Star Wars Clone Wars: Guia de episódios para entender O Mandaloriano

Capa da Publicação

Star Wars Clone Wars: Guia de episódios para entender O Mandaloriano

Por Gabriel Mattos

The Mandalorian reconquistou a confiança dos fãs em Star Wars, mas aqueles que só conheciam os filmes foram surpreendidos com personagens com anos de história. Acontece que o passado dos mandalorianos foi contado em outra série da Disney — a animação The Clone Wars.

Para você não precisar assistir mais de 100 episódios só para entender as tramas de Mandalore, separamos os episódios mais importantes que revelam as origens de Boba Fett, a jornada de Bo-Katan Kryze e como era o planeta dos mandalorianos antes da invasão do Império. O melhor é que todos os episódios estão disponíveis no Disney+ para maratonar. Que a Força esteja com você!

Boba Fett retorna em The Mandalorian

A origem de Boba Fett

Temporadas 2 e 4

Em The Mandalorian, vemos o futuro de Boba Fett. Ainda não descobrimos como o lendário caçador de recompensas sobreviveu a O Retorno de Jedi, mas temos a sorte de vê-lo mais uma vez em ação. The Clone Wars mostra um pouco do passado de Boba Fett, inclusive um envolvimento com o crime organizado que pode trazer pistas sobre The Book of Boba Fett.

O pequeno Boba Fett entre seus irmãos clones

Armadilha Mortal

Temporada 2 – Episódio 20

O pequeno Boba Fett se infiltrou na República com o objetivo de se vingar de Mace Windu. Ele está disfarçado como um cadete clone, devido a sua origem como clone de Jango Fett. Conhecemos um pouco sobre a índole do garoto e suas motivações. No final, descobrimos que ele está aprendendo a ser um caçador de recompensas com o bando de Aurra Sing.

O capacete de Jango Fett é usado em uma armadilha.

R2 Volta Para a Casa

Temporada 2 – Episódio 21

Os Jedi investigam o ataque contra a vida de Mace Windu e encontram um capacete mandaloriano — restos da armadura de Jango Fett. Boba irá aparecer com essa armadura remodelada em O Império Contra-Ataca, mas é aqui que temos a primeira prova que ela está em sua posse.

A temível caçadora de recompensas Aurra Sing é crucial na formação de Boba Fett.

Perseguição Letal

Temporada 2 – Episódio 22

Nesse arco, notamos que Boba não tem nenhum prazer em envolver gente inocente em sua caçada por vingança, mas aos poucos aprende com Aurra Sing a suprimir seus sentimentos. Ao ser traído pela caçadora de recompensas, ele aprende da maneira mais difícil que não deve confiar em ninguém e é preso pela República.

Boba Fett não sabe com quem está lidando.

Fraude

Temporada 4 – Episódio 15

Obi-Wan Kenobi se infiltra na prisão para frustrar uma tentativa de assassinato contra o Chanceler Palpatine. Lá ele acaba se envolvendo em uma briga com Boba Fett. O pequeno fez aliados perigosos na prisão, como o assassino de aluguel Cad Bane.

O primeiro grupo de caçadores de recompensas liderado por Boba Fett

Recompensas

Temporada 4 – Episódio 20

Sem família e sem propósito, a ex-sith Asajj Ventress acaba encontrando Boba Fett em Tatooine. Ele lidera seu próprio grupo de caçadores de recompensas agora e Asajj acaba se unindo à missão. Os anos na cadeia ensinaram Boba a impor respeito entre os criminosos.

Depois dessa missão, Boba decidiu usar uma armadura mandaloriana para se defender de usuários da força.

O resplendor geométrico de Mandalore antes das guerras

Tempos de paz em Mandalore

Temporada 2

The Mandalorian fala bastante sobre o planeta Mandalore, maior base do credo mandaloriano, mas não o vemos na série. Depois de anos de conflito, o planeta foi desolado pelo Império. Mas podemos conhecê-lo antes da ruína em The Clone Wars, sob o reinado da Duquesa Satine Kryze — a governadora pacifista de um planeta de guerreiros.

As armaduras mandalorianas são a marca do Olho da Morte

A Trama de Mandalore

Episódio 12

O nosso primeiro contato com os mandalorianos vem de uma investigação de Obi-Wan Kenobi sobre o paradeiro de Jango Fett. O passado violento de Mandalore ficou para trás com o novo governo de Mandalore. A Duquesa Satine Kryze exilou os últimos dissidentes na lua Concordia.

Entretanto, nem todos os mandalorianos estão contentes com a prosperidade vinda do pacifismo. O Olho da Morte — um grupo terrorista anti-jedi — decide atentar contra a vida da Duquesa e Obi-Wan intervém. É a primeira aparição do Sabre Negro.

A Duquesa Satine Kryze é irmã de Bo-Katan, que aparece em Mandalorian

Duquesa de Mandalore

Episódio 14

Aqui temos a confirmação do envolvimento entre Conde Dookan e o Olho da Morte. Enquanto Satine luta pela neutralidade de Mandalore no Senado, os Separatistas armam para forçar Mandalore a se juntar à guerra. O Olho da Morte quase consegue levar o planeta à guerra civil, mas Satine intervém no último minuto.

A democracia de Mandalore demonstrava sinais de fraqueza

Golpe de Estado em Mandalore

Temporada 3

A ganância tem espalhado a insatisfação entre o povo mandaloriano. Em tempos de paz, eles não podem conquistar novos planetas o que faz que as riquezas sejam mais limitadas. Corrupção e ameaças veladas correm por debaixo dos panos e a paz em Madalore se torna apenas uma ilusão. O Olho da Morte se infiltrou na sociedade e seus ataques contra o governo de Satine beiram uma guerra fria.

Satine e Padmé sabem se virar na política e também em combate

Corrupção

Episódio 5

A senadora Amidala é convidada em uma missão diplomática para discutir opções com a Duquesa Satine, quando elas se veem envolvidas em um ataque biológico contra as crianças de Mandalore. Suas investigações expõe um refinado sistema de corrupção bem debaixo dos olhos da Duquesa.

A presença de Ahsoka traz coragem aos jovens líderes de Mandalore

A Academia

Episódio 6

Ahsoka Tano, que aparece adulta em The Mandalorian, é uma jovem padawan convidada para avaliar os futuros líderes da Academia de Real de Mandalore. Há alguma resistência sobre os Jedi interferirem nos costumes mandalorianos. Sob a liderança de Ahsoka, jovens mandalorianos descobrem uma conspiração, mas acabam confiando no líder errado. Um infiltrado do Olho da Morte tenta dar um golpe de estado e Ahsoka tem que impedir.

A estreia de Bo-Katan em The Clone Wars.

Surge Bo-Katan Kryze

Temporada 4

Mandalore, como território neutro, é o palco de uma sessão que discute a legitimidade do Estado Separatista. Mas a sede de vingança de Lux Bonteri contra o Conde Dookan nos leva a observar de perto as operações terroristas do Olho da Morte — grupo que dá origem ao credo seguido por Din Djarin em The Mandalorian.

Pre Vizsla é o líder do Olho da Morte

Um Amigo em Apuros

Episódio 14

A ingenuidade de Lux guia Ahsoka ao Olho da Morte. Lá ela conhece Bo-Katan Kryze — a irmã traidora da Duquesa que acredita que o futuro de Mandalore está na violência. Pre Vizsla comanda um ataque a vilas inocentes só para estabelecer seu controle. Furiosa, Ahsoka enfrenta o Sabre Negro pela primeira vez.

Inevitavelmente, a guerra chega em Mandalore

A Queda de Mandalore

Temporada 5

Em The Mandalorian, descobrimos que Bo-Katan já governou Mandalore com o Sabre Negro. Os eventos que resultam em sua ascensão como a nova líder de Mandalore começam com a queda de Mandalore para o lorde sith Darth Maul.

Darth Maul retorna depois de A Ameaça Fantasma

Eminência

Episódio 14

O Olho da Morte está se preparando para levar a guerra a Mandalore e recrutam Darth Maul. Os dois têm um objetivo em comum: a vingança contra Kenobi. Maul manipula o Olho da Morte para conquistar o Sol Negro, incluindo até mesmo o poderoso hutt Jabba. Com recursos, o Olho da Morte começa a invasão.

Darth Maul é o último portador do Sabre Negro em The Clone Wars

Sombras da Razão

Episódio 15

Bo-Katan está cada vez mais desconfiada das intenções de Maul, mas aceita seguir com o plano. O Olho da Morte usa o sindicato do crime para espalhar o terror por Sundari — a capital de Mandalore — só para depois capturá-los como falsos heróis. Com o apoio da população, Vizsla destitui Satine do governo.

Ele tenta trair Maul, mas o sith o desafia para um duelo. Após derrotar o Sabre Negro em um combate justo, Darth Maul ascende como o novo governante de Mandalore.

Bo-Katan e Obi-Wan se unem após a queda de Mandalore

Os Sem Lei

Episódio 16

Bo-Katan não aceita um estrangeiro como governante e reúne um grupo de mandalorianos dissidentes. Ela convoca Obi-Wan Kenobi para ajudar a resgatar a sua irmã, mas Darth Maul aproveita a oportunidade para sua vingança. Bo-Katan ajuda Obi-Wan a retornar para a República na esperança de que ele consiga reforços agora que um sith está envolvido.

O cerco de Mandalore é o ápice da jornada de Ahsoka em The Clone Wars

O Cerco de Mandalore

Temporada 7

A história de Ahsoka, Bo-Katan e Mandalore se encontram no arco final de The Clone Wars. A República nunca respondeu ao pedido de socorro de Mandalore e, agora que os eventos de A Vingança dos Sith estão para acontecer, eles não tem como se envolver. Sobra para Ahsoka lutar por Mandalore ao lado de um pequeno esquadrão clone.

Antes inimigas, Ahsoka e Bo-Katan tem um objetivo em comum

Velhos Amigos Não São Esquecidos

Episódio 9

Ahsoka recebe uma armadura mandaloriana de Bo-Katan para lutar ao seu lado contra os mandalorianos aliados a Maul. Junto das guerreiras de Bo-Katan, as forças da República são implacáveis, forçando com que os mandalorianos recuem para o esgoto. Ahsoka decide perseguir Darth Maul e acaba presa em uma armadilha.

O confronto final entre Ahsoka e Maul

O Aprendiz Fantasma

Episódio 10

Esse episódio é cheio de reviravoltas. Ahsoka descobre a ameaça fantasma que pairava sobre a República — Darth Sidious. Além disso, uma informação ainda mais perturbadora: seu mestre, Anakin Skywalker, pode ser seu aprendiz. Com essa suspeita pesando seu coração, Ahsoka precisa enfrentar Maul de uma vez por todas pela liberdade de Mandalore.