Pokémon: Como é dentro de uma Pokébola e o que acontece lá?

Capa da Publicação

Pokémon: Como é dentro de uma Pokébola e o que acontece lá?

Por Flávia Pedro

Os Pokémons não poderiam ser “Pocket Monsters” se não coubessem dentro dos bolsos de seus treinadores. Baseado nessa premissa, os jogos mostram que os monstrinhos vivem soltos até serem capturados por meio de um dispositivo chamado Pokébola, que auxilia os humanos nessa captura. Mas como é o espaço interno de uma Pokébola?

O produtor de Pokémon Sun e Moon, Junichi Masuda, falou brevemente sobre como é dentro de uma (via CBR).

É fato de que apesar de ser uma franquia antiga e das Pokébolas fazerem um grande sucesso entre o público, pouquíssimas informações nos foram dadas sobre elas. Saber do que são feitas, seu funcionamento e como é seu interior são tarefas difíceis, mas juntando uma informação aqui e outra ali que foram reveladas, nós conseguimos algumas respostas.

Sabe-se que é possível criar esse instrumento a partir de materiais orgânicos, como nozes. Além disso, ao atingir um Pokémon, ele é transformado em algo semelhante a uma forma de energia que vai direto para dentro do objeto.

Misty com 3 Pokébolas.

Mas o que tem dentro da Pokébola era um mistério, até Junichi Masuda se pronunciar sobre. Em uma entrevista ele afirmou o seguinte sobre o interior de uma:

“Acho que é seguro dizer que é muito confortável dentro de uma Pokébola, é um ambiente muito confortável. Talvez o equivalente de uma suíte de luxo em um hotel chique.”

A fala do produtor indica que é bem provável que esse ambiente interno crie artificialmente espaços que sejam atraentes para cada espécie de Pokémons, construindo tipos de “habitat natural” para cada tipo de criatura. Esses ecossistemas seriam criados para gerar a maior sensação de conforto possível para cada um deles.

Pikachu do Ash se recusa a entrar em Pokébolas, mesmo quando está em perigo.

Porém, essa dedicação para deixar os bichinhos confortáveis não significa que todos os Pokémons gostam de ficar presos lá dentro. Um ótimo exemplo é o próprio Pikachu de Ash. Ele apresentou relutância em ficar preso dentro de uma, preferindo manter sempre o contato com seu treinador e amigos.

Você sabia que dentro de uma Pokébola as coisas eram assim? Como você imaginou que seria? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira também: