Caverna do Dragão: Qual é o verdadeiro final do desenho?

Capa da Publicação

Caverna do Dragão: Qual é o verdadeiro final do desenho?

Por Gus Fiaux

Dentre os desenhos que marcaram época, poucos são tão amados e reverenciados quanto Caverna do Dragão. A história, levemente baseada no RPG Dungeons & Dragons, seguia um grupo de jovens em aventuras fantásticas por um mundo bem diferente do nosso, enquanto recebiam os conselhos do Mestre dos Magos e enfrentavam o terrível Vingador.

Porém, o fim da série ainda é motivo de um grande tabu entre os fãs. Muitos não sabem exatamente o que aconteceu no último episódio, tanto pelo modelo de exibição fragmentada no Brasil quanto pelas várias lendas urbanas que se criava a respeito do final. E é pensando nisso que aqui iremos sanar suas dúvidas e explicar exatamente o que rolou no final de Caverna do Dragão e por que a série foi cancelada?

Qual a história de Caverna do Dragão?

Uma parceria entre a TSR (a empresa de jogos de D&D) e a Marvel Productions, Caverna do Dragão foi a famosa série animada exibida entre 1983 e 1985, lançada originalmente na emissora CBS. A série teve três temporadas e um total de 27 episódios, contando a história de um peculiar grupo de amigos que são transportados para o “reino de Dungeons & Dragons“, ao passarem em uma montanha-russa em um parque de diversões.

Os amigos são Hank, o arqueiro; Eric, o cavaleiro; Diana, a acrobata; Sheila, a ladina; Presto, o mago e Bobby, o bárbaro. Ao chegarem nesse mundo, eles encontram o Mestre dos Magos, um sábio poderoso que os auxilia em sua jornada através de conselhos enigmáticos e misteriosos, além do Vingador, um medonho vilão cheio de ódio no coração.

Ao longo da jornada, sua principal meta é encontrar um caminho de volta para casa, mas para isso eles precisam dar ajuda a várias pessoas e enfrentar criaturas estranhas, enquanto formam um elo único e inabalável. A série acabou antes de ter seu final planejado, e isso levou a várias teorias da conspiração e lendas urbanas sobre o que aconteceria nesse encerramento.

Diana em Caverna do Dragão.

Qual foi o último episódio exibido de Caverna do Dragão?

O último episódio exibido de Caverna do Dragão se chama “The Winds of Darkness” – ou, no Brasil, “A Névoa da Escuridão”. Ele é o sexto capítulo da terceira temporada e o vigésimo sétimo episódio da série, no geral. O capítulo foi exibido no dia 7 de dezembro de 1985.

Na história, vemos os heróis enfrentando um vilão sinistro chamado Darkling (uma das muitas criaturas que existem no mundo de Dungeons & Dragons). Esse ser é capaz de produzir uma névoa sinistra que suga a energia vital das suas vítimas. E para a surpresa de todos, Hank – o líder da equipe – é capturado pela neblina.

Assim, os heróis precisam encontrar uma forma de derrotar o Darkling e salvar o herói – e quem assume a dianteira do grupo é Eric, que precisa mostrar sua evolução e seu altruísmo. E para ajudá-los em sua missão, eles precisam convencer uma idosa chamada Martha – antiga pupila do Mestre dos Magos.

Os protagonistas da animação.

Os personagens de Caverna do Dragão estão mortos?

Essa é uma das principais lendas urbanas criadas em torno de Caverna do Dragão, levando a inúmeras teorias, debates e discussões em fóruns. Para piorar, supostas cartas de envolvidos na produção ajudavam a “confirmar” a história, mas no fim, tudo não passa de uma teoria dos fãs.

Quem desmentiu essa teoria foi Michael Reaves, um dos principais roteiristas da animação que inclusive tinha escrito o roteiro do último episódio, que nunca foi ao ar. Na verdade, descobrimos que todos os jovens de fato estão em um universo alternativo habitado por monstros e criaturas.

Mais do que isso, o episódio final terminaria em aberto e daria a eles a chance de voltar ou não para casa. Se eles retornassem, voltariam às suas vidas normais, mas caso ficassem naquele mundo, teriam a oportunidade de lutar contra outras ameaças e conhecer novas criaturas e lugares míticos.

Arte da série animada.

Qual o final de Caverna do Dragão e por que ele foi descartado?

Caverna do Dragão teria um último episódio chamado “Requiem” (ou “Réquiem”, em português brasileiro), que seria o vigésimo oitavo capítulo da série. Na história, o Vingador e o Mestre dos Magos se encontram e o vilão propõe um desafio: ele vai tentar seduzir os heróis em seu caminho enquanto o Mestre dos Magos recusa ajudá-los. Caso os heróis resistam e mantenham-se fiéis ao Mestre, o próprio Vingador os levaria de volta para casa.

Eventualmente, eles são enviados em uma perigosa missão e se arriscam com vários perigos, mas o Mestre dos Magos aparece e os ignora, sabendo que eles seriam leais a ele. Depois, o Vingador surge e diz que os levará para casa, acusando o Mestre dos Magos de ser o grande vilão e responsável para que eles continuassem naquele reino. Isso divide a equipe.

De um lado, PrestoEric Sheila decidem acreditar no Vingador, enquanto HankDianaBobby (e Uni) ficam do lado do Mestre dos Magos, mesmo sem entender seus propósitos. No fim, os dois grupos se juntam novamente, há uma grande batalha final e é revelada sua grande missão na terra de Dungeons & Dragons: eles deviam auxiliar o Vingador a se redimir.

Com isso, uma teoria dos fãs se confirmava: o Vingador é filho do Mestre dos Magos, que foi corrompido por seguir outro mestre maligno. No fim, a história encerra com o final aberto que já mencionamos e todos os heróis recebem a oportunidade de voltarem ao mundo real ou continuarem nesse reino fantástico.

Por que Caverna do Dragão foi cancelada?

Houve muitos rumores e teorias a respeito do que teria motivado o cancelamento de Caverna do Dragão. Nesse período, havia muitas discussões sobre o teor sombrio e violento da animação – ao mesmo tempo em que Dungeons & Dragons, o jogo de RPG, era o centro do pânico satânico nos Estados Unidos, com notícias sensacionalistas e conservadoras atrelando o jogo ao Diabo e à conversão de crianças em satanistas.

Porém, de acordo com o roteirista Michael Reaves em seu site oficial, os motivos foram outros. Aparentemente, surgiram “problemas com a TSR, a empresa detentora de ‘Dungeons & Dragons’, acabaram matando os planos para outra temporada“.

E quem também falou sobre o assunto foi Mark Evanier, um dos criadores da série e roteirista de vários episódios. Em seu blog, ele disse:

“Do que eu sei, os protestos foram mínimos e não tiveram impacto. A série só começou a perder audiência, como costuma acontecer com outras séries”.

O Vingador em Caverna do Dragão.

O final “não-oficial” de Caverna de Dragão

Com toda a comoção a respeito do final (e as várias lendas urbanas criadas em torno disso), o roteirista Michael Reaves acabou divulgando, em seu site, o roteiro do último episódio da série em 2010, esclarecendo as dúvidas e questões dos fãs. De lá para cá, o projeto foi adaptado algumas vezes – e há uma forte participação brasileira nessas versões.

Em 2011, o roteirista e desenhista Reinaldo Rocha criou uma versão ilustrada do roteiro, em forma de quadrinhos. Se você tem interesse em ler essa adaptação, pode encontrá-la aqui.

Em 2020, os fãs Ryan Nead Marshall Hubbard decidiram criar uma versão animada do final, usando várias cenas das animações originais e incorporando várias vozes, efeitos e até mesmo alguns novos elementos animados para contar essa história. O vídeo fez bastante sucesso e, em 2021, eles lançaram uma versão dublada em português brasileiro, em honra aos fãs brasileiros.

O “episódio não-oficial” segue todas as batidas do roteiro de Michael Reaves e adiciona apenas uma coisa nova: em vez de um final aberto, os personagens de fato fazem suas escolhas se querem voltar para casa ou não. Todos optam por retornar ao mundo real, menos Presto – que decide ficar e se tornar um mago ainda mais poderoso, tornando-se aprendiz do Vingador.

Você pode conferir o vídeo dublado abaixo:

Mas e você, sabia todos esses detalhes sobre Caverna do Dragão? Comente aqui!

Abaixo, confira também: