Por que 4 de maio é o dia de Star Wars?

Capa da Publicação

Por que 4 de maio é o dia de Star Wars?

Por Gabriel Mattos

Star Wars é um verdadeiro fenômeno, adorado por crianças e adultos por todo o mundo. Desde 1977, ano de estreia de Star Wars: Uma Nova Esperança, foram lançados dezenas de filmes, livros, jogos e séries explorando cada canto mágico dessa galáxia muito distante. E anualmente, no dia 4 de maio, é celebrado o legado da franquia no Dia de Star Wars.

Para proferir o seu amor por este universo encantador, os fãs inundam as redes sociais com fotos temáticas, as lojas oferecem descontos em produtos da franquia e até a própria Disney libera novidades incríveis, como a animação Star Wars: The Bad Batch. Este ano não seria diferente. Preparamos este artigo para você entender tudo que há de especial no Dia de Star Wars.

4 de maio e a ligação com a Força

Arte comemorativa do Star Wars Day de O Império Contra-Ataca

A princípio, pode parecer estranho a escolha do dia 4 de maio para esta celebração. Afinal, o primeiro filme chegou aos cinemas estadunidenses no dia 25 de maio (que acabou se tornando o Dia do Orgulho Nerd). George Lucas, o grande gênio por trás da série, nasceu no dia 14 de maio. Próximo, mas não no mesmo dia escolhido para as comemorações. Afinal, qual é o significado por trás desta data?

A questão é que a sonoridade da leitura desta data no estilo dos Estados Unidos, “May Fourth”, é muito similar à saudação mais famosa da franquia: “May the Force (Be With You)”. Ou, no bom e velho português, “Que a Força Esteja com Você”!

Que a Força Esteja com Você

Arte comemorativa do Star Wars Day de Ataque dos Clones

Mesmo não sendo fã da franquia, é muito provável que já tenha ouvido esta frase em algum momento da sua vida. Na mitologia da série, este é um desejo de boa sorte. É algo que um personagem que confia na essência do universo diria para alguém que ele quer o bem. Tão universal que pode ser dito por heróis ou vilões, jedi ou sith, pois basta crer para dizer.

A Força é essa energia, invisível aos olhos, que emana de todos e conecta a todos. Os Jedi passam anos treinando para senti-la com mais naturalidade e entendê-la, para assim pedir que lhes ajudem em momentos de dificuldade. Suas técnicas de telecinese e telepatia vêm precisamente de uma harmonia com a energia da vida (e midichlorians, aparentemente, mas ninguém liga para essa parte…).

Então pode-se dizer que o equivalente em nossa cultura seria o clássico “Fica com Deus!”. Se alguém lhe deseja “Que a Força Esteja com Você”, é um jeito carinhoso dela sinalizar que se importa contigo.

Quando o 4 de maio começou a ser celebrado?

Primeira comemoração do Star Wars Day em Toronto, 2011

Os primeiros indícios oficiais da comemoração do Star Wars Day surgiram no ano de 2011, em Toronto. Canadenses apaixonados pela franquia se reuniram no Toronto Underground Cinema, alguns vestidos de seus personagens favoritos, para rever seus momentos favoritos e discutir curiosidades sobre a saga.

A primeira vez que a frase foi utilizada, entretanto, foi na política britânica para celebrar a eleição da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher. No ano de 1979, o Partido Conservador do Reino Unido pagou um jornal local para publicar um anúncio parabenizando a candidata com a frase “May the Fourth Be With You, Maggie. Congratulations.” 

Mas os fãs só voltaram a ter motivos verdadeiros para comemorar a data após a aquisição da LucasFilm pela Disney, em 2012. Isso porque uma nova trilogia de filmes, que estrelaria Rey e Finn, foi anunciada logo em seguida. Depois de quase uma década de espera, a Saga Skywalker continuaria mais uma vez.

Como o 4 de maio é celebrado?

Arte comemorativa do Star Wars Day de Os Últimos Jedi

Não há um jeito certo de comemorar. Você pode rever seus filmes favoritos, maratonar as animações mais cultuadas ou juntar os amigos virtualmente para assistir os melhores momentos de The Mandalorian. Quem sabe até montar o seu esquadrão de X-Wings para lutar suas próprias guerras estelares em Star Wars: Squadrons?

Mas caso você esteja um pouco perdido, a própria página oficial de Star Wars tem dicas de atividades para tornar o seu dia 4 de maio mais mágico. Entre as dicas, temos receitas temáticas, incluindo um docinho similar ao que Baby Yoda come em The Mandalorian; ideias de artesanatos e sugestões de leituras para você entender mais sobre esse universo.

Quais são as novidades do Star Wars Day em 2021?

Arte comemorativa do Star Wars Day de The Bad Batch

Este ano, a Disney preparou uma série de novidades para tornar o seu dia mais especial. Para começar, temos a estreia da aguardada animação Star Wars: The Bad Batch. Este derivado de Star Wars: The Clone Wars acompanha um esquadrão de clones defeituosos procurando seu lugar no mundo.

Além disso, tem outras novidades menores no Disney+ que podem ter passado despercebidas. Para os fãs de comédia, um novo especial dos Simpsons inspirado em Star Wars também foi ao ar: “Maggie Simpson em O Despertar com Força da Soneca”.

Para os curiosos que querem mergulhar nos mundos da série, a Disney aproveitou que também é dona do National Geographic para lançar dois documentários curtinhos dignos de um Globo Repórter: “Star Wars: Biomas”, que navega por planetas da saga, e “Por Dentro dos Veículos de Star Wars”, que traz uma visitação detalhada por cada pedaço das naves mais famosas da franquia, incluindo a Millenium Falcon.

Arte comemorativa do Star Wars Day de The Mandalorian

O Disney+ inteiro está todo tematizado com artes encomendadas de fãs de todo o mundo, então aproveite para apreciar essas obras-primas.

Mas não é só a Disney que tem surpresas. A Panini anunciou que vai retomar o lançamento de quadrinhos de Star Wars no Brasil e a editora Universo Geek começou a pré-venda do novo livro da franquia, Star Wars: Luz dos Jedi. Assim, a era da Alta República finalmente chega no Brasil, mostrando como era a galáxia centenas de anos antes do nascimento dos Skywalkers.

Agora, meu jovem padawan, basta escolher a sua forma favorita para se divertir, sejam os livros, jogos ou filmes. Também vale reler suas matérias favoritas sobre Star Wars aqui na Legião dos Heróis, como aquela vez que a gente falou sobre os personagens mais assustadores da franquia, ou você pode se divertir respondendo algum quiz incrível sobre Star Wars.

Crie também suas próprias listas: O que você mais gosta em Star Wars? Conta para a gente nos comentários!

E que a Força Esteja com Você! May the 4th Be With You!

Comemore com uma maratona dos filmes da saga na melhor ordem: