Pokémon: Pesquisa revela os monstrinhos mais populares ao redor do mundo

Capa da Publicação

Pokémon: Pesquisa revela os monstrinhos mais populares ao redor do mundo

Por Gabriel Mattos

Desde o lançamento de Pokémon Go, os monstrinhos da Nintendo invadiram os celulares de milhões de pessoas ao redor do mundo. Todo mundo tem o seu bichinho favorito, mas um estudo da ToyZone descobriu que essa preferência varia de país para país.

A descoberta foi feita em celebração ao aniversário de 25 anos da franquia, analisando o volume de pesquisa de cada Pokémon em diferentes países.

O maior de todos

O estudo só levou em consideração os Pokémon introduzidos nos primeiros jogos — Pokémon Red e Pokémon Blue — lançados em 1996. Dentre os 151 Pokémon originais, aquele que se destacou em um maior número de países não surpreende ninguém: é o Pikachu, mascote da franquia.

Pikachu protagonizou seu próprio jogo em 2018

O roedor elétrico conquistou a sua fama ao protagonizar todas as 23 temporadas do anime ao lado de Ash. Isso explica também o motivo de sua popularidade ser ainda maior na Ásia, um forte mercado consumidor de animes, e na África, onde os jogos não têm um apelo tão grande.

A Europa parece sofrer uma influência maior dos jogos de cartas e dos portáteis. No velho continente, os mais procurados foram Abra e Golem, bem diferente da média global.

O ganhador das Américas

Nas Américas a divisão é bem mais equilibrada. Na América do Norte, o grande campeão de buscas é o Pokémon fantasma Gengar. A maioria dos fãs de Pokémon do mundo estão concentrados em solo americano, logo sua preferência pelo pokémon brincalhão alavancaram sua popularidade na região.

Ash capturou um Gengar na mais recente temporada.

A América Central não tem exatamente um consenso de seu monstrinho favorito. Há uma certa preferência pelos iniciais, os Pokémon disponíveis para os jogadores escolherem no início de cada jogo. Squirtle e a linha evolutiva do Charmander dividem o coração dos fãs, enquanto o Bulbasaur permanece esquecido.

Aqui na América do Sul também temos um empate, entre o mascote Pikachu e Charmander — esse segundo, sendo o mais adorado pelos brasileiros. Argentina e Uruguai nomearam Bulbasaur como seu campeão, mas na primeira publicação da pesquisa foi diferente.

Como foi noticiado pela página Vida de Treinador, Onix havia sido declarado erroneamente o Pokémon mais popular dessa região. Acontece que o carro mais vendido na América Latina entre 2016 e 2019 compartilha seu nome com o gigante de pedra, o que confundiu os pesquisadores britânicos.

Os iniciais de Kanto também fazem sucesso fora de Pokémon

Confira os resultados de todos os países no mapa abaixo:

Clique no mapa para abrir em tamanho completo

Surpreso com os resultados? Qual é o seu Pokémon favorito? Não deixe de comentar!

Fique com: