Homem-Aranha: Por que personagens antigos aparecem no filme? Entenda o feitiço do Doutor Estranho que deu errado

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Por que personagens antigos aparecem no filme? Entenda o feitiço do Doutor Estranho que deu errado

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa já chegou aos cinemas, dando aos fãs do Amigão da Vizinhança uma aventura emocionante e cheia de momentos eletrizantes – sem contar o fato de que o filme é uma grande homenagem aos atores e franquias que vieram antes do Aranha de Tom Holland. E tudo isso começa quando um feitiço lançado pelo Doutor Estranho sai pela culatra, trazendo personagens do Multiverso para o Universo Cinematográfico da Marvel.

Muitas pessoas já viram o filme – e ainda assim, não entenderam bem como funcionou esse feitiço e como ele trouxe de volta personagens como o Duende Verde, o Doutor Octopus e o Electro. Por isso, resolvemos explicar com mais detalhes tudo sobre o feitiço que deu errado e abriu as brechas no Multiverso – e como isso pode ter um impacto futuro para o MCU. Solte sua teia e embarque conosco na jornada!

Por que o feitiço do Doutor Estranho dá errado em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa?

No começo do filme, a identidade de Peter Parker é exposta para o mundo após os eventos de Longe de Casa – e tudo isso por culpa do Mystério, que antes de morrer, deixa um vídeo revelando a identidade secreta do herói e o incriminando de seu assassinato. Peter então vê sua vida sendo colocada de ponta-cabeça, enquanto seus amigos e sua família são impactados diretamente pela revelação de sua identidade secreta.

Assim, ele busca a ajuda do Doutor Estranho, que promete realizar um feitiço para apagar de todos no mundo a memória de que Peter Parker é o Homem-Aranha. O feitiço é instável e até mesmo Wong, o novo Mago Supremo, adverte Strange contra seus efeitos. Ainda assim, o feiticeiro faz sua magia, que acaba dando errado por conta do próprio Amigão da Vizinhança.

Isso porque Peter começa a pedir que várias pessoas sejam “deixadas de fora” do feitiço, como MJNed Leeds, a Tia May e até Happy Hogan. A cada vez que ele fala um nome novo, Strange adiciona uma nova “camada” ao feitiço, mas isso faz com que ele se desestabilize completamente e fuja de controle do mago. Como resultado, todos no mundo ainda se lembram de que Peter é o Aranha, mas há consequências mais desastrosas…

Por que personagens de outras franquias do Homem-Aranha retornam em Sem Volta para Casa?

O feitiço provoca uma fissura no Multiverso e traz vários personagens que sabem que Peter Parker é o Homem-Aranha, vindos de outras realidades. É aí que entram o Doutor Octopus, o Duende Verde e o Homem-Areia (da trilogia original de Sam Raimi), bem como o Lagarto e o Electro (dos filmes da série Espetacular, dirigidos por Marc Webb). Agora, todos eles estão no Universo Cinematográfico da Marvel.

Strange quer levá-los diretamente ao seu universo, mas Peter recusa a proposta ao descobrir que alguns desses vilões – no caso, Electro, Duende Verde e Doutor Octopus – morreriam se fossem apenas retornados às suas realidades. Por isso, ele enfrenta Strange e decide que irá salvá-los um a um, curando os seus poderes e dons especiais para que todos possam ter uma chance de se redimir nos seus respectivos universos.

Porém, os vilões não são os únicos trazidos pelo feitiço. No meio disso, temos também os Homens-Aranha vividos por Tobey Maguire Andrew Garfield, que também sabem do “segredo” por serem Peter Parkers de universos alternativos. No ato final, após o Duende Verde matar a Tia May, o Peter Parker de Tom Holland conta com a ajuda de suas contrapartes para deter os vilões e curá-los.

Como tudo é resolvido?

Entretanto, o feitiço acaba abrindo fissuras ainda mais severas no Multiverso. Durante a grande batalha final, que rola no topo da Estátua da Liberdade, podemos ver várias rachaduras se formando na realidade – e o Doutor Estranho retorna, avisando que por conta disso, outras figuras vindas do Multiverso que também conhecem o segredo de Peter virão para o universo principal do MCU.

Peter então toma uma decisão muito difícil. Após curar os cinco vilões em sua realidade, ele decide pedir ao Estranho que faça um novo feitiço, dessa vez sem nenhuma exceção. No entanto, Strange diz que, caso aquilo seja feito, a memória coletiva de Peter Parker seria apagada do mundo – é como se o garoto nunca tivesse existido, embora o Homem-Aranha ainda seja lembrado pelo mundo todo.

Sem ver outra opção, Peter aceita e logo é “apagado” da mente de todos no universo. Isso faz com que os vilões e os outros Aranhas sejam devolvidos às suas realidades, quando o Multiverso se fecha. Porém, ninguém mais lembra do rapaz – nem mesmo MJ Ned Leeds. O herói até promete fazê-los se lembrar dele, mas ao perceber que eles estão mais seguros por conta própria, decide deixá-los do jeito que estão.

Agora, ninguém mais no MCU conhece Peter Parker, embora o Homem-Aranha ainda seja uma figura pública. Contudo, as consequências do feitiço de Strange são grandes, e podem ser o mote inicial de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, como indica o teaser deixado na segunda cena pós-créditos de Sem Volta para Casa. O futuro do Homem-Aranha, no entanto, ainda é uma incógnita completa para os fãs – por mais que a Marvel e a Sony já estejam desenvolvendo um quarto filme do herói.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, veja também: