Pokémon: Onde assistir cada temporada do anime

Capa da Publicação

Pokémon: Onde assistir cada temporada do anime

Por Gabriel Mattos

Pokémon foi uma febre no final dos anos 1990 e início dos anos 2000 e voltou com força total com a chegada de Pokémon Go. Temos uma nova geração de jovens treinadores loucos para acompanhar as jornadas de Ash no anime, mas com tantos serviços de streaming fica difícil saber onde assistir: Netflix ou Amazon Prime Video?

Por isso preparamos esse guia que vai te explicar em que serviço de streaming foi parar cada uma das temporadas. E de quebra ainda revelamos uma alternativa gratuita para assistir as temporadas favoritas da galera: a TV Pokémon. Prepare as suas Pokébolas para pegar uma mega maratona!

Antes de mais nada, é importante explicar que existe uma rotatividade de temporadas atualmente nos streamings. De tempos em tempos, geralmente após três meses, as temporadas disponíveis na Prime Video e na TV Pokémon são alteradas. Com exceção das primeiras temporadas e também das mais recentes, a Prime Video tem direitos de exibição de todas as sagas, porém existe algum contrato com a Pokémon Company que impede a exibição simultânea.

O que é a TV Pokémon?

Pokémon TV

Mesmo que a presença da Nintendo não seja muito forte no Brasil, Pokémon vem investindo bastante no público brasileiro. As novas coleções de cartas Pokémon chegam com um intervalo curtíssimo e o site oficial é atualizado com todas as novidades — especialmente a TV Pokémon.

TV Pokémon é um lugar onde você encontra gratuitamente diversas temporadas do anime dubladas para assistir onde e quando quiser. O acervo é mantido pela própria Pokémon Company e está sempre rotacionando, mudando as temporadas disponíveis. Além do site, também é possível acessá-lo pelo aplicativo para Android e iPhone. Agora que você já conhece essa opção de streaming de graça para fãs Pokémon, vamos começar!

Onde assistir a Pokémon?

Liga Índigo – Temporada 1

A equipe original

Este é o início da jornada de Ash Ketchum! O anime clássico começou em meados dos anos 90 acompanhando a evolução do treinador da cidade de Pallet rumo ao seu sonho de se tornar um Mestre Pokémon.

Ao lado dos líderes de ginásio Misty e Brock, Ash e Pikachu desbravam a região de Kanto colecionando insígnias para conquistar uma vaga na Liga Pokémon. Esta temporada tem 52 episódios e conta com o time mais nostálgico do Ash — Charizard, Pidgeotto, Bulbassauro, Squirtle e Butterfree.

Disponível em

Liga Laranja – Temporada 2

Tracy aparece nas Ilhas Laranja

A temporada seguinte mostra o finalzinho das aventuras de Ash por Kanto. Ele ainda tem que conquistar mais duas insígnias e treinar bastante para poder participar na Liga Índigo. No torneio, Pokémon evoluem e rivais aparecem, mas no final a vitória vai depender do laço de Ash e seus Pokémon.

Depois disso, Ash, Misty e Brock partem para as Ilhas Laranja — um conjunto de arquipélagos tropicais onde os Pokémon vivem com menor interferência humana. Brock decide estudar com a Professora Ivy e o desenhista Tracy entra para o grupo. O novo trio desbrava os mistérios da ilha, vencendo desafios para então disputar o troféu da Liga Laranja contra o campeão Drake e seu Dragonite.

Disponível em

Ouro e Prata – Temporada 3 a 5

Pokémon encontrados em Johto

Inspirado nos jogos Pokémon Gold e Silver, a terceira temporada começa a desbravar a Região de Johto. Ash, Misty e Brock capturam Pokémon da segunda geração enquanto se despedem de velhos amigos. O objetivo, mais uma vez, é derrotar os ginásios da região para ingressar na liga.

O arco Ouro e Prata, como é oficialmente chamado no Brasil, consiste de três temporadas: A Jornada de Johto, Os Campeões da Liga Johto e Master Quest. Juntos eles contam uma única história, mas cada um tem sua própria abertura. Esta é a última temporada em que Misty é uma personagem principal.

Disponível em

  • TV Pokémon
  • Indisponível no momento

Rubi e Safira – Temporada 6 a 8

May ganha tudo nos Concursos

As coisas começam a mudar drasticamente em Rubi e Safira. Inspirado nos jogos Pokémon Ruby e Sapphire, a sexta temporada leva Ash e Brock para a geração de Hoenn. Desta vez, Ash só leva Pikachu consigo e captura uma equipe apenas com Pokémon da terceira geração.

Há também dois novos companheiros de viagem: os irmãos May e Max. Eles são filhos do Líder de Ginásio do tipo Normal, mas não são muito bons em batalhas. May quer se tornar uma Coordenadora Pokémon e compete em Concursos de beleza para se tornar uma Top Coordenadora. Já Max é muito jovem e está curioso para apreender o máximo possível sobre esses monstrinhos. O arco da Liga Hoenn consiste de três temporadas: Pokémon Advanced, Desafio Avançado e Batalha Avançada.

Disponível em

Indisponível no momento

Batalha da Fronteira – Temporada 9

Os Cérebros da Batalha são o desafio da Batalha da Fronteira

Na temporada final em que Max e May acompanham Ash, eles retornam para a região de Kanto em homenagem aos jogos Pokémon FireRed, LeafGreen e Emerald. May enfrenta uma nova série de Concursos Pokémon, ainda mais difíceis, enquanto Ash descobre a Batalha da Fronteira.

Diferente dos ginásios, cada Cérebro da Fronteira escolhe as regras de seu desafio: podem ser batalhas em uma enorme floresta ou até mesmo em duplas. É durante esta temporada que o Pikachu aprende a Investida Trovão.

Disponível em:

Indisponível no momento

Diamante e Pérola – Temporada 10 a 13

Dawn é a estrela de Diamante e Pérola

É o amanhecer de uma nova era! A partir da décima temporada, Ash e Brock começam a viajar com Dawn e seu Piplup resmungão pela região de Sinnoh. Em suas aventuras — inspiradas nos jogos Pokémon Diamond, Pearl e Platinum — eles encontram diversos rivais e enfrentam os planos perigosos da Equipe Galatic.

Tão importante quanto as batalhas de ginásio de Ash, são os grandiosos Concursos da Dawn. Temos inclusive uma participação especial de May que aparece para decidir quem é a mais graciosa das coordenadoras. O arco da Liga de Sinnoh consiste de quatro temporadas: Diamante e Pérola, Batalha Dimensional, Batalhas Galáticas e Vencedores da Liga Sinnoh.

Disponível em:

Preto e Branco – Temporada 14 a 16

As insígnias de Unova

Pokémon Black & White foram os jogos mais revolucionários da franquia que trouxe uma região completamente única, Unova, abandonando os Pokémon antigos por novos 151 Pokémon. Deste modo, a temporada 14 do anime também se reinventou, deixando Brock para trás pela primeira vez para dar espaço para uma nova equipe com Cilan e Iris.

Com um foco muito maior em explorar as personalidades dos monstrinhos e suas habilidades exclusivas, o arco da Liga de Unova consiste de três temporadas. Preto e Branco mostra Ash colecionando insígnias, Destinos Rivais mostra o campeonato da Liga de Unova e Aventuras em Unova e Além, os protagonistas exploram ilhas exóticas e enfrentam uma trama antiga envolvendo a Equipe Plasma e o treinador misterioso N.

Disponível em:

  • Amazon Prime Video

X e Y – Temporada 17 a 19

As batalhas são de outro nível em XY

Pokémon X e Y é o ápice da animação Pokémon! Na região de Kalos, inspirada em Paris, Ash viaja com Clemont, Bonnie e Serena, travando as batalhas mais emocionantes de sua carreira. Há uma maior preocupação em criar uma narrativa que ganha tração a cada episódio. O Arco de Kalos engloba as animações XY e XYZ, que consistem nas temporadas 17, 18 e 19. Infelizmente, não está disponível de forma oficial no momento.

Disponível em:

Indisponível no momento

Sol e Lua – Temporada 20 a 22

Sol e Lua traz um elenco apaixonante

O anime muda completamente de rumo com Sol e Lua. Pokémon abandona os elementos shonen para embarcar no cotidiano do mundo Pokémon, algo mais parecido com o gênero slice of life. Ash não está mais atrás de insígnias. Na verdade, ele entrou para uma escola de verão na Região de Alola.

Fortemente inspirado nos jogos Pokémon Sun e Moon, cada episódio do anime é uma crônica que explora um aspecto da convivência entre humanos e Pokémon — vida e morte, tecnologia e muito mais. O elenco é o mais extenso de todos, com narrativas comoventes sobre cada personagem. O arco da Liga de Alola consiste de três temporadas: Sol e Lua, Ultra Aventuras e Ultra Lendas.

Disponível em:

Pokémon Jornadas – Temporada 23 a 25

Jornadas foca em Goh e seu crescimento

A atual fase do anime Pokémon acabou de começar e mais uma vez muda completamente a direção da franquia. Mantendo resquícios da proposta slice of life, esta temporada não adapta nenhum jogo em especial, mas sim coloca o Ash para viajar por todo o mundo! Ele entrou para um campeonato mundial e vai desafiar treinadores de todas as regiões.

Mas de certo modo, Ash nem é o protagonista desta saga. Pokémon Jornadas é a história de Goh, um iniciante que está determinado a capturar todos os Pokémon existentes para completar a Pokédex. Há muita influência do jogo mobile Pokémon GO e do metagaming criado pelos fãs. No Brasil, novos episódios serão transmitidos pelo Cartoon Network.

Disponível em:

  • TV Pokémon (Apenas 23 no momento);
  • Netflix (Temporada 25 em 2023);

Escolheu quais temporadas vai acompanhar? Não deixe de comentar!

Fique com: