencial que a divisão tem em trazer muito mais jogos de Star Wars com uma variedade maior de estúdios competentes.

É interessante também notar que esse ano Star Wars estreou uma nova fase editorial com os livros e quadrinhos na era da Alta República. O projeto ambicioso está previsto para ser lançado em três fases, como o MCU. A série The Acolyte, da diretora Leslye Headland, deve fazer parte da segunda fase. Isso significa que podem surgir muitos jogos para contar os eventos finais da Alta República.

A nova era da Alta República estreou esse mês.

Será que teremos finalmente o sucessor espiritual de Knights of the Old Republic nessa nova era de Star Wars: um Knights of the High Republic? Deixe sua opinião nos comentários!

Fique com 10 criaturas perigosas do universo Star Wars. Será que veremos alguma delas nos jogos?