Como assistir Naruto clássico sem fillers?

Capa da Publicação

Como assistir Naruto clássico sem fillers?

Por Melissa de Viveiros

É comum que nas séries shonen exibidas por muito tempo os fãs encontrem os chamados episódios fillers. Esse tipo de episódio não vem do material original, adicionando tramas curtas e muitas vezes isoladas que tem como propósito preencher espaço para que a trama principal se desenvolva no mangá antes de chegar ao anime. Em certos casos, os fillers são usados para expandir o universo e dar destaque a personagens que nem sempre tem espaço para se destacarem. Na maior parte do tempo, porém, eles não acrescentam muito à história, e a maior parte dos fãs prefere ignorá-los completamente.

Naruto não é exceção, e mesmo na fase clássica conta com muitos fillers que tanto os fãs quanto aqueles que estão conhecendo a série prefeririam evitar. Por vezes, a série conta com um ou outro episódio em meio àqueles que são mais relevantes para a trama, enquanto em outros casos arcos inteiros não fazem parte da história principal. Existem ainda os chamados semi-filler, episódios em que boa parte do tempo é dedicada à preencher espaço, mas parte do episódio tem importância para a trama principal.

Para você que quer saber o que pode ser pulado ou não, preparamos esse artigo que explicará como assistir Naruto clássico sem fillers!

Os primeiros arcos de Naruto Clássico

A série conta com vários arcos, que na maior parte do tempo acompanham Naruto em alguma missão. A trama baseada no mangá tem início com o prólogo e a história do País das Ondas, sendo finalizada com o arco da Missão de Recuperação de Sasuke, quando o protagonista e seu rival se enfrentem no Vale do Fim.

Abaixo, apresentamos um breve resumo das primeiras sagas da fase clássica da série, indo até o ponto da trama em que a história de Naruto clássico é finalizada. Além disso, vamos explicar onde cada arco se inicia e termina, além de listar os episódios que são fillers semi-fillers.

Prólogo e País das Ondas – 1 a 19

A série se inicia com a apresentação de Naruto e a formação do Time 7. Após esse breve prólogo através do qual os protagonistas são introduzidos, a equipe parte em sua primeira grande missão: escoltar Tazuna no País das Ondas. É durante essa missão que eles enfrentam Zabuza e Haku, seus primeiros grandes oponentes. No anime, essa parte da trama vai do episódio 1 ao episódio 19, e não contém fillers.

 Exame Chūnin – 20 a 67

O arco do Exame Chūnin é um dos mais populares da fase clássica da série. Sua trama tem início com a fase Preliminar da Prova Chūnin, indo até as Finais. Além de mostrar o Time 7 buscando a promoção para o ranking de Chūnin, essa parte da história introduz o restante dos Onze de Konoha, incluindo os Times Asuma, Kurenai e Gai. Personagens de outras vilas ninja, como os irmãos da Areia e Orochimaru, também são apresentados durante essa fase.

No anime, a saga vai do episódio 20 ao episódio 67. Entre eles, apenas o episódio 26 é filler e pode ser pulado.

Esmagamento de Konoha – 68 a 80

O Exame Chūnin é interrompido pelo ataque de Orochimaru, quando o vilão tenta destruir a Vila da Folha. Durante a saga, o antagonista enfrenta o Terceiro Hokage, além de utilizar o Edo Tensei pela primeira vez. Ao mesmo tempo, Naruto e o restante do Time 7 precisam lidar com Gaara, que está perdendo o controle do Uma Cauda.

O arco vai do episódio 68 ao episódio 80, e pode ser assistido integralmente pois não contém fillers.

Busca por Tsunade – 81 a 100

Seguindo a morte de Hiruzen, a Vila da Folha precisa encontrar um novo Hokage. Para isso, Jiraiya vai em busca de Tsunade, levando Naruto consigo. Ao mesmo tempo, Orochimaru está sofrendo as consequências de seu ataque à Konoha, e busca pela terceira dos Sannins na esperança de que ela possa curar seus braços. É durante esse arco que o público é apresentado à Akatsuki pela primeira vez, já que KisameItachi tentam capturar o protagonista da série.

A saga tem início no episódio 81, sendo finalizada no episódio 100. Nessa parte, apenas o episódio 97 é completamente filler, mas o episódio 99 é um semi-filler.

Missão de Escolta no País do Chá – 102 a 106

Todos os episódios deste arco, do 102 ao 106, são fillers. Assim, é possível pular toda essa parte sem perder nada da trama. Este mini-arco não conta com uma história muito complexa, tendo foco no Time 7 enquanto eles vão ao País do Chá para ajudar Idate Morino a vencer uma corrida.

Missão de Recuperação do Sasuke – 107 a 135

Como o nome do arco indica, o grande foco dessa parte da trama é recuperar Sasuke Uchiha e levá-lo de volta à Vila da Folha quando ele tenta abandoná-la. A princípio, os ninjas de Konoha acreditam que Orochimaru e o Quarteto do Som sequestraram o garoto, embora a verdade seja que ele escolheu partir com eles. Na falta de ninjas mais aptos, com todos os jonins em missões fora da vila, a nova Hokage envia um time liderado por Shikamaru para trazer o jovem Uchiha de volta.

Essa saga começa no episódio 107 e termina no episódio 135. Não há nenhum filler entre eles.

Os arcos originais do anime

Após o confronto de SasukeNaruto no Vale do Fim, o primeiro deixa a Vila da Folha. Apesar da perda que o Time 7 sofre, a trama da fase clássica continua por mais algum tempo, em pequenos arcos com histórias originais. Abaixo, vamos explicar sobre o que cada arco é, e apresentar quais deles contam com episódios semi-filler, podendo ter importância para a história por seus elementos canônicos, e quais são inteiramente compostos por fillers e podem ser pulados.

Missão de Investigação no País do Arroz – 136 a 141

Em um arco exclusivo do anime, NarutoSakuraJiraiya partem em uma investigação. Seu objetivo é encontrar o esconderijo de Orochimaru, o que os levaria de volta a Sasuke. Em meio à missão, eles acabam encontrando o clã Fūma. Apesar de a história da breve saga não ser canônica, o episódio 136 e o episódio 141 são semi-fillers, ou seja, contam com alguns elementos que fazem parte do cânone da série. Já os episódios de 137 a 140 são inteiramente fillers.

Missão de Rastreamento de Mizuki – 142 a 147

Mizuki pode não parecer um nome familiar, mas o personagem foi o primeiro antagonista da série. Ainda que ele tenha terminado preso, nessa saga ele escapa, e Naruto descobre uma suposta conexão entre ele e Orochimaru. O protagonista se une a Iruka, e eles enfrentam o inimigo juntos novamente. O episódio 142, que dá início ao arco, é um semi-filler. Todos os episódios do 143 ao 147 são fillers e podem ser pulados.

Missão de Busca pelo Bikōchū – 148 a 151

Essa missão dá destaque ao Time 8, que tenta encontrar um meio de ajudar Naruto a continuar sua busca por Sasuke. Para isso, eles buscam por um besouro raro, o bikōchū, que seria capaz de encontrar qualquer alvo desde que tivesse algo com seu cheiro. Com a sensei da equipe, Kurenai, hospitalizada, Tsunade concorda com a missão que parecia simples o bastante para os jovens ninja. Ela também permite que o protagonista se junte a eles, com a condição de que, caso eles falhassem, ele pararia de pedir por missões que pudessem levá-lo a seu amigo. A saga vai do episódio 148 ao 151, e é toda composta por fillers.

Missão de Remoção da Família Kurosuki – 152 a 157

Aguardando o retorno de Jiraiya, que iria treiná-lo, Naruto decide ocupar seu tempo treinando como pudesse. Enquanto colocava a ideia em prática em uma floresta, ele encontra três homens feridos, vindos de uma pequena vila do País do Fogo. O protagonista os ajuda a chegar até a Vila da Folha, onde eles pedem que a Hokage envie ninjas para protegerem o local de onde eles vieram da gangue Kurosuki, liderada por Raiga, um antigo membro dos Sete Espadachins da Névoa. Assim, Naruto é enviado com o Time Gai para lidar com a situação. A saga é completamente filler, e vai do episódio 152 ao 157.

Missão de Captura de Gosunkugi – 159 e 160

Com apenas dois episódios, este é um dos menores arcos da série. Nele, NarutoHinataKiba tentam capturar um ladrão chamado Gosunkugi, que está causando problemas na Vila da Folha. Os episódios 159 e 160 são fillers.

Missão de Extermínio do Guerreiro Amaldiçoado – 162 a 167

Dessa vez, Naruto se junta a Neji Tenten para investigar rumores sobre um guerreiro fantasma no País dos Pássaros. A história acaba sendo apenas uma grande conspiração, com muitas revelações sobre quem é o real culpado da situação. A saga tem início no episódio 162 e vai até o episódio 167, sendo inteiramente filler.

Missão de Captura ao Kaima – 169 a 173

Ainda sofrendo as consequências do ataque de Orochimaru, a Vila da Folha não conta com ninjas o suficiente para cumprir todas as missões. Isso leva a shinobi de nível mais baixo e com menos experiência sendo enviados em missões de ranking mais alto, que é o que acontece aqui. Nessa missão, Naruto trabalha ao lado de Ino e Shino sob o comando de Anko. O arco vai do episódio 169 ao 173, e é todo composto por fillers.

Missão de Escavação ao Tesouro Enterrado – 175 e 176

Nesse arco, NarutoHinataKiba são forçados a trabalhar juntos para melhorar seu trabalho de equipe. Caso falhem, eles seriam mandados de volta à Academia Ninja. Como fica claro pela premissa, este é mais um mini-arco inteiramente filler, composto pelos episódios 175 e 176.

Missão de Proteção à Estrela – 178 a 183

Mais uma vez, Naruto se envolve em uma missão por acreditar que Orochimaru pode estar por trás de tudo. Na trama deste arco, um meteorito que emite uma enorme quantidade de chakra se tornou alvo de várias tentativas de roubo. Isso leva o Time Gai à Vila da Estrela em uma missão para protegê-lo. A saga começa no episódio 178 e tem fim no episódio 183, sendo completamente filler.

Missão de Escolta dos Comerciantes – 187 a 191

Nessa breve saga, Naruto é enviado com Hinata Choji ao País dos Vegetais. Seu objetivo seria proteger um grupo de comerciantes. O pequeno arco é inteiramente filler, tendo início no episódio 187 e sendo finalizado no episódio 191.

Arco da Terceira Grande Besta – 195 e 196

Nestes episódios, apesar de algum tempo ter passado desde que Lee foi gravemente ferido no Exame Chūnin, ele precisa garantir que se recuperou de fato. Assim, ele precisa enfrentar um ninja chamado Yagura, que acaba o machucando seriamente. Na realidade, o personagem é um impostor, que está em busca de vingança contra Gai pela morte de seu pai. Este é mais um arco filler composto pelos episódios 195 e 196.

Missão de Recaptura das Plantas de Konoha – 197 a 201

A trama deste arco lida com a reconstrução da Vila da Folha. Nele, muitos construtores são trazidos para o projeto, incluindo um senhor chamado Genno, que também já foi o shinobi. O homem, no entanto, acaba se mostrando mais um inimigo de Konoha, colocando a vila em risco mais uma vez. Para enfrentá-lo, os 11 de Konoha precisam trabalhar juntos. Mais uma vez, todos os episódios do arco são fillers, indo do episódio 197 ao 201.

Missão de Resgate de Yakumo Kurama – 203 a 207

Esse arco dá destaque a Kurenai, personagem que recebe pouco espaço e desenvolvimento na trama principal. Na história, ela precisa lidar com uma antiga estudante, quem ela se recusou a treinar por causa da kekkei genkai perigosa de seu clã. Agora, a garota retornou, ameaçando a Vila da Folha, que ela culpa pela morte de seus pais. A saga vai do episódio 203 ao 207, sendo inteiramente filler.

Missão de Escolta de Gantetsu – 209 a 212

Nessa saga, NarutoSakura Lee têm a missão de escoltar um criminoso chamado Gantetsu. Ao lado de alguns guardas, eles levam o novo personagem para outra prisão. No meio do caminho, o grupo é forçado a se separar, e o protagonista continua a viagem ao lado de GantetsuTodoroki, um dos guardas que tem grande ressentimento pelo prisioneiro. O arco tem início no episódio 209 e chega ao fim no episódio 212, e é completamente filler.

Missão de Busca pela Memória de Menma – 213 a 215

O penúltimo arco da fase clássica de Naruto mostra o protagonista trabalhando ao lado de Neji Tenten mais uma vez. Aqui, eles tentam ajudar um jovem chamado Menma, que parece ter perdido sua memória e não sabe mais quem é. Assim, eles tentam ajudá-lo a se lembrar de quem é de onde veio. O breve arco vai do episódio 213 ao 215, sendo inteiramente filler.

Missão de Apoio a Sunagakure – 216 a 220

O último arco da parte 1 de Naruto traz de volta a maior parte dos 11 de Konoha, além dos personagens da Vila da Areia, GaaraTemariKankuro. A saga tem início no episódio 216 ao 220, e todos exceto o último são inteiramente filler. No episódio final ocorre um semi-filler, com fatos relevantes para o futuro da série.

Guia rápido dos episódios fillers de Naruto Clássico

Se você não quer conferir o resumo dos arcos da primeira parte de Naruto, pode conferir nessa seção a lista de episódios da série divididos em filler, semi-filler e canônicos.

Canônicos

Episódios de 1 a 25, 27 a 96, 98 e 107 a 135.

Semi-fillers

Episódios 99, 136, 141, 142 e 220.

Fillers

Episódios 26, 97, 102 a 106, 137 a 140 e 143 a 219.

Todos os episódios de Naruto estão disponíveis na Crunchyroll e na Netflix.

Na lista abaixo, você pode conferir também a ordem cronológica dos filmes de Naruto: